9.º Congresso da JCP no próximo fim-de-semana

A organização revolucionária da juventude portuguesa

Sob o lema «Com a luta da juventude, construir o futuro!», realiza-se no próximo fim-de-semana, no Pavilhão do Casal do Vistoso, em Lisboa, o 9.º Congresso da JCP, que contará com a presença de centenas de delegados vindos de todo o País, assim como de dezenas de organizações internacionais convidadas, vindas de todo o mundo. No sábado, às 21.30 horas, terá lugar um grande desfile, da Assembleia da República até ao Largo do Camões, local onde vai acontecer um concerto dos Peste & Sida e dos Eina (ex-Inadaptats). O Congresso dos jovens comunistas vai contar com a presença de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, que intervirá na sessão de encerramento, no dia 23 de Maio, que decorrerá até às 17.30 horas.

Reforço da organização nas escolas e nos locais de trabalho

Nos dias 15 e 16 de Maio a Direcção Nacional (DN) da JCP fez um balanço extremamente positivo da fase preparatória deste que é o órgão máximo dos jovens comunistas. Iniciada em Outubro, esta fase foi marcada por um amplo envolvimento da juventude portuguesa, em diversas iniciativas, tendo-se verificado um importante reforço da organização nas escolas e nos locais de trabalho.

As iniciativas realizadas, que no âmbito da discussão ampla e colectiva do projecto de resolução política, quer no plano de afirmação do Congresso, caracterizaram-se pela massiva participação da juventude, diversidade e combatividade, tendo tido lugar inúmeros debates sobre diversos temas, concertos, uma grande campanha de pintura de murais por todo o País, assim como a dinamização de três concursos (literário, música e artes visuais) que ainda decorrem e cujos regulamentos podem ser consultados em www.jcp-pt.org. Foi ainda organizada mais uma edição do Torneio AGIT, envolvendo largas centenas de atletas, cuja final nacional terá lugar em Arraiolos a 5 e 6 de Junho.

«Esta fase preparatório decorreu num contexto em que os ataques do Governo PS sobre os direitos da juventude portuguesa e o povo português se intensificaram, tendo-se ampliado também a sua resposta, feita de resistência e de luta», sublinha, em nota de imprensa, a DN da JCP, dando como exemplo os protestos dos estudantes do ensino secundário e superior «contra o caminho de privatização e elitização da educação» e dos jovens trabalhadores «na luta pelo direito ao emprego com direitos, contra a precariedade».


Seminário Internacional da FMJD

«Com a luta da juventude, nem bases, nem blocos político-militares»


No quadro do Congresso, sob o lema «Com a luta da juventude, nem bases, nem blocos político-militares», vai ainda decorrer, no Convento dos Capuchos, dia 21 de Maio, pelas 14.30 horas, um Seminário Internacional da Federação Mundial da Juventude Democrática (organização presidida pela JCP) contra a NATO e a militarização do mundo.

Para além de jovens de todo o mundo, delegados internacionais ao órgão máximo da JCP, esta iniciativa conta com a presença de Rita Rato, deputada do PCP na Assembleia da República, João Ferreira, eurodeputado do PCP no Parlamento Europeu e Jesus Mora, Secretário-geral da FMJD.


Informações úteis


Local

Pavilhão do Complexo Municipal Casa Vistoso - Rua João Silva, Areeiro, Lisboa.


Como chegar

Metro: Linha verde; Estação Areeiro.

Autocarros: Carris número: 10, 17, 20, 22, 35, 40, 67, 103

Comboio: Estação Roma/Areeiro



Mais artigos de: Juventude

Bolseiros em luta

O Núcleo de Coimbra da Associação dos Bolseiros de Investigação Cientifica realizou anteontem, junto à estátua D. Dinis, no Pólo I da Universidade de Coimbra uma concentração de bolseiros. Uma acção que teve como objectivo protestar...