Relatório do PCP aprovado

Medidas para a igualdade

A Comissão dos Direitos das Mulheres e Igualdade de Género aprovou , dia 4, o projecto de relatório elaborado pela deputada do PCP ao Parlamento Europeu, Ilda Figueiredo, «sobre a avaliação dos resultados do Roteiro para a igualdade entre mulheres e homens 2006-2010 e recomendações para o futuro».

O texto, que será votado em sessão plenária do PE, no próximo mês de Junho, lamenta que se mantenham graves situações de pobreza e de trabalho precário e que persista o fosso salarial entre mulheres e homens, alertando para as consequências da crise económica e social na vida das mulheres e para as desigualdades e discriminações.

No conjunto de medidas concretas definidas no relatório para a nova Estratégia da Igualdade, destaca-se a exigência de um maior acesso das mulheres a serviços públicos de qualidade, a criação de infra-estruturas e equipamentos de acolhimento de crianças a preços acessíveis, e a revisão das políticas macroeconómicas, monetárias, sociais e laborais dando prioridade à luta contra a pobreza.

O documento assinala ainda a necessidade da fiscalização nos locais de trabalho, por forma a garantir melhores condições para as mulheres e o cumprimento dos direitos à maternidade e paternidade.



Mais artigos de: Europa

Maré vermelha

Os comunistas gregos realizaram no sábado, 15, em Atenas, uma das maiores manifestações de que há memória no país nos últimos anos. Mais de 100 mil pessoas exprimiram a sua determinação de resistir à ofensiva do capital.

A asfixia do capital

Drásticos cortes salariais, redução dos benefícios sociais e subida indiscriminada dos impostos acentuam o descontentamento das massas e agravam o estado de catástrofe das economias europeias.

 

Anticomunismo

Esta crise do capitalismo tem vindo a gerar desenvolvimentos rápidos, acentuando a exploração dos trabalhadores e dos povos, nomeadamente na União Europeia (UE), evidenciando os limites históricos do sistema e a sua incapacidade de gerar soluções de maior justiça...