MDM reclama intervenção da UE

Solidariedade com o Sahara

O Mo­vi­mento De­mo­crá­tico de Mu­lheres aprovou no seu 8.º Con­gresso, que se re­a­lizou nos dias 15 e 16 de Maio em Lisboa, uma moção onde se re­clama da União Eu­ro­peia uma «po­sição justa e im­par­cial» no que res­peita à questão do Sahara Oci­dental.

No do­cu­mento, o MDM rei­tera o apoio à co­ragem da luta das mu­lheres e do povo saha­raui e de­nuncia a «ina­cei­tável e in­justa» si­tu­ação das vi­o­la­ções dos di­reitos hu­manos nos ter­ri­tó­rios ocu­pados. Nesse sen­tido, exige-se o «ime­diato» cum­pri­mento de todas as re­so­lu­ções das Na­ções Uni­dades que re­co­nhecem o Sahara Oci­dental o seu di­reito à au­to­de­ter­mi­nação e à in­de­pen­dência e que con­ti­nu­a­mente está sendo «boi­co­tado» por Mar­rocos.

O MDM insta ainda a co­mu­ni­dade in­ter­na­ci­onal a «re­co­nhecer» a Re­pú­blica Árabe Saha­raui De­mo­crá­tica (RASD), como es­tado afri­cano so­be­rano e in­de­pen­dente, tal como o fi­zeram mais de 80 países no mundo. Por úl­timo, a moção re­clama da União Eu­ro­peia o fim ao tra­ta­mento pre­fe­ren­cial que o Reino de Mar­rocos tem vindo a gozar em termos eco­nó­micos e po­lí­ticos, e ao termo da vi­o­lência per­pe­tuada nos ter­ri­tó­rios ocu­pados, assim como a es­po­li­ação dos re­cursos na­tu­rais do Sahara Oci­dental.

Du­rante os dois dias, sob o lema «Em Mo­vi­mento - So­nhar e Viver Me­lhor - Mu­lheres pela Igual­dade», o Con­gresso do MDM de­sen­volveu-se em dois tempos, sendo o pri­meiro dia de­di­cado à dis­cussão e in­ter­venção das con­gres­sistas, bem como à eleição dos ór­gãos de di­recção na­ci­onal para os pró­ximos quatro anos. O úl­timo dia con­tem­plou as ques­tões in­ter­na­ci­o­nais, tendo-se re­for­çado o in­ter­câmbio de ex­pe­ri­ên­cias com or­ga­ni­za­ções que nos seus países lutam pela eman­ci­pação das mu­lheres, pela me­lhoria das suas con­di­ções de vida e pela paz.



Mais artigos de: Nacional

Escandaloso!

O Par­tido Eco­lo­gista «Os Verdes» (PEV) con­si­dera «ina­cei­tável» e «es­can­da­losa» a mai­oria das me­didas anun­ci­adas pelo Go­verno, no quadro do «Plano de Aus­te­ri­dade», no­me­a­da­mente o au­mento do IRS e do IVA, que irão afectar todos aqueles que au­ferem ren­di­mentos mais baixos e os que se en­con­tram no de­sem­prego.

Vendas Novas nega acordo

A Câ­mara Mu­ni­cipal de Vendas Novas nega ter che­gado a acordo com a REFER e a CP sobre o en­cer­ra­mento da cir­cu­lação na Linha do Alen­tejo e os trans­portes al­ter­na­tivos dis­po­ni­bi­li­zados.

MDM reclama intervenção da UE

O Movimento Democrático de Mulheres aprovou no seu 8.º Congresso, que se realizou nos dias 15 e 16 de Maio em Lisboa, uma moção onde se reclama da União Europeia uma «posição justa e imparcial» no que respeita à questão do Sahara Ocidental. No...

«Cordão Humano pela Saúde»

O «Movimento+Saúde» e as comissões de utentes da saúde do concelho de Odivelas vão promover no sábado, dia 22 de Maio, a partir das 16.30 horas um «Cordão Humano pela Saúde». A iniciativa terá início no Largo D. Dinis, em Odivelas, e...