Repressão e recuperação capitalista nas Honduras

Assassinado outro membro da Resistência

A oli­gar­quia gol­pista hon­du­renha pros­segue a re­cu­pe­ração ca­pi­ta­lista no país e a re­pressão do mo­vi­mento po­pular que se lhe opõem. Gil­berto Ochoa é a úl­tima ví­tima.

«Gil­berto Ochoa tinha par­ti­ci­pado na ma­ni­fes­tação dos pro­fes­sores»

O membro da Frente Na­ci­onal de Re­sis­tência contra o golpe de Es­tado nas Hon­duras foi exe­cu­tado à porta de sua casa, na ca­pital, Te­gu­ci­galpa, en­quanto con­ver­sava com um amigo, José An­drés Oviedo, de 26 anos, que também morreu na sequência do ataque.

Gil­berto Ale­xander Núñez Ochoa, 27 anos, era ac­ti­vista da Frente e cum­pria ta­refas na co­missão de se­gu­rança e dis­ci­plina da or­ga­ni­zação, cuja função é evitar a in­fil­tração de pro­vo­ca­dores no mo­vi­mento ou nas ini­ci­a­tivas de massas re­a­li­zadas pela Re­sis­tência.

O ob­jec­tivo da ta­refa de Gil­berto Ochoa era im­pedir que in­di­ví­duos ou grupos afectos aos gol­pistas trans­for­massem os pro­testos pa­cí­ficos em ac­ções vi­o­lentas, as quais são co­ber­tura para re­ac­ções de ex­trema vi­o­lência por parte das au­to­ri­dades po­li­ciais e mi­li­tares, se­dentas de aplicar a re­pressão or­de­nada pela oli­gar­quia go­ver­nante.

O mi­li­tante da Frente havia pres­tado tes­te­munho junto da Co­mité de Fa­mi­li­ares de De­tidos e De­sa­pa­re­cidos das Hon­duras por ser ví­tima de per­se­guição e ame­aças por parte de agentes de in­ves­ti­gação do Es­tado.

Acresce que Gil­berto Ochoa e José Oviedo foram as­sas­si­nados de­pois de terem par­ti­ci­pado numa ma­ni­fes­tação de pro­fes­sores.


Do­centes em luta


O pro­testo dos pro­fes­sores, re­a­li­zado quinta-feira da se­mana pas­sada em vá­rias ci­dades do país, teve como fim de­mons­trar a re­jeição mas­siva dos do­centes ao an­te­pro­jecto de Lei Geral de Edu­cação, a qual, acu­saram, é um ins­tru­mento para a pri­va­ti­zação dos sis­temas de en­sino pri­mário e se­cun­dário.

Com o di­ploma, o Es­tado deixa de ser o ga­rante da edu­cação pú­blica, re­voga o Es­ta­tuto da Car­reira Do­cente e outra le­gis­lação que as­se­gura os di­reitos de quem tra­balha no sector, in­clu­sive cons­ti­tu­ci­o­nais.

As or­ga­ni­za­ções re­pre­sen­ta­tivas dos pro­fes­sores exi­giram, igual­mente, a re­con­dução de 17 di­rec­tores de edu­cação de­par­ta­men­tais e mu­ni­ci­pais afas­tados pela oli­gar­quia que tomou o poder de­pois do golpe de Es­tado de 28 de Junho, e fi­zeram sua a rei­vin­di­cação do Sin­di­cato dos Tra­ba­lha­dores da Uni­ver­si­dade Na­ci­onal Au­tó­noma, que exige a rein­te­gração de mais de uma cen­tena de fun­ci­o­ná­rios des­pe­didos.

A Frente de Re­sis­tência ar­gu­menta que a ins­ta­lação de uma nova As­sem­bleia Cons­ti­tuinte é a única saída para a crise po­lí­tica e so­cial no país, e a res­posta ne­ces­sária à re­cu­pe­ração ca­pi­ta­lista em curso pela mão dos gol­pistas. Nesse sen­tido, está em curso uma cam­panha de re­colha de mi­lhares de as­si­na­turas.

À hora do fecho da nossa re­dacção, os pro­fes­sores hon­du­re­nhos in­te­gravam outra jor­nada de luta con­vo­cada para de­fender o Es­ta­tuto da Car­reira Do­cente ainda em vigor.



Mais artigos de: Internacional

Povo protesta contra ocupantes

A po­pu­lação do dis­trito de Surkh Rod, na pro­víncia de Nan­garhar, no Nor­deste do Afe­ga­nistão, re­a­lizou di­versos pro­testos, desde quinta-feira da se­mana pas­sada, contra a NATO e a ocu­pação do país.

 

Solidários com a América Latina

Mais de meia centena de militantes comunistas participou, domingo, 16, numa manifestação de solidariedade para com a luta dos povos latino-americanos. O deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Ferreira, esteve entre os 54 activistas portugueses que integraram a iniciativa. No protesto, a...

Em luta pela actualização dos salários

Mais de 90 por cento dos cerca de 55 mil trabalhadores da Transnet, empresa pública que opera nos caminhos-de-ferro e portos da África do Sul, estão em greve há duas semanas reivindicando actualizações salariais superiores às propostas pela administração....

Contrato de gás gera polémica

O governo timorense equaciona interpor um processo contra a distribuidora de gás Linde Group. A nova polémica em torno dos recursos naturais que Timor Leste partilha com a vizinha Austrália foi desencadeada depois da empresa alemã ter aberto uma refinadora de hélio na cidade de...

Miséria disparou na Colômbia

Mais de 20 milhões de colombianos vivem na pobreza (46 por cento da população) e pelo menos 8 milhões são considerados indigentes (17,8 por cento da população). A poucos dias das eleições presidenciais no país, este é o legado do presidente...