Passos decisivos

Mais de quarenta comunistas de Santa Maria da Feira estiveram reunidos, no dia 8, na 7.ª assembleia daquela organização concelhia. Na assembleia, o PCP analisou a situação social do concelho e concluiu da necessidade de reforçar a sua estrutura e a ligação aos trabalhadores e às populações. 

O desemprego é um dos principais problemas de Santa Maria da Feira , que conta com 9 400 desempregados registados, o que representa um aumento de mais de 22 por cento em relação a Março do ano passado. Com o encerramento fraudulento da Rohde, lembram os comunistas, o desemprego aumentará para, pelo menos, 12 mil. Entretanto, o PCP voltou a acusar o Governo de ter sido conivente com este encerramento e o o sindicato por não ter pugnado pela manutenção dos postos de trabalho.

Também o agravamento dos problemas ambientais do concelho não passou despercebido aos comunistas, que debateram igualmente as consequências negativas da já anunciada introdução de portagens nas SCUT e, claro, das medidas previstas no PEC, nomeadamente os cortes no subsídio de desemprego e no rendimento social de inserção e o aumento dos impostos.

Os comunistas feirenses valorizaram a luta travada pelos trabalhadores e população do concelho – no buzinão contra as portagens, na participação massiva no 25 de Abril e no 1.º de Maio, na luta dos corticeiros... Na ocasião, deixou-se o apelo à participação na manifestação nacional de dia 29, em Lisboa.

A Comissão Concelhia eleita conta com 23 elementos, dos quais 11 a integram pela primeira vez. Isto resulta dos importantes e decisivos passos dados pela organização nos últimos anos, dando cumprimento às orientações gerais do Partido quanto ao reforço da sua organização e intervenção. Também a JCP se reforçou e intensificou a sua ligação à juventude feirense. Carlos Gonçalves, da Comissão Política, encerrou a assembleia.



Mais artigos de: PCP

Não ao roubo nos salários!

O PCP promove hoje, ao longo de todo o dia, uma acção nacional contra as novas medidas anunciadas pelo PS e pelo PSD contra os salários dos trabalhadores, que culmina num comício em Lisboa.

Moção de censura discutida amanhã

A moção de censura apresentada pelo PCP estará amanhã em discussão parlamentar. Assumida na reunião do Comité Central de segunda-feira, a iniciativa foi entregue ao Presidente da Assembleia da República no dia seguinte e, no cumprimento dos prazos regimentais,...

Nacionalizações evocadas em Setúbal

«O processo de nacionalizações de 1975, cujo aniversário comemoramos, constituiu uma inapagável realização de Abril, da classe operária, dos trabalhadores e do povo português», afirmou, anteontem, em Setúbal, Jerónimo de Sousa, numa...

Dinamizar e organizar a luta

O reforço do Partido, o desenvolvimento da luta e a afirmação das propostas dos comunistas para o distrito foram as três questões em foco na 8.ª Assembleia da Organização Regional de Viana do Castelo do PCP, que se realizou no sábado.

Crescer mais em Cinfães

Em Cinfães, no distrito de Viseu, realizou-se no fim-de-semana a segunda assembleia daquela organização concelhia do Partido. Também naquele concelho do interior o Partido cresceu e se reforçou desde a realização da sua primeira assembleia, em 2006: das 40 reuniões...

Futuro para as calendas

Os comunistas da Península de Setúbal discordam da decisão do Governo, apoiado pelo PSD e pelo CDS-PP, de adiar as grandes obras públicas, nomeadamente a ponte Barreiro-Chelas, a alta velocidade ferroviária e o novo aeroporto.

Obrigado, Catarina

Mais de cinco dezenas de camaradas e amigos reuniram-se em Vale de Vargo, terra natal de Catarina Rafael, recentemente falecida, dirigindo-se, na manhã de sol de domingo, ao cemitério onde ficaram depositadas as cinzas da camarada, na campa do seu companheiro, Joaquim Rafael, cuja vida partilhou até...

Três postais seleccionados

Conforme assumido no regulamento, o Avante! publica hoje (edição em papel) os três postais seleccionados no âmbito do concurso de postais de promoção da Festa do Avante! deste ano, que se realiza nos dias 3, 4 e 5 de Setembro. De entre os muitos trabalhos que chegaram, foram...