Editorial
Opinião
Actual

Tanta coragem, tanta!

«Deixe-me levar o meu pensamento até ao fim», ordenou, cerca de duas dezenas de vezes o, digamos assim, entrevistado...
Actual

Vidas distintas

Reagindo à moção de censura a porta voz do PS classificou-a como uma mera «prova de vida». Se com a...
A talhe de foice

Cambalacho

O exercício penoso de assistir à triste figura de Sócrates a falar «portunhol» para um grupo de...
PCP

Contra a exploração capitalista Contra o roubo do salário

Não foi há muito tempo que foram justificados sacrifícios então pedidos aos portugueses com a necessidade de, entre outras razões, reduzir o défice público, tornar a nossa economia mais competitiva e mais à frente melhorar as condições de vida dos portugueses. Ao mesmo tempo, foram colocados à disposição dos banqueiros, vinte mil milhões de euros.

Crónica Internacional

Mitologia europeia

Nos últimos dois anos, muitos mitos caíram por terra. Ficou claro que, tal como em 1929, o capitalismo a funcionar de acordo...
Em Foco

De portas abertas para a vida

Sonho tornado realidade com a Revolução de Abril, os Centros de Trabalho do Partido são elementos fundamentais para a actividade do Partido, pelas condições que garantem às organizações e pelo contacto que permitem com as massas. Os comunistas do Barreiro e da Arrentela, no concelho do Seixal, dedicam grande parte das suas energias na remodelação dos seus centros de trabalho, integrando este esforço no objectivo mais geral de reforço do Partido.

 

PCP

Não ao roubo nos salários!

O PCP promove hoje, ao longo de todo o dia, uma acção nacional contra as novas medidas anunciadas pelo PS e pelo PSD contra os salários dos trabalhadores, que culmina num comício em Lisboa.

Dinamizar e organizar a luta

O reforço do Partido, o desenvolvimento da luta e a afirmação das propostas dos comunistas para o distrito foram as três questões em foco na 8.ª Assembleia da Organização Regional de Viana do Castelo do PCP, que se realizou no sábado.

Passos decisivos

Mais de quarenta comunistas de Santa Maria da Feira estiveram reunidos, no dia 8, na 7.ª assembleia daquela organização...

Crescer mais em Cinfães

Em Cinfães, no distrito de Viseu, realizou-se no fim-de-semana a segunda assembleia daquela organização concelhia do...

Futuro para as calendas

Os comunistas da Península de Setúbal discordam da decisão do Governo, apoiado pelo PSD e pelo CDS-PP, de adiar as grandes obras públicas, nomeadamente a ponte Barreiro-Chelas, a alta velocidade ferroviária e o novo aeroporto.

Obrigado, Catarina

Mais de cinco dezenas de camaradas e amigos reuniram-se em Vale de Vargo, terra natal de Catarina Rafael, recentemente falecida, dirigindo-se,...

Três postais seleccionados

Conforme assumido no regulamento, o Avante! publica hoje (edição em papel) os três postais seleccionados no âmbito...
Trabalhadores

Unir todos os protestos

Do plenário nacional da CGTP-IN saiu, sábado, um forte apelo à participação na grande manifestação nacional de dia 29, contra as medidas acordadas entre o PS e o PSD.

 

É justo lutar

Os trabalhadores da Portugal Telecom, da Imprensa Nacional Casa da Moeda, da ADP Fertilizantes e dos consulados e missões diplomáticas preparam respostas de luta mais expressivas.

Resistir e persistir na Petrogal

Os sindicatos da Fiequimetal/CGTP-IN (Sinorquifa e Sinquifa) e o Sicop decidiram, na segunda-feira, suspender a greve de quatro dias que,...

Greve na BA Vidro

Uma greve em todos os turnos, contra o congelamento de salários, entre os dias 16 e 18, foi cumprida em três das cinco...
Juventude

A organização revolucionária da juventude portuguesa

Sob o lema «Com a luta da juventude, construir o futuro!», realiza-se no próximo fim-de-semana, no Pavilhão do Casal do Vistoso, em Lisboa, o 9.º Congresso da JCP, que contará com a presença de centenas de delegados vindos de todo o País, assim como de dezenas de organizações internacionais convidadas, vindas de todo o mundo. No sábado, às 21.30 horas, terá lugar um grande desfile, da Assembleia da República até ao Largo do Camões, local onde vai acontecer um concerto dos Peste & Sida e dos Eina (ex-Inadaptats). O Congresso dos jovens comunistas vai contar com a presença de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, que intervirá na sessão de encerramento, no dia 23 de Maio, que decorrerá até às 17.30 horas.

Bolseiros em luta

O Núcleo de Coimbra da Associação dos Bolseiros de Investigação Cientifica realizou anteontem, junto...
Assembleia da República

Quem causou a crise que a pague

O PCP repudia as medidas que o Governo quer impor ao País – «um programa de capitulação que visa dar novos golpes nos direitos e condições de vida» do povo, acusa – e afirma que «quem tem de pagar o preço da crise são os que a causaram».

Medidas de reforço chumbadas

Os votos negativos do PS e PSD (CDS absteve-se) inviabilizaram na passada semana os projectos de lei do PCP de reforço da maternidade e paternidade.

Tímidas e simbólicas

O Parlamento aprovou, dia 7, por maioria (PSD e CDS/PP abstiveram‑se, votando favoravelmente todas as outras bancadas) as propostas do Governo...

Reconstrução da Madeira

O Parlamento aprovou na passada semana, na generalidade, com a abstenção do PCP, PEV e BE, a proposta de lei do Governo...

PCP quer ouvir nova equipa

O PCP quer ouvir na comissão parlamentar de Saúde o já indigitado novo presidente do Infarmed, Jorge Torgal. A proposta...

Por apoios na doença

A necessidade de dar maior visibilidade à epilepsia,  alargando a informação sobre esta doença...
Nacional

Escandaloso!

O Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) considera «inaceitável» e «escandalosa» a maioria das medidas anunciadas pelo Governo, no quadro do «Plano de Austeridade», nomeadamente o aumento do IRS e do IVA, que irão afectar todos aqueles que auferem rendimentos mais baixos e os que se encontram no desemprego.

Vendas Novas nega acordo

A Câmara Municipal de Vendas Novas nega ter chegado a acordo com a REFER e a CP sobre o encerramento da circulação na Linha do Alentejo e os transportes alternativos disponibilizados.

MDM reclama intervenção da UE

O Movimento Democrático de Mulheres aprovou no seu 8.º Congresso, que se realizou nos dias 15 e 16 de Maio em Lisboa, uma...

Solidariedade com o Sahara

O Movimento Democrático de Mulheres aprovou no seu 8.º Congresso, que se realizou nos dias 15 e 16 de Maio em Lisboa, uma...
Europa

Maré vermelha

Os comunistas gregos realizaram no sábado, 15, em Atenas, uma das maiores manifestações de que há memória no país nos últimos anos. Mais de 100 mil pessoas exprimiram a sua determinação de resistir à ofensiva do capital.

Medidas para a igualdade

A Comissão dos Direitos das Mulheres e Igualdade de Género aprovou , dia 4, o projecto de relatório elaborado pela...

A asfixia do capital

Drásticos cortes salariais, redução dos benefícios sociais e subida indiscriminada dos impostos acentuam o descontentamento das massas e agravam o estado de catástrofe das economias europeias.

 

Anticomunismo

Esta crise do capitalismo tem vindo a gerar desenvolvimentos rápidos, acentuando a exploração dos trabalhadores e dos...
Internacional

Povo protesta contra ocupantes

A população do distrito de Surkh Rod, na província de Nangarhar, no Nordeste do Afeganistão, realizou diversos protestos, desde quinta-feira da semana passada, contra a NATO e a ocupação do país.

 

Assassinado outro membro da Resistência

A oligarquia golpista hondurenha prossegue a recuperação capitalista no país e a repressão do movimento popular que se lhe opõem. Gilberto Ochoa é a última vítima.

Solidários com a América Latina

Mais de meia centena de militantes comunistas participou, domingo, 16, numa manifestação de solidariedade para com a luta dos...

Contrato de gás gera polémica

O governo timorense equaciona interpor um processo contra a distribuidora de gás Linde Group. A nova polémica em torno dos...
Temas

A revisão constitucional

Vai para 10 anos que o PCP tornou claro que estava em curso um processo tendente à substituição, nos conceitos e na prática, da doutrina constitucional sobre defesa nacional e segurança interna (1). Desde essa altura para cá, não mais esse desiderato foi abandonado pelos sucessivos governos e outros órgãos e estruturas que directa ou indirectamente tratam destas matérias e, independentemente, da maior ou menor intensidade mediática.

Os investimentos públicos e a produção nacional

Como é do conhecimento geral, está prevista a realização ou a continuação de um conjunto de empreendimentos públicos e privados de grande porte, de que se destacam o comboio de alta velocidade – incluindo neste projecto e organicamente a Terceira Travessia do Tejo (TTT) –, o Novo Aeroporto de Lisboa (NAL), o Programa Nacional de Barragens de Elevado Potencial Hidroeléctrico (PNBEPH), bem como importantes expansões dos metropolitanos de Lisboa e do Porto, e obras nas vias convencionais de caminhos-de-ferro e aquisição de novo material de circulante pela CP.

Arsenal do Alfeite faz falta ao País

A privatização do Arsenal do Alfeite prejudica gravemente os trabalhadores e resulta na destruição de um importante segmento da indústria naval. Ameaçados com a «mobilidade especial», os trabalhadores foram forçados a aceitar um «acordo», sob ameaças e chantagens várias.

Para vencer todas as armas contam

A razão que, há quatro anos, motivou o trabalhador da Dyrup a recusar a indemnização que a empresa já lhe tinha depositado na conta e a contestar o despedimento foi reconhecida, no final de Março, pelo Supremo Tribunal de Justiça. Ontem Manuel Formas completou o primeiro mês de reintegração no seu posto de trabalho.

Com o coordenador do seu sindicato e camarada de Partido, Delfim Mendes, um dos que acompanharam mais de perto o caso, recorda e comenta aqui esta história que terminou em vitória.

Argumentos
Artes Plásticas

A arraia-miúda e a grande estética

Dezoito trabalhadores da Fundação de Serralves que exercem tarefas essenciais ao seu bom funcionamento, relacionadas com os...

Autor: KAP

Aconteceu

Taça vai para o Porto

O FC do Porto conquistou, domingo, a 15.ª Taça de Portugal, igualando desta forma o Sporting, após ter derrotado, por 2-1,...

Homenagem a Álvaro Brasileiro

Largas dezenas de pessoas participaram, domingo, em Alpiarça, numa cerimónia de homenagem a Álvaro Brasileiro, militante...

Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP

Hoje, 20   Comício em Lisboa Não ao roubo dos salários 21h00, na Voz do...

A semana em resumo

Frases

«Um Bloco Central formado “ad hoc” pelo PS e pelo PSD (este no meio de...