PCP
Basta de conversa! Aumentem os salários!
Artigo de acesso livre
Crónica Internacional
O balão que Israel encheu rebentou
Artigo de acesso livre
A talhe de foice
Se for preciso
Actual
Fazem o mal e a caramunha
Actual
Coro dos cínicos
Actual
Crimes sem aspas
Parar a escalada de guerra no Médio Oriente
Artigo de acesso livre
Os dramáticos acontecimentos que por estes dias ocorrem na Palestina e em Israel revelam a urgência de uma solução política que ponha fim à ocupação da Palestina e garanta efectivamente os direitos nacionais do povo palestiniano. Por todo o mundo a solidariedade faz-se ouvir.
Valor do voto na CDU comprova-se todos os dias na Madeira
Passadas as eleições regionais na Madeira, a CDU continua a estar presente, todos os dias, junto dos trabalhadores e da população, nos locais de trabalho, nas ruas e onde quer que haja um problema, uma aspiração ou uma luta. No dia 6, Paulo Raimundo esteve na Região, onde participou em quatro iniciativas.
Intensifica-se a mobilização dos trabalhadores para lutar
A CGTP-IN decidiu que «irá continuar e intensificar a mobilização dos trabalhadores para a luta» – a qual, «em última instância, é o mais eficaz instrumento para a conquista de melhores salários e direitos» – e «para enveredar por um novo modelo de desenvolvimento para o País», afirma-se na resolução aprovada anteontem pelo Conselho Nacional da confederação.
Contra mais empobrecimento na Administração Pública
Para o PCP aumento geral dos salários é mesmo emergência nacional
Artigo de acesso livre
O PCP defende o aumento geral dos salários em 15%, num mínimo de 150 euros, e a fixação do salário mínimo nacional em 910 euros em Janeiro e 1000 euros ao longo de 2024. Nesse sentido desenvolve a acção «Basta de conversa – mais salários e pensões».
Proposta de OE para 2024 não responde aos problemas do País
O terceiro Orçamento do Estado (OE) que o Governo de maioria absoluta do PS submete à Assembleia da República (AR) – tal como os anteriores – não resolve nenhum dos problemas fundamentais com que o País está confrontado.
PCP alerta para desmantelamento do SNS e favorecimento dos grupos privados
Segunda-feira, numa acção de contacto com os utentes do Centro de Saúde da Quinta da Lomba, Barreiro, o Secretário-Geral do PCP acusou o Governo de seguir um caminho de desmantelamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Serviço público de transportes é estratégico para o País
O PCP não perde uma oportunidade para afirmar a necessidade de aproveitar e construir infra-estruturas de transportes, melhorar os serviços e defender o carácter público destes, bem como os direitos de utentes e trabalhadores.
Mais 150 azulejos para cumprir Abril
Aumentar rendimentos e defender o SNS
Volkswagen arrasta lay-off porque lhe dá milhões
A administração da Volkswagen Autoeuropa deveria estar já a pagar as remunerações na íntegra, mas mantém até dia 23 um lay-off que é a forma mais penalizadora de redução do período de laboração.
Descontentamento sobe na indústria têxtil
Greve nacional dos professores foi grande resposta ao Governo
A luta «vai continuar, tão ou mais forte» do que no último ano lectivo, se na proposta de Orçamento do Estado não houver disponibilidade para iniciar a resolução de problemas das escolas e dos docentes.
Luta dos médicos intensifica-se
Governo ignora necessidade de valorizar trabalhadores da educação
O PS e o Governo continuam irredutíveis na recusa em aceitar as justas reivindicações dos professores. Isso mesmo voltou a ficar patente no chumbo de um diploma do PCP orientado para a valorização dos docentes e não docentes.
Por um subsídio de risco justo para os profissionais da PSP e da GNR
O PCP defende o aumento do suplemento por serviço e risco nas Forças e Serviços de Segurança. Um projecto de lei nesse sentido esteve em debate no Parlamento mas foi chumbado pelos votos contra do PS, com PSD e IL a absterem-se.
Mais recreio e tempo lúdico e menos telemóvel
Regularização dos edifícios de colectividades e associações
Luta em defesa da TAP
Museu Nacional da Resistência e Liberdade para ser inaugurado a 27 de Abril de 2024
Dia 5 de Outubro, no VII Encontro-convívio organizado anualmente pela União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) na Fortaleza de Peniche reafirmou-se a importância do Museu Nacional da Resistência e Liberdade (MNRL).
Todos não são de mais para construir e defender a paz
O CPPC desenvolve uma intensa e diversificada actividade em todo o País com o objectivo de alargar a consciencialização e mobilizar para a acção em defesa da paz, do desarmamento e da solidariedade. Houve concertos em Lisboa, Seixal e Loulé e no dia 28 realiza-se em Vila Nova de Gaia o III Encontro pela Paz.
MURPI apresenta exigências ao Governo com carácter de urgência
A Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos – MURPI reclama um aumento de 7,5 por cento para todas as pensões, num mínimo de 70 euros, a partir de Janeiro de 2024. A 27 de Outubro tem lugar uma jornada nacional de indignação.
Presidente da Câmara de Setúbal envia carta aberta ao MAI
André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal (CMS), endereçou uma carta aberta ao ministro da Administração Interna (MAI), na qual reitera a urgência de resolução da escassez de recursos humanos das forças de segurança no concelho.
Congresso da ANMP no Seixal
Vigília junto ao Hospital de Santarém
Verbas da UE desviadas para o militarismo e a guerra
A revisão do Quadro Financeiro Plurianual (QFP) da União Europeia «não só não responde aos problemas como insiste no prosseguimento das políticas que estão na sua origem», denunciam os deputados do PCP no Parlamento Europeu (PE).
PCP presente na Festa Realitat
Clarinho como água
EUA continua a saquear recursos e riquezas da Síria
Forças dos EUA estacionadas ilegalmente na Síria e as milícias sob a sua alçada continuam a pilhar petróleo deste país árabe, empobrecendo o povo e prolongando o seu sofrimento.
Venezuela não se curva perante o imperialismo
As autoridades venezuelanas acusam os EUA de procurarem utilizar a exploração petrolífera na região de Esequibo, disputada há mais de um século entre a Venezuela e a Guiana, para ameaçarem a paz e a soberania do país.