Congresso da ANMP no Seixal
O concelho do Seixal acolheu, no dia 30 de Setembro, o XXVI Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), subordinado ao tema «Poder Local, o mais próximo das populações».
Um dos temas em debate foi «Autonomia e descentralização», que ignorou por completo qualquer referência à importância da reposição de freguesias – um retrocesso em relação a posições anteriores. Neste ponto, alertou-se, por exemplo, para o subfinanciamento crónico das transferências do Estado para os municípios em áreas estruturantes como a Saúde, Educação e Acção Social.
«Um País mais coeso» e «Financiamento local», foram outros dos temas principais.No final foi aprovada uma resolução que reafirma a necessidade de concretização da regionalização do País, com a instituição das regiões administrativas.
Na reunião magna da ANMP estiveram presentes o Presidente da República e o primeiro ministro, bem comouma delegação do PCP, constituída por José Capucho, do Secretariado do Comité Central, e Eugénio Pisco, do Comité Central.
Obra da CDU
O Congresso decorreu no Pavilhão Desportivo Municipal Cidade de Amora, localizado no Parque Municipal do Serrado, um investimento de mais de dois milhões de euros. O equipamento, vocacionado para a prática de voleibol, tem uma área de 2500 metros quadrados, capacidade para 500 lugares sentados, quatro campos para treino em simultâneo e um principal, que irá permitir a realização de competições de nível nacional. Conta ainda com seis balneários, salas técnicas, de desporto e de fisioterapia, instalações sanitárias, área de bengaleiro e atendimento e ainda área para apoio a cafetaria.
Este espaço multiusos permite também receber outras actividades desportivas, culturais e recreativas.