Prémios na literatura

A escritora Lídia Jorge venceu, no dia 4, pela segunda vez, o Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues pelo seu romance Misericórdia. A decisão foi tomada por unanimidade do júri constituído pelos escritores e ensaístas José Manuel Mendes, Paula Mendes Coelho e Paulo Sucena.

A obra, publicada em Outubro do ano passado, retrata o último ano de vida de uma mulher e expõe a experiência dos últimos dias de vida no universo dos lares e residências.

Misericórdia conquistou já o Grande Prémio de Romance e Novela 2022 da Associação Portuguesa de Escritores) que está também nomeado para o Prémio Femina 2023, o único livro português nesse certame francês.

Instituído pela Federação nacional dos Professores (Fenprof), o Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues alterna com o Prémio de Poesia António Gedeão.

A par do livro de poesia Canina, da autoria de Andreia C. Faria, Misericórdia também venceu o prémio do PEN Clube, galardão que conta com o apoio da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

 



Mais artigos de: Aconteceu

Galardões no cinema internacional

Catarina Vasconcelos, realizadora portuguesa, foi premiada no Festival de Cinema Experimental de Bucareste com o filme Noturno para uma floresta. A informação foi anunciada, no dia 1, pela organização do certame romeno. De acordo com a lista de vencedores, a portuguesa recebeu o prémio de melhor realizadora na...

122 milhões de crianças do sexo feminino sem escola

A UNESCO anunciou, no dia 10, que apesar da escolarização das crianças do sexo feminino em todo o mundo ter registado um progresso substancial desde 2015, ainda existem 122 milhões que não têm acesso à educação básica, em particular na África subsaariana. De acordo com o relatório, lançado por ocasião do Dia...

Descobertas pegadas de dinossauro

As pegadas de dinossauro mais antigas da Península Ibérica foram descobertas em Alvaiázere, perto de Leiria. Com 195 milhões de anos, a descoberta permitiu identificar uma nova espécie de dinossauro, o Moyenisauropus lusitanicus. O achado foi anunciado num estudo científico publicado, no dia 29 de Setembro, na revista...

Prata em trampolim sincronizado

Os ginastas Lucas Santos e Gabriel Albuquerque conquistaram, no dia 8, a medalha de prata na Taça do Mundo de trampolins de Varna, Bulgária, na disciplina sincronizada. Alcançaram 49.600 pontos. A dupla lusitana ficou apenas atrás dos canadianos remi Aubin e Keegan Soehn que finalizaram a competição com 51.950 pontos.

Terceiro lugar no judo

A selecção portuguesa de judo conquistou o bronze na competição de equipas mistas dos Mundiais de juniores na competição que terminou, no dia 8, em Odivelas. Em primeiro lugar ficou a selecção japonesa e a França alcançou a prata.