É o SNS que garante o direito à saúde
Artigo de acesso livre
Crónica Internacional
G7: Cimeira de guerra
Artigo de acesso livre
A talhe de foice
Uma de tantas vidas
Transição digital e realidade
Artigo de acesso livre
A cidade de Artyom
Actual
Os de baixo e os de cima
A flagrante actualidade de Marx e do seu Salário, Preço e Lucro
Artigo de acesso livre
«A obra de Marx Salário, Preço e Lucro cumpre um duplo papel. Tanto valoriza a luta dos trabalhadores pelo aumento de salários quanto mostra as limitações dessa luta, colocando a necessidade da luta política mais geral pela superação do capitalismo», afirmou o Secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, numa sessão pública realizada anteontem, em Lisboa.
Homenagear Catarina Eufémia, prosseguir a sua luta
«Homenagear Catarina implica também ter os olhos postos no futuro, para continuar a luta por melhores condições de vida», afirmou o Secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, intervindo no domingo, 21, em Baleizão, no concelho de Beja.
Milhares na marcha nacional pelo efectivo direito à Saúde
No sábado, dia 20, milhares de pessoas, vindas de todos os distritos, manifestaram-se nas ruas de Lisboa, Porto e Coimbra. Protestaram contra a falta de investimento no Serviço Nacional de Saúde e exigiram medidas que garantam ao SNS as condições necessárias para cumprir a obrigação que a Constituição atribui ao Estado, concretizando o direito de todos os portugueses à Saúde.
«Em Luta. Mais força aos trabalhadores», sábado, 27 de Maio, na Cova da Piedade
«Em luta. Mais força aos trabalhadores» é o lema da iniciativa que o PCP realiza no próximo sábado, 27 de Maio, no pavilhão da SFUAP, centenária colectividade da Cova da Piedade, no concelho de Almada.
João Dias reafirma no Alentejo proposta para combater a seca
O deputado do PCP na Assembleia da República, João Dias, esteve com agricultores de quatro regiões alentejanas assoladas pela seca, situação, reiterou, que exige medidas eficazes e imediatas.
Respostas e soluções para o distrito de Lisboa
Os deputados do PCP no Parlamento Europeu deram seguimento às Jornadas de Trabalho que estão a levar a cabo por todo o País, tendo na semana passada percorrido o distrito de Lisboa.
A água deve servir em primeiro lugar as populações e a agricultura familiar
Uma questão de (in)dependência
Centro escolar gera preocupação
Cultura em foco em Paço de Arcos
Greve na Saúde reforçou exigências sobre carreiras
A muito forte adesão à greve de dia 19 comprovou a determinação dos trabalhadores na luta pela criação da carreira de técnico auxiliar de Saúde e pela valorização da carreira de assistente técnico.
Docentes com mais razão abrem nova frente de luta
A Relação deu razão aos sindicatos de professores, declarando ilegais os serviços mínimos impostos em Março, e o Governo aprovou um diploma que não resolve as assimetrias na carreira e gera discriminações.
Ataques laborais e salários de miséria nas grandes superfícies
A associação patronal das empresas da grande distribuição comercial pretende manter salários baixos e insistir no banco de horas para agravar a exploração dos trabalhadores em sede de negociação colectiva.
Horários do comércio
Greve nas IPSS dia 31
Negociação avançou no Metro
Atropelados direitos na Sulpasteis
Interesses imobiliários e da banca falam mais alto do que o direito à habitação
O problema da habitação é hoje uma preocupação central na vida de milhares de famílias, nomeadamente entre os jovens. A situação é grave e não se perspectiva que melhore com as medidas que o Governo submeteu ao Parlamento e a maioria absoluta que o suporta sufragou.
Mais justiça e reparação na sinistralidade laboral
Vão a discussão e votação, amanhã, no plenário da Assembleia da República, três projectos de lei do PCP com o objectivo de assegurar mais justiça e reparação para as vítimas de acidentes de trabalho e doenças profissionais.
Ataque à liberdade sindical e ao direito à greve no Metro de Lisboa
O PCP inquiriu o Governo sobre um processo disciplinar instaurado a dirigentes sindicais pela administração do Metropolitano de Lisboa, entendendo que se trata de um «ataque à liberdade sindical e ao direito à greve».
Comissão de inquérito à TAP
Aumento intercalar das pensões deve ser pago em Julho
O aumento de 3,57 por cento em todas as pensões até 5765 euros, a partir de Julho, não será pago de forma retroactiva a Janeiro. O MURPI exige o reembolso no subsídio de férias.
Caminhada e corrida pelo Hospital no Seixal
No dia 3 de Junho, a zona ribeirinha do Seixal recebe uma caminhada e uma corrida nocturna em defesa da construção do Hospital do Seixal, equipamentoque o Governo teima em não concretizar.
Cresce a mobilização pela paz
Beira interior manifestou-se pelo fim das portagens na A23 e A25
Reforçar a CDU para viver melhor na Madeira
Câmara de Grândola preocupada com densidade de ocupação
Contacto com os moradores dos bairros do Porto
Grécia a caminho de novas eleições
A Grécia deverá realizar novas eleições legislativas, a 25 de Junho, depois de a votação realizada no passado domingo não ter resultado numa maioria absoluta e de não ser apontado como provável um entendimento entre diferentes forças políticas.
Sérvia denuncia manobras da NATO no Kosovo
Cimeira UE-CELAC: antevisão
Delegação do PCP dirigida pelo Secretário-geral visitou a China
Artigo de acesso livre
Uma delegação do PCP, dirigida por Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP, visitou a República Popular da China, entre 15 e 19 de Maio, a convite do Partido Comunista da China (PCC).
Reunidos no Japão, líderes do G7 atacam China e Rússia
Na cimeira do G7 no Japão, os líderes do grupo de potências atacaram a China, aprovaram novas sanções contra a Rússia e decidiram incrementar o fornecimento de armas à Ucrânia. Não apresentaram qualquer agenda de paz nem propostas de solução para os problemas globais.
PCP nos 50 anos da Frente Polisário
A Frente Polisário levou a cabo as comemorações dos seus 50 anos nos campos de refugiados em Tindouf, na Argélia, nos dias 20 e 21 de Maio. O PCP fez-se representar por André Marques, da Juventude Comunista Portuguesa.