Respostas e soluções para o distrito de Lisboa

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu deram seguimento às Jornadas de Trabalho que estão a levar a cabo por todo o País, tendo na semana passada percorrido o distrito de Lisboa.

Os deputados do PCP no PE auscultaram os problemas dos 12 concelhos do distrito de Lisboa

Em dezenas de acções de contacto com os trabalhadores e as populações, João Pimenta Lopes e Sandra Pereira estiveram em 12 concelhos entre os dias 12 e 19 de Maio. Nas jornadas foram contactados trabalhadores de grandes empresas industriais, de empresas e serviços públicos, nomeadamente de autarquias, das águas, de serviços de saúde e da ferrovia, de empresas de serviços, da área da limpeza, da vigilância, de centros comerciais, de conteúdos de Internet, de televisão ou da banca.

O programa com os trabalhadores incluiu também a participação na manifestação contra a precariedade na ciência, convocada por sindicatos de professores, de trabalhadores da Função Pública e pela Associação de Bolseiros de Investigação Científica.

Também no contacto com as populações foram abordados os principais problemas que atingem o distrito: a falta de transportes, tendo sido exemplificada com uma viagem num comboio na linha de Sintra e com o contacto com utentes na de Cascais; as questões da educação, da habitação e da saúde, com a realização de várias tribunas públicas, visitas a bairros e a uma escola, ou o encerramento de serviços públicos, com o exemplo de uma repartição de Finanças. Um dos mais relevantes momentos foi a sessão com mais de uma centena de alunos numa escola de Vila Franca de Xira, promovida em articulação com professores e alunos.

Marcante no programa foi, também, o contacto com o comércio local, bem como com feirantes – em Odivelas, na Malveira e em Sobral de Monte Agraço. As áreas sociais foram também incluídas, com visitas a importantes associações, quer neste concelho, quer no bairro da Cova da Moura, na Amadora, culminando com um debate na cidade de Lisboa com trabalhadores imigrantes.

Com a realização das Jornadas de Trabalho no distrito de Lisboa os deputados do PCP no PE foram mais uma vez ao encontro da realidade nacional. Aprofundando o conhecimento e divulgando o trabalho feito na defesa dos interesses nacionais, nomeadamente em torno dos principais problemas que afectam o distrito, estas jornadas contribuíram para a construção do caminho que as populações e os trabalhadores exigem para a resolução dos seus problemas e para a obtenção de respostas às necessidades com que se confrontam na busca de uma vida melhor.

 

 



Mais artigos de: PCP

Uma questão de (in)dependência

Em qualquer conversa com responsáveis na comunicação social há uma linha vermelha relativamente à qual estes são, invariavelmente, intransigentes: a existência de um centro definidor do que é notícia e das linhas de força do tratamento dessa notícia: (Quase) todos dirão que têm liberdade plena no plano editorial, na...

Centro escolar gera preocupação

«O que se passa com as obras do Centro Escolar de Marrazes, nomeadamente os atrasos, as várias alterações ao projecto e a necessidade de sucessivos acréscimos de investimento, é fruto, primeiro, de falta de vontade política, depois, como noutros casos, da falta de rigor, do desmantelamento dos serviços técnicos...

Cultura em foco em Paço de Arcos

A Comissão de Freguesia de Paço de Arcos do PCP promoveu, dia 13, no Centro de Trabalho, um almoço convívio seguido de projecção do filme «O Ovo da Serpente», de Ingmar Bergman. A iniciativa foi seguida de debate e decorreu no âmbito de outras semelhantes, com periodicidade mensal, que a organização local tem vindo, e...