Síria regressou à Liga Árabe

A 32.ª cimeira da Liga Árabe, que decorreu no dia 19, em Jeddah, cidade saudita à beira do Mar Vermelho, ficou marcada pelo regresso da Síria à organização pan-árabe e pela reafirmação da centralidade da causa palestiniana.

A ocupação da Palestina e os repetidos ataques israelitas contra o povo palestiniano mereceram repúdio total dos participantes, que apelaram à comunidade internacional que assuma as suas responsabilidades e detenha os crimes de Telavive e que intensifique os esforços para alcançar uma solução integral e justa para a questão palestiniana.

A urgência de um cessar-fogo no Sudão e a reafirmação do apoio à estabilidade e aspirações do povo do Iémen foram outros assuntos tratados na Declaração de Jeddah.

Os dirigentes árabes instaram as partes no Líbano a entabular o diálogo para eleger um presidente que satisfaça as aspirações do povo libanês e adoptar as reformas necessárias para tirar o país da sua pior crise das últimas décadas.

A declaração exige o fim da ingerência estrangeira nos assuntos internos dos países árabes e rejeita completamente o apoio à formação de grupos armados e milícias fora das instituições estatais.

A Liga Árabe manifestou a esperança de que o retorno de Damasco à organização contribua para manter a estabilidade e conservar a integridade territorial da Síria. E espera que o país retome o seu papel natural no mundo árabe, ao mesmo tempo que salienta a importância de continuar e intensificar os esforços árabes para ajudar a Síria a superar as dificuldades.




Mais artigos de: Internacional

Reunidos no Japão, líderes do G7 atacam China e Rússia

Na cimeira do G7 no Japão, os líderes do grupo de potências atacaram a China, aprovaram novas sanções contra a Rússia e decidiram incrementar o fornecimento de armas à Ucrânia. Não apresentaram qualquer agenda de paz nem propostas de solução para os problemas globais.

PCP nos 50 anos da Frente Polisário

A Frente Polisário levou a cabo as comemorações dos seus 50 anos nos campos de refugiados em Tindouf, na Argélia, nos dias 20 e 21 de Maio. O PCP fez-se representar por André Marques, da Juventude Comunista Portuguesa.

Amizade e cooperação reforçadas na Ásia

O presidente da China, Xi Jinping, instou o Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turquemenistão e Uzbequistão a aprofundar a confiança estratégica mútua, a cooperação e a amizade para garantir o desenvolvimento e a segurança na Ásia Central. Durante os debates de uma cimeira entre os seis chefes de Estado, realizada...

OUA foi criada há 60 anos

Completam-se hoje, 25 de Maio, Dia da África, seis décadas sobre a criação da Organização da Unidade Africana (OUA). Nesse início dos anos sessenta do século XX, a maior parte dos países africanos tinha já alcançado a independência, mas as então colónias «portuguesas» (Angola, Moçambique, Guiné, Cabo Verde e São Tomé e...