Cresce a mobilização pela paz
«São cada vez mais, e soam mais alto, as vozes que se unem em torno da defesa de políticas de paz, soberania, solidariedade, cooperação e amizade entre todos os povos. É necessário ampliá-las e afirmar que temos de parar a guerra e dar uma oportunidade à paz!».
«Parar a confrontação e a guerra, seja na Palestina, no Sara Ocidental, na Síria, no Iémen, no Sudão ou na Ucrânia, com as trágicas consequências e os sérios perigos que comportam; travar a escalada belicista que se verifica na Europa, mas também noutras partes do mundo», afirma ainda o Conselho Português para a Paz e a Cooperação (CPPC).
Inicialmente, o CPPC convocou uma concentração e um desfile em defesa da paz para os dias 15 e 17 de Junho, respectivamente, no Porto, às 18h00, na Praceta da Palestina, e em Lisboa, dia 17, às 15h00, com início no Largo Camões. Todavia, a crescente mobilização e adesão à jornada, incluindo de várias organizações sociais e políticas, permitiu a convocação de um desfile semelhante para Coimbra, dia 16 de Junho, às 17h30, com início na Praça da Portagem, e uma sessão cultural em Faro, igualmente dia 16, às 21h30, no Jardim Catarina Eufémia.