PCP nos 50 anos da Frente Polisário

A Frente Po­li­sário levou a cabo as co­me­mo­ra­ções dos seus 50 anos nos campos de re­fu­gi­ados em Tin­douf, na Ar­gélia, nos dias 20 e 21 de Maio. O PCP fez-se re­pre­sentar por André Mar­ques, da Ju­ven­tude Co­mu­nista Por­tu­guesa.

PCP con­dena de­cisão do Go­verno por­tu­guês de apoiar «ini­ci­a­tiva mar­ro­quina de au­to­nomia» do Sara Oci­dental

As ce­le­bra­ções con­taram com enorme par­ti­ci­pação do povo sa­rauí e também com a pre­sença de de­zenas de de­le­ga­ções es­tran­geiras, re­pre­sen­tando par­tidos e or­ga­ni­za­ções pro­gres­sistas e anti-im­pe­ri­a­listas. In­cluíram um des­file mi­litar pre­sen­ciado por mais de 100 mil pes­soas, uma acção de so­li­da­ri­e­dade e uma con­fe­rência de im­prensa com a par­ti­ci­pação das de­le­ga­ções con­vi­dadas, assim como uma grande ma­ni­fes­tação po­pular.

Face às di­fí­ceis con­di­ções nos acam­pa­mentos sa­rauís, foram evi­dentes as de­mons­tra­ções de so­li­da­ri­e­dade in­ter­na­ci­o­na­lista, com muitos apoios a nível lo­gís­tico e hu­mano for­ne­cidos por países como a Ar­gélia, a África do Sul, Cuba ou Ve­ne­zuela.

Como ali bem ficou ex­presso, não é o si­lêncio ou a cum­pli­ci­dade ac­tiva da União Eu­ro­peia e dos Es­tados Unidos da Amé­rica com a ilegal ocu­pação mar­ro­quina dos ter­ri­tó­rios da Sara Oci­dental, não são os ata­ques cada vez mais cons­tantes das forças mi­li­tares mar­ro­quinas ou o ex­tenso muro que se­para as áreas li­ber­tadas dos ter­ri­tó­rios ile­gal­mente ocu­pados por Mar­rocos que abalam o povo sa­rauí.

Pe­rante a ocu­pação e a opressão mar­ro­quina, o povo sa­rauí re­siste e luta pelo res­peito e cum­pri­mento do seu ina­li­e­nável di­reito à auto-de­ter­mi­nação, con­sa­grado pela Carta da ONU e o di­reito in­ter­na­ci­onal, numa Iuta que é de todo o povo e que tem na Frente Po­li­sário a sua le­gi­tima re­pre­sen­tante e a força de van­guarda para a con­quista da sua li­ber­tação.

O PCP, em men­sagem en­viada à Frente Po­li­sário, re­a­firmou a sua so­li­da­ri­e­dade com a justa causa na­ci­onal do povo sa­rauí. De­fendeu que, de acordo com a re­so­lução 2654 do Con­selho de Se­gu­rança, se avance ra­pi­da­mente com a re­a­li­zação de um re­fe­rendo no Sara Oci­dental, sob os aus­pí­cios da ONU, de forma a que o povo sa­rauí possa exercer li­vre­mente o seu di­reito à au­to­de­ter­mi­nação e in­de­pen­dência. E de­nun­ciou e con­denou a re­cente de­cisão do Go­verno por­tu­guês de apoiar a «ini­ci­a­tiva mar­ro­quina de au­to­nomia» do Sara Oci­dental, ao ar­repio dos di­reitos fun­da­men­tais do povo sa­rauí, da Carta das Na­ções Unidas e do di­reito in­ter­na­ci­onal.




Mais artigos de: Internacional

Reunidos no Japão, líderes do G7 atacam China e Rússia

Na ci­meira do G7 no Japão, os lí­deres do grupo de po­tên­cias ata­caram a China, apro­varam novas san­ções contra a Rússia e de­ci­diram in­cre­mentar o for­ne­ci­mento de armas à Ucrânia. Não apre­sen­taram qual­quer agenda de paz nem pro­postas de so­lução para os pro­blemas glo­bais.

Amizade e cooperação reforçadas na Ásia

O presidente da China, Xi Jinping, instou o Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turquemenistão e Uzbequistão a aprofundar a confiança estratégica mútua, a cooperação e a amizade para garantir o desenvolvimento e a segurança na Ásia Central. Durante os debates de uma cimeira entre os seis chefes de Estado, realizada...

Síria regressou à Liga Árabe

A 32.ª cimeira da Liga Árabe, que decorreu no dia 19, em Jeddah, cidade saudita à beira do Mar Vermelho, ficou marcada pelo regresso da Síria à organização pan-árabe e pela reafirmação da centralidade da causa palestiniana. A ocupação da Palestina e os repetidos ataques israelitas contra o povo palestiniano mereceram...

OUA foi criada há 60 anos

Completam-se hoje, 25 de Maio, Dia da África, seis décadas sobre a criação da Organização da Unidade Africana (OUA). Nesse início dos anos sessenta do século XX, a maior parte dos países africanos tinha já alcançado a independência, mas as então colónias «portuguesas» (Angola, Moçambique, Guiné, Cabo Verde e São Tomé e...