Delegação do PCP dirigida pelo Secretário-geral visitou a China

Uma de­le­gação do PCP, di­ri­gida por Paulo Rai­mundo, Se­cre­tário-Geral do PCP, vi­sitou a Re­pú­blica Po­pular da China, entre 15 e 19 de Maio, a con­vite do Par­tido Co­mu­nista da China (PCC).

China segue ca­minho de mo­der­ni­zação e pros­pe­ri­dade comum e de cons­trução do so­ci­a­lismo

A vi­sita da de­le­gação re­a­lizou-se no quadro das re­la­ções de ami­zade entre o PCC e o PCP, tendo em vista os in­te­resses e a co­o­pe­ração entre os dois povos e países.

A de­le­gação teve opor­tu­ni­dade de se des­locar a Xangai, a Anhui e a Pe­quim, onde foi sempre re­ce­bida de forma aten­ciosa e fra­ternal.

A de­le­gação do PCP teve um en­contro com Shi Tai­feng, membro da Co­missão Po­lí­tica e do Se­cre­ta­riado do Co­mité Cen­tral do Par­tido Co­mu­nista da China, onde se abor­daram as con­clu­sões do XX Con­gresso do PCC, re­a­li­zado em No­vembro de 2022, e a sua im­ple­men­tação, assim como as re­la­ções entre os dois par­tidos e países no in­te­resse de ambos os povos.

Teve também um en­contro com Liu Ji­an­chao, Mi­nistro do De­par­ta­mento In­ter­na­ci­onal do Co­mité Cen­tral do PCC, onde se abor­daram igual­mente as­pectos da ac­tual si­tu­ação in­ter­na­ci­onal.

A de­le­gação teve ainda a opor­tu­ni­dade de ser re­ce­bida por Zhen Zhanmin, Vice-pre­si­dente da Aca­demia Chi­nesa de Ci­ên­cias So­ciais (ACCS) e de se reunir com Xin Xi­angyang, di­rector do Ins­ti­tuto de Es­tudos Mar­xistas da ACCS, e ou­tros aca­dé­micos.

Em Xangai, a de­le­gação vi­sitou o Centro Cí­vico de Gubei, uma pla­ta­forma de en­vol­vi­mento da po­pu­lação na gestão de­mo­crá­tica da ci­dade, que in­clui igual­mente a pres­tação de al­guns ser­viços, e o Centro de Ex­po­si­ções de Pla­ne­a­mento Ur­bano de Xangai, onde se pode co­nhecer a his­tória do de­sen­vol­vi­mento da ci­dade e os pro­jectos que ac­tu­al­mente dão con­ti­nui­dade à sua mo­der­ni­zação.

Em Anhui, a de­le­gação vi­sitou também o Centro do PCC da co­mu­ni­dade de Shiji, dis­trito de Binhu, cuja acção tem como ob­jec­tivo o re­forço da or­ga­ni­zação do PCC nesta co­mu­ni­dade ur­bana. Vi­sitou a em­presa JAC-NIO, que produz carros eléctricos, e a em­presa iFlytek, li­gada à In­te­li­gência Ar­ti­fi­cial, onde se constatou os es­forços de­sen­vol­vidos pela China no plano da alta-tec­no­logia. Nesta pro­víncia, a de­le­gação vi­sitou igual­mente o pro­jecto da “Ci­dade Nova do Canal de Hefei”, um plano já em de­sen­vol­vi­mento, para ser con­cre­ti­zado em cinco anos, de cons­trução de uma fu­tura ci­dade – com um es­paço in­dus­trial, para ha­bi­tação e de lazer, e ser­viços e trans­portes pú­blicos, as­se­gu­rando a sua di­mensão am­bi­ental e eco­ló­gica –, assim como o Pro­jecto da Al­deia Mai­xiang, um pro­jecto de re­vi­ta­li­zação rural, que in­clui a mo­der­ni­zação da pro­dução agrí­cola, de infra-es­tru­turas, das ha­bi­ta­ções e da oferta de ser­viços, as­se­gu­rando a qua­li­dade do am­bi­ente, com vista à me­lhoria do ren­di­mento e das con­di­ções de vida da po­pu­lação.

A de­le­gação do PCP vi­sitou o Museu de fun­dação do PCC, em Xangai, e o Museu dos 100 anos do PCC, inau­gu­rado em Pe­quim em 2021, ano em que, tal como o PCP, as­si­nalou o cen­te­nário da sua fun­dação – nesta vi­sita, a de­le­gação do PCP ofe­receu o livro «100 Anos de Luta ao Ser­viço do Povo e da Pá­tria pela De­mo­cracia e o So­ci­a­lismo» e o em­blema do cen­te­nário do PCP, tendo re­ce­bido, re­ci­pro­ca­mente, um exem­plar do livro que as­si­nala os 100 anos do PCC e o em­blema do seu cen­te­nário.

Ao longo da vi­sita, a de­le­gação teve opor­tu­ni­dade de apro­fundar o seu co­nhe­ci­mento sobre as pro­fundas trans­for­ma­ções eco­nó­micas e so­ciais já al­can­çadas e em de­sen­vol­vi­mento, in­cluindo na re­vi­ta­li­zação rural, assim como o tra­balho de base de­sen­vol­vido pelo PCC, junto das po­pu­la­ções, bairros e em­presas, pro­cu­rando o en­vol­vi­mento e con­sulta de todos na re­so­lução de pro­blemas e na im­ple­men­tação das de­ci­sões e metas adop­tadas no XX Con­gresso do PCC no ca­minho de mo­der­ni­zação e pros­pe­ri­dade comum e de cons­trução do so­ci­a­lismo na China, assim como da de­fesa da paz no mundo e da ami­zade e co­o­pe­ração entre todos os povos.

Para além de Paulo Rai­mundo, Se­cre­tário-Geral do PCP, a de­le­gação do PCP foi ainda cons­ti­tuída por José Ca­pucho, membro do Se­cre­ta­riado e da Co­missão Po­lí­tica do Co­mité Cen­tral, Pedro Guer­reiro, membro do Se­cre­ta­riado do Co­mité Cen­tral e res­pon­sável pela Secção In­ter­na­ci­onal do PCP, João Fer­reira e Ma­nuel Ro­dri­gues, mem­bros da Co­missão Po­lí­tica do Co­mité Cen­tral, e Cris­tina Car­doso, membro da Secção In­ter­na­ci­onal do PCP.




Mais artigos de: Internacional

Reunidos no Japão, líderes do G7 atacam China e Rússia

Na ci­meira do G7 no Japão, os lí­deres do grupo de po­tên­cias ata­caram a China, apro­varam novas san­ções contra a Rússia e de­ci­diram in­cre­mentar o for­ne­ci­mento de armas à Ucrânia. Não apre­sen­taram qual­quer agenda de paz nem pro­postas de so­lução para os pro­blemas glo­bais.

PCP nos 50 anos da Frente Polisário

A Frente Po­li­sário levou a cabo as co­me­mo­ra­ções dos seus 50 anos nos campos de re­fu­gi­ados em Tin­douf, na Ar­gélia, nos dias 20 e 21 de Maio. O PCP fez-se re­pre­sentar por André Mar­ques, da Ju­ven­tude Co­mu­nista Por­tu­guesa.

Amizade e cooperação reforçadas na Ásia

O presidente da China, Xi Jinping, instou o Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turquemenistão e Uzbequistão a aprofundar a confiança estratégica mútua, a cooperação e a amizade para garantir o desenvolvimento e a segurança na Ásia Central. Durante os debates de uma cimeira entre os seis chefes de Estado, realizada...

Síria regressou à Liga Árabe

A 32.ª cimeira da Liga Árabe, que decorreu no dia 19, em Jeddah, cidade saudita à beira do Mar Vermelho, ficou marcada pelo regresso da Síria à organização pan-árabe e pela reafirmação da centralidade da causa palestiniana. A ocupação da Palestina e os repetidos ataques israelitas contra o povo palestiniano mereceram...

OUA foi criada há 60 anos

Completam-se hoje, 25 de Maio, Dia da África, seis décadas sobre a criação da Organização da Unidade Africana (OUA). Nesse início dos anos sessenta do século XX, a maior parte dos países africanos tinha já alcançado a independência, mas as então colónias «portuguesas» (Angola, Moçambique, Guiné, Cabo Verde e São Tomé e...