Editorial

PELA POLÍTICA QUE O PAÍS PRECISA

Artigo de acesso livre

Ainda sob o impacto positivo da manifestação nacional convocada pela CGTP-IN que, no passado dia 20 de Novembro trouxe à Avenida da Liberdade em Lisboa milhares e milhares de pessoas numa grandiosa acção de luta convergente pelo aumento geral dos salários, pelas 35 horas para todos, pela erradicação da precariedade e em defesa da contratação colectiva, prossegue a luta dos trabalhadores em torno da acção reivindicativa nas empresas e locais de trabalho e a luta das populações em defesa dos seus interesses, em particular do Serviço Nacional de Saúde – sujeito a um autêntico processo de assalto e destruição, com influência de diversos sectores em convergência com os interesses dos grupos económicos que vivem do negócio da doença – e dos serviços públicos.

É neste quadro que avança a preparação da importante batalha política das eleições legislativas de 30 de Janeiro, em que se inseriram, nas duas últimas semanas, a definição e divulgação dos primeiros candidatos da CDU pelos 22 círculos eleitorais e a realização de inúmeras iniciativas da Coligação Democrática Unitária, com destaque para o jantar/comício na Madeira na sexta-feira passada e a sessão pública anteontem em Campo Maior, com a participação do Secretário-geral do PCP.

No mesmo sentido, hoje mesmo, terá lugar em Lisboa o Acto Público «CDU – Força decisiva ao teu lado todos os dias».

O PCP irá desenvolver a sua intervenção nesta batalha eleitoral, a partir dos problemas concretos dos trabalhadores e do povo, afirmando respostas e soluções para uma política alternativa. Uma alargada intervenção junto dos trabalhadores e das populações, nas ruas e nos locais de trabalho, com a elaboração e divulgação de propostas no plano eleitoral, com uma intensa acção de esclarecimento e mobilização para o voto na CDU. Uma intervenção confiante na força que têm o percurso e as soluções que o PCP e a CDU apresentam ao povo português e vão ao encontro das suas genuínas aspirações.

Enquanto o PS, PSD e CDS (e os seus sucedâneos) vão concertando posições e arrumando forças para prosseguir a defesa dos interesses do grande capital, o PCP e a CDU tudo fazem e vão continuar a fazer para responder aos problemas do País e construir soluções para os enfrentar. É o caso dos avanços registados na gratuitidade das creches, por proposta do PCP recentemente aprovada na Assembleia da República, e que só não vai mais longe, como propunha e defende o Partido (gratuitidade assegurada rapidamente e sem mais elementos de atraso para todas as crianças e criação de uma rede pública de creches capaz de garantir vagas a todas as crianças), porque o PS e o PSD rejeitaram essas soluções.


Prosseguem também as comemorações do Centenário do Partido Comunista Português com uma grande diversidade de iniciativas por todo o País, com destaque para o espectáculo realizado no domingo passado na cidade do Porto, que deixou o Teatro Rivoli a transbordar de entusiasmo, força e confiança no futuro.

Foi de facto um espectáculo que contou com a participação de cerca de uma centena de artistas, que, pela arte, deram expressão a uma das dimensões da democracia avançada – a democracia cultural – que o PCP preconiza e propõe ao povo português. Como sublinhou Jerónimo de Sousa na sua intervenção, «ao longo de praticamente toda a sua história, o nosso Partido tem acompanhado e intervindo sobre as questões da cultura, exprimiu publicamente opinião acerca das dinâmicas e políticas culturais, reivindicou a democratização da cultura e combateu a sua elitização e isolamento em relação às aspirações populares.»

Entretanto, desenvolve-se a acção de reforço orgânico do PCP – com prioridade para a responsabilização de quadros, para o recrutamento e para o trabalho de fundos –, condição indispensável para a concretização de uma política alternativa que resolva os problemas do País.


É também no plano desta intensa actividade que se insere a reafirmação da solidariedade de sempre do PCPpara com a Palestina e a luta do povo palestiniano pelos seus direitos inalienáveis e do apelo ao reforço da solidariedade do povo português com a causa nacional da Palestina, no passado dia 29 de Novembro, quando se realizaram acções de solidariedade com aquele povo promovidas pelo movimento da paz e da solidariedade.

 

Como sublinha o comunicado da reunião do Comité Central de 21 de Novembro e a vida todos os dias vai comprovando, «o reforço do PCP e da CDU é o elemento decisivo para combater a política de direita e abrir caminho a uma política determinada pelos interesses dos trabalhadores, do povo e do País.»


Opinião
Crónica Internacional

Manigâncias antidemocráticas

Artigo de acesso livre

O presidente dos EUA, Joe Biden, irá promover uma dita «cimeira para a democracia», nos dias 9 e 10 de Dezembro. Esta farsa e o seu real...
Actual

A quem interessa a precariedade laboral?

Artigo de acesso livre

O PCP apresentou na Assembleia da República um projecto de lei que visava combater a precariedade laboral. Com este projecto, o PCP pretendia...
Actual

Pezinho e creche

Artigo de acesso livre

Foi anunciado na semana passada o número de testes do pezinho realizados nos primeiros dez meses do ano: 65637, menos 6 mil do que no ano...
Actual

A malta não quer é trabalhar

Artigo de acesso livre

A imprensa indigna-se com as suas próprias mentiras: nem por 2000 euros a malta quer trabalhar; milhares de anúncios de emprego sem qualquer...
A talhe de foice

Peão de brega

Artigo de acesso livre

Foi preciso três dezenas de mortos no Canal da Mancha para que a tragédia dos migrantes na Europa voltasse a ser recentrada. Após semanas de...
PCP

Com confiança e determinação por um Portugal com futuro

Artigo de acesso livre

Vivemos tempos que nos convocam a enfrentar o peso do negativismo desenvolvido pela ideologia dominante, usando os meios ao seu dispor, visando a desistência, o conformismo e a resignação. Inserido nesta dinâmica, há quem não se coíba de usar a epidemia para agigantar medos.

Em Foco

Alegria e confiança no espectáculo comemorativo do Centenário do PCP

Artigo de acesso livre

A cidade do Porto acolheu, no domingo, 28, um espectáculo único, de uma beleza singular, comemorativo do Centenário do PCP, onde se revelou a importância da cultura como componente intrínseca da democracia e dos factores da transformação da realidade. Às diversas expressões artísticas, da poesia à dança, à música clássica e popular, ao jazz, ao fado e às mornas, juntou-se a força da luta dos trabalhadores e do povo.

«Continuaremos certos que o futuro tem Partido, pelo seu ideal, pelo seu projecto, porque esta é força da esperança que está todos os dias ao teu, ao vosso e ao nosso lado em todos os domínios da nossa vida colectiva», sublinhou o Secretário-geral do PCP.

CDU

No Porto, com confiança

Artigo de acesso livre

A CDU apresentou publicamente na sexta-feira, 26, os seus cinco primeiros candidatos pelo círculo eleitoral do...
PCP

Defesa do ambiente ou dos lucros privados?

Artigo de acesso livre

Analisando com profundidade as conclusões da recente Cimeira do Clima (COP26), o PCP sublinha a insuficiência dos seus objectivos e realça a discussão que não se fez, sobre a urgência de uma mudança de políticas e não só na esfera ambiental.

Comemorações do Centenário prosseguem

Artigo de acesso livre

Na Marinha Grande, em Barcelos e no Seixal, os 100 anos do PCP foram evocados este fim-de-semana com iniciativas que continuam a suscitar ampla participação.

Concretizar a igualdade combater todas as violências

Artigo de acesso livre

«Assinalar o dia para a eliminação da violência sobre as mulheres não é evocar uma efeméride, mas manifestar apoio à luta das mulheres contra a exploração laboral, as desigualdades, discriminações e violências», nota o PCP, que reafirmou «o seu compromisso com os direitos das mulheres assente numa política alternativa».

Garantir direitos a pais e crianças

Artigo de acesso livre

Depois de o Governo anunciar o adiamento em uma semana do início do 2.º período lectivo, o PCP quer que o Governo assegure que os pais com...
Trabalhadores

Greve na Casa da Música

Artigo de acesso livre

«Discriminações salariais, falsos contratos a termo e recibos verdes, horários de trabalho abusivos, ausência de...

Greve na Santa Casa de Lisboa

Artigo de acesso livre

Em dia de greve, trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia reuniram-se, ao final da manhã de 19 de Novembro, em...

ADSE motiva abaixo-assinado

Artigo de acesso livre

Em defesa de uma ADSE pública, como um direito dos trabalhadores e aposentados da Administração Pública, para que...
Assembleia da República
Nacional

Portugueses reafirmam solidariedade com o povo palestiniano

Artigo de acesso livre

Centenas de pessoas afirmaram na terça-feira, em Lisboa, no Porto e em Coimbra, a sua posição em defesa da paz e pelo fim da ocupação e dos crimes perpetrados por Israel, em três iniciativas onde se assinalou o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano.

URAP homenageou Centenário do PCP

Artigo de acesso livre

As gerações que não viveram no fascismo devem conhecer as histórias dessas décadas de opressão e a história da resistência antifascista, na qual se destaca a exemplar actividade do PCP.

Europa

Metalúrgicos de Cádis conquistam aumentos

Artigo de acesso livre

Os sindicatos dos trabalhadores metalúrgicos da baía de Cádis, na Andaluzia, após nove dias de greve e manifestações, chegaram no dia 25 de Novembro a um acordo com a entidade patronal do sector, a Federação de Empresários Metalúrgicos da província de Cádis (Femca).

Não PACtuamos!

Artigo de acesso livre

Diariamente assistimos a reivindicações dos agricultores e produtores cujos rendimentos são demasiado baixos para enfrentar o aumento dos...
Internacional

Comunistas solidários com o povo palestiniano

Artigo de acesso livre

Por iniciativa do Partido do Povo Palestiniano e do Partido Comunista de Israel, diversos partidos comunistas, entre os quais o Partido Comunista Português, subscreveram uma declaração conjunta no Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano, assinalado a 29 de Novembro.

Marcha pela Pátria apoia democracia na Bolívia

Artigo de acesso livre

Face às manobras golpistas da direita na Bolívia, o Movimento Ao Socialismo organizou uma marcha popular de vários dias para apoiar a democracia no país e o presidente Luis Arce e seu governo.

Um lobo e um cordeiro, num armazém

Artigo de acesso livre

«Provas de fraude eleitoral generalizada». Foi com esta justificação que o Conselho Nacional de Relações do Trabalho (NLRB, na sigla inglesa)...
Argumentos
TVisto

Amiga

Artigo de acesso livre

A televisão vem fazendo o seu trabalho que na circunstância é de prevenção e ajuda, justificadamente se diria até que de amizade: informa-nos...
Memória
Sugestões da semana

Sugestões da semana

Artigo de acesso livre

Infância Era uma vez ou lá o que é, teatro e dança numa comédia burlesca pelo Teatro Extremo. Sábado, 4, 21h30, para maiores de seis anos....
Aconteceu

Mário de Carvalho condecorado

Artigo de acesso livre

O escritor português Mário de Carvalho foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante, reconhecimento público atribuído por uma longa...

Bronze nos mundiais de trampolim

Artigo de acesso livre

As atletas Beatriz Martins e Catarina Nunes conquistaram, com 46,670 pontos, a medalha de bronze na final de trampolim sincronizado feminino...

Cuba celebra Cante Alentejano

Artigo de acesso livre

A Câmara Municipal de Cuba assinalou o 7.º aniversário da elevação do Cante Alentejano a Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela...

Telma Monteiro conquista ouro

Artigo de acesso livre

A judoca portuguesa Telma Monteiro conquistou, no dia 26, a medalha de ouro no Grand Slam de Abu Dhabi, cidade dos Emirados Árabes Unidos, na...

Vitorino Salomé distinguido

Artigo de acesso livre

A Sociedade Portuguesa de Autores atribuiu, no dia 29, o Prémio Pedro Osório ao músico português Vitorino Salomé pelo álbum Crónicas da flor...

Reuniões e iniciativas

Artigo de acesso livre

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP ____________________   Quinta-feira – 2 de Dezembro...

A semana em resumo

Frases

Frases

Artigo de acesso livre

“O que os governantes nos vendem, particularmente os de direita, são as virtudes das ‘carreiras de portfólio’, das permanentes transições...

Frases