Defesa do ambiente ou dos lucros privados?

Ana­li­sando com pro­fun­di­dade as con­clu­sões da re­cente Ci­meira do Clima (COP26), o PCP su­blinha a in­su­fi­ci­ência dos seus ob­jec­tivos e re­alça a dis­cussão que não se fez, sobre a ur­gência de uma mu­dança de po­lí­ticas e não só na es­fera am­bi­ental.

A dis­cussão sobre a ur­gente mu­dança de po­lí­ticas ficou por fazer

«COP 26 – Ob­jec­tivos in­su­fi­ci­entes e fa­vo­re­ci­mento dos ne­gó­cios» é o sig­ni­fi­ca­tivo tí­tulo dado pelo PCP ao seu co­mu­ni­cado sobre a re­a­li­zação e con­clu­sões da ci­meira de Glasgow, di­vul­gado re­cen­te­mente. Para o Par­tido, os ob­jec­tivos e de­ci­sões ali as­su­midos são in­su­fi­ci­entes, face à di­mensão dos pro­blemas am­bi­en­tais, ao mesmo tempo que não foi tra­vada a «dis­cussão que im­porta fazer, sobre a ur­gência de uma mu­dança de po­lí­ticas que não se es­gota na di­mensão am­bi­ental», de­vendo abarcar também as es­feras so­cial e eco­nó­mica e o re­co­nhe­ci­mento do di­reito dos povos ao de­sen­vol­vi­mento.

Entre as me­didas que im­porta con­si­derar para a re­fe­rida «mu­dança», o PCP re­alça a adopção de uma abor­dagem nor­ma­tiva à re­dução de emis­sões, «por opo­sição à abor­dagem de mer­cado», a va­lo­ri­zação da pro­dução e con­sumo lo­cais, a re­gu­lação justa do co­mércio in­ter­na­ci­onal, a pro­moção de po­lí­ticas de mo­bi­li­dade sus­ten­tá­veis, a ne­ces­si­dade de re­cu­pe­ração do con­trolo pú­blico de sec­tores es­tra­té­gicos, o de­sen­vol­vi­mento de po­lí­ticas de com­bate à ob­so­les­cência pro­gra­mada, o in­ves­ti­mento na in­ves­ti­gação ci­en­tí­fica, a luta contra a guerra, o mi­li­ta­rismo e a in­dús­tria do ar­ma­mento, que são dos fe­nó­menos «mais po­lu­entes a nível mun­dial».

A po­lí­tica am­bi­ental que se impõe, su­blinha o PCP, deve apostar na pre­ser­vação do equi­lí­brio da Na­tu­reza e dos seus sis­temas eco­ló­gicos, que res­peite o «prin­cípio da pre­caução» face a novas ame­aças e pro­blemas e ga­ranta a «de­mo­cra­ti­zação do acesso e usu­fruto da Na­tu­reza, com­ba­tendo a mer­can­ti­li­zação do am­bi­ente e a sua ins­tru­men­ta­li­zação ide­o­ló­gica».

Vol­ta­remos a este as­sunto.




Mais artigos de: PCP

Governo tem de se esforçar para a Dielmar não acabar

O PCP exige que o Go­verno de­sen­ca­deie «todos os ins­tru­mentos para vi­a­bi­lizar a em­presa, as­se­gurar os postos de tra­balho e o cum­pri­mento dos di­reitos dos tra­ba­lha­dores da Di­elmar».

Comemorações do Centenário prosseguem

Na Ma­rinha Grande, em Bar­celos e no Seixal, os 100 anos do PCP foram evo­cados este fim-de-se­mana com ini­ci­a­tivas que con­ti­nuam a sus­citar ampla par­ti­ci­pação.

Concretizar a igualdade combater todas as violências

«As­si­nalar o dia para a eli­mi­nação da vi­o­lência sobre as mu­lheres não é evocar uma efe­mé­ride, mas ma­ni­festar apoio à luta das mu­lheres contra a ex­plo­ração la­boral, as de­si­gual­dades, dis­cri­mi­na­ções e vi­o­lên­cias», nota o PCP, que re­a­firmou «o seu com­pro­misso com os di­reitos das mu­lheres as­sente numa po­lí­tica al­ter­na­tiva».

PCP reafirma compromisso em encontro com CGTP-IN

Delegações do PCP e da CGTP-IN, dirigidas pelos respectivos secretários-gerais, estiveram reunidas na terça-feira de manhã para avaliarem a situação política e as exigências que ela coloca à luta dos trabalhadores. No final, em declarações à comunicação social, Jerónimo de Sousa realçou a convergência de posições...

O Partido dos explorados entre eles se rejuvenesce

Em «Contribuição para a Crítica da Economia Política», obra precursora de «O Capital», Karl Marx conclui que «não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência». Leonor e Gonçalo vêm, mais uma vez, prová-lo. Novos militantes do PCP, aderiram ao...

Garantir direitos a pais e crianças

Depois de o Governo anunciar o adiamento em uma semana do início do 2.º período lectivo, o PCP quer que o Governo assegure que os pais com filhos até aos 16 anos têm acesso aos apoios nessa semana de aulas, que o salário é pago a 100 por cento a todos os pais nesta situação e que não se confunda a dimensão de apoio aos...