Garantir direitos a pais e crianças

Depois de o Governo anunciar o adiamento em uma semana do início do 2.º período lectivo, o PCP quer que o Governo assegure que os pais com filhos até aos 16 anos têm acesso aos apoios nessa semana de aulas, que o salário é pago a 100 por cento a todos os pais nesta situação e que não se confunda a dimensão de apoio aos filhos com a dimensão profissional, especialmente nas situações de teletrabalho.

As exigências foram feitas esta segunda-feira, 29, por Diana Ferreira, que em conferência de imprensa salientou que não pode repetir-se o que sucedeu em 2020 e 2021 quando as escolas estiveram encerradas, designadamente quanto à redução das remunerações do trabalho ou a fazer depender o salário integral de uma eventual alternância entre pais e mães.

Antes, dia 23, após reunião com o primeiro-ministro que antecedeu o anúncio pelo Governo de novas medidas destinadas a conter a chamada 5.ª vaga de COVID-19, Jerónimo de Sousa constatou que se observa uma evolução negativa da situação epidemiológica, mas considerou não apenas que tal não autoriza restrições como as impostas anteriormente, como que fica demonstrado que não há, ainda, alternativa à vacinação, pelo que se impõe o reforço de meios para a garantir com celeridade, insistiu.



Mais artigos de: PCP

Defesa do ambiente ou dos lucros privados?

Analisando com profundidade as conclusões da recente Cimeira do Clima (COP26), o PCP sublinha a insuficiência dos seus objectivos e realça a discussão que não se fez, sobre a urgência de uma mudança de políticas e não só na esfera ambiental.

Comemorações do Centenário prosseguem

Na Marinha Grande, em Barcelos e no Seixal, os 100 anos do PCP foram evocados este fim-de-semana com iniciativas que continuam a suscitar ampla participação.

Concretizar a igualdade combater todas as violências

«Assinalar o dia para a eliminação da violência sobre as mulheres não é evocar uma efeméride, mas manifestar apoio à luta das mulheres contra a exploração laboral, as desigualdades, discriminações e violências», nota o PCP, que reafirmou «o seu compromisso com os direitos das mulheres assente numa política alternativa».

PCP reafirma compromisso em encontro com CGTP-IN

Delegações do PCP e da CGTP-IN, dirigidas pelos respectivos secretários-gerais, estiveram reunidas na terça-feira de manhã para avaliarem a situação política e as exigências que ela coloca à luta dos trabalhadores. No final, em declarações à comunicação social, Jerónimo de Sousa realçou a convergência de posições...

O Partido dos explorados entre eles se rejuvenesce

Em «Contribuição para a Crítica da Economia Política», obra precursora de «O Capital», Karl Marx conclui que «não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência». Leonor e Gonçalo vêm, mais uma vez, prová-lo. Novos militantes do PCP, aderiram ao...