Governo tem de se esforçar para a Dielmar não acabar

O PCP exige que o Go­verno de­sen­ca­deie «todos os ins­tru­mentos para vi­a­bi­lizar a em­presa, as­se­gurar os postos de tra­balho e o cum­pri­mento dos di­reitos dos tra­ba­lha­dores da Di­elmar».

Não bastam su­ces­sivos anún­cios de in­ten­ções

A exi­gência foi feita em nota da Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Cas­telo Branco (DORCB), di­vul­gada dia 22, após o tri­bunal do Fundão ter de­cre­tado o fim do pro­cesso de in­sol­vência da fá­brica têxtil.

So­li­dário com a luta dos tra­ba­lha­dores em de­fesa dos res­pec­tivos em­pregos, o Par­tido sa­li­enta a perda que o en­cer­ra­mento da Di­elmar re­pre­senta para aqueles, para a fre­guesia de Al­cains e o con­celho de Cas­telo Branco, e su­blinha que «não bastam su­ces­sivos anún­cios de in­ten­ções para de­fender o in­te­rior, são pre­cisas me­didas con­cretas que o de­fendam».

Nesse sen­tido, a DORCB do PCP con­si­dera que «o Go­verno tem a res­pon­sa­bi­li­dade de in­tervir para sal­va­guardar a ca­pa­ci­dade pro­du­tiva da re­gião e os postos de tra­balho» e «exige que o Go­verno re­corra a todos os ins­tru­mentos para as­se­gurar ur­gen­te­mente o pa­ga­mento dos sa­lá­rios em atraso do mês de Ou­tubro», bem como de­sen­ca­deie «todos os ins­tru­mentos para vi­a­bi­lizar a em­presa, as­se­gurar os postos de tra­balho e o cum­pri­mento dos di­reitos dos tra­ba­lha­dores».

«Neste pro­cesso, o PCP es­teve sempre ao lados dos tra­ba­lha­dores», tendo le­vado a si­tu­ação da Di­elmar à As­sem­bleia Mu­ni­cipal de Cas­telo Branco, Par­la­mento Eu­ropeu e As­sem­bleia da Re­pú­blica. E ga­ran­tindo que «con­ti­nuará a in­tervir para de­nun­ciar mais um exemplo de que op­ções de gestão, em nada re­la­ci­o­nadas com a pro­dução, co­locam em causa di­reitos dos tra­ba­lha­dores, des­troem postos de tra­balho qua­li­fi­cados e in­fligem mais um rombo na ca­pa­ci­dade pro­du­tiva na­ci­onal», o Par­tido «apela à uni­dade dos tra­ba­lha­dores e ex­pressa so­li­da­ri­e­dade com a [con­ti­nu­ação da ] sua luta».

Quem também tem vindo a re­clamar do Go­verno me­didas con­cretas que sal­va­guardem a la­bo­ração da Di­elmar em Al­cains é o Sin­di­cato Têxtil da Beira Baixa, que de­pois de ter acu­sado o Mi­nis­tério da Eco­nomia de ter «es­friado» o in­te­resse na pre­ser­vação da em­presa após as elei­ções au­tár­quicas, rei­terou a acu­sação pe­rante o im­passe que se mantém quanto à venda da massa in­sol­vente a ou­tros grupos de con­fecção de ves­tuário, o que, a ocorrer, podia as­se­gurar postos de tra­balho.



Mais artigos de: PCP

Defesa do ambiente ou dos lucros privados?

Ana­li­sando com pro­fun­di­dade as con­clu­sões da re­cente Ci­meira do Clima (COP26), o PCP su­blinha a in­su­fi­ci­ência dos seus ob­jec­tivos e re­alça a dis­cussão que não se fez, sobre a ur­gência de uma mu­dança de po­lí­ticas e não só na es­fera am­bi­ental.

Comemorações do Centenário prosseguem

Na Ma­rinha Grande, em Bar­celos e no Seixal, os 100 anos do PCP foram evo­cados este fim-de-se­mana com ini­ci­a­tivas que con­ti­nuam a sus­citar ampla par­ti­ci­pação.

Concretizar a igualdade combater todas as violências

«As­si­nalar o dia para a eli­mi­nação da vi­o­lência sobre as mu­lheres não é evocar uma efe­mé­ride, mas ma­ni­festar apoio à luta das mu­lheres contra a ex­plo­ração la­boral, as de­si­gual­dades, dis­cri­mi­na­ções e vi­o­lên­cias», nota o PCP, que re­a­firmou «o seu com­pro­misso com os di­reitos das mu­lheres as­sente numa po­lí­tica al­ter­na­tiva».

PCP reafirma compromisso em encontro com CGTP-IN

Delegações do PCP e da CGTP-IN, dirigidas pelos respectivos secretários-gerais, estiveram reunidas na terça-feira de manhã para avaliarem a situação política e as exigências que ela coloca à luta dos trabalhadores. No final, em declarações à comunicação social, Jerónimo de Sousa realçou a convergência de posições...

O Partido dos explorados entre eles se rejuvenesce

Em «Contribuição para a Crítica da Economia Política», obra precursora de «O Capital», Karl Marx conclui que «não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência». Leonor e Gonçalo vêm, mais uma vez, prová-lo. Novos militantes do PCP, aderiram ao...

Garantir direitos a pais e crianças

Depois de o Governo anunciar o adiamento em uma semana do início do 2.º período lectivo, o PCP quer que o Governo assegure que os pais com filhos até aos 16 anos têm acesso aos apoios nessa semana de aulas, que o salário é pago a 100 por cento a todos os pais nesta situação e que não se confunda a dimensão de apoio aos...