Évora 2027 propõe Alentejo como centro de cultura e de pensamento

No dia 23 de Novembro foi entregue o dossiê da candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027. Tendo como mote a palavra alentejana «vagar», Évora 2027 pretende tornar a cidade e a região num centro de cultura e de pensamento sobre a acção da humanidade a partir da cultura holística do Alentejo. O conceito é materializado através do programa cultural e artístico que reflecte um processo de auscultação que foi desenvolvido na cidade e na região durante cerca de um ano e meio.

Segundo a Câmara Municipal de Évora (CME), o programa da candidatura foi concebido tendo por base três eixos: herança cultural, intangibilidade e biodiversidade.

«A nossa estratégia consiste num conjunto de projectos culturais de reabilitação de património, de revitalização de equipamentos e de ligação a outras cidades europeias que já estão em curso e que fazem parte do Plano de Desenvolvimento Estratégico para 2030», salientou Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara, frisando que «o título de Capital Europeia da Cultura em 2027 permitirá reforçar a continuidade nesta aposta no sector cultural e criativo».

A candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027 é da responsabilidade da Comissão Executiva Évora 2027, liderada pela CME.

 



Mais artigos de: Nacional

Assembleia e conferência do CPPC debatem reforço do movimento da paz

O CPPC realizou no sábado, 27, em Lisboa, a Assembleia da Paz, na qual foram eleitos os órgãos sociais para o próximo biénio e aprovados o orçamento e o plano de actividades para o período que vai até finais de 2023. São cinco as prioridades de acção do CPPC definidas pela assembleia: contra o militarismo e a guerra,...

Portugueses reafirmam solidariedade com o povo palestiniano

Centenas de pessoas afirmaram na terça-feira, em Lisboa, no Porto e em Coimbra, a sua posição em defesa da paz e pelo fim da ocupação e dos crimes perpetrados por Israel, em três iniciativas onde se assinalou o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano.

URAP homenageou Centenário do PCP

As gerações que não viveram no fascismo devem conhecer as histórias dessas décadas de opressão e a história da resistência antifascista, na qual se destaca a exemplar actividade do PCP.