Actual
Elevação
Actual
Desindustrialização e dependência, agora pintadas de verde
Actual
Rosnando
A talhe de foice
A muralha
PCP
Surto epidémico, lares e rede de equipamentos e serviços de apoio
O surto epidémico tem tido consequências particularmente difíceis e dolorosas para os idosos em lares e para os seus trabalhadores, na grande maioria mulheres com salários muito baixos.
Crónica Internacional
A Presidência de quem?
Domingo é dia de afirmar e defender a Constituição
AVANÇAR As eleições para Presidente da República são já no próximo domingo, 24. A candidatura de João Ferreira é a única que dá garantias de levar a sério o projecto democrático de desenvolvimento inscrito na Constituição da República Portuguesa.
Gesta heróica de 18 de Janeiro de 1934 inspira João Ferreira e o voto no dia 24
MARINHA GRANDE Portugal precisa de um Presidente da República (PR) que, jurando defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição, se coloque ao lado dos trabalhadores, como o faz a lei fundamental. Esta foi a ideia-chave deixada por João Ferreira ao final da tarde de segunda-feira, 18, num comício na Marinha Grande.
Jerónimo de Sousa pede grande votação na candidatura de João Ferreira
CONFIANÇA Em Montemor-o-Novo e Viseu, o Secretário-geral do PCP afirmou que Portugal «pode e deve vencer» apoiando a candidatura de João Ferreira. A situação nos lares de idosos, o plano de vacinação e os problemas da interioridade estiveram no centro da agenda.
Juventude e habitação destacadas na jornada em Lisboa
DIREITOS O Presidente da República tem poderes para respeitar o juramento em que se obriga a defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição, salientou João Ferreira nas iniciativas de domingo.
Tornar realidade na Península de Setúbal projectos que são desígnios nacionais
ESCLARECER João Ferreira esteve, dia 15, na Península de Setúbal, onde defendeu propostas e projectos que considerou estruturantes para o desenvolvimento da região e o aproveitamento das suas potencialidades e recursos.
Cumprir o País que está na Constituição
Com os «imprescindíveis»
João Ferreira no Alentejo
Concretizar um País que está por cumprir
RECUPERAR Do Alto ao Baixo Minho, João Ferreira dedicou o dia 14 aos trabalhadores, à população e às infra-estruturas tecnológicas e produtivas. O candidato somou à sua campanha o contributo das gentes desta região.
Uma candidatura colectiva feita de muitos rostos e muitas lutas
CAMPANHA As eleições do próximo domingo são para um cargo unipessoal, o Presidente da República, mas a candidatura de João Ferreira dá expressão a um conjunto de valores, assumidos por muitos milhares de pessoas diferentes quadrantes e de todo o País.
Apoiar quem mais precisa
Ecologistas vão votar João Ferreira
Ensino, cultura, ambiente: a campanha de Heloísa Apolónia
Heróis que não deixam o País parar
Voz do fado, de Lisboa e do Portugal de Abril
EVOCAÇÃO Carlos do Carmo, falecido aos 81 anos no primeiro dia de 2021, fica na memória de todos como um dos expoentes máximos do fado, que interpretou de um modo muito próprio, contribuindo decisivamente para a sua renovação e afirmação além-fronteiras. Mas foi também um homem e um artista comprometido com a Revolução de Abril e as mais avançadas causas de libertação e emancipação social.
Gula insaciável de accionistas da EDP determina o fecho da Central de Sines
ENERGIA O PCP considera que o encerramento da Central Termoeléctrica de Sines corresponde mais aos interesses dos accionistas da EDP do que a preocupações ambientais e exige a divulgação das contrapartidas públicas.
100 Anos de Luta num livro cativante e de leitura obrigatória
PROJECTO A apresentação do livro 100 Anos de Luta ao Serviço do Povo e da Pátria, pela Democracia e o Socialismo, editado pelas Edições Avante!, ocorrerá na Casa do Alentejo, no próximo dia 4 de Fevereiro.
100 anos de vida de Jaime Serra
Resistência na Cultura em Trás-os-Montes
A espuma do preconceito
CGTP-IN reforçou apelo à luta e definiu próximas acções
MOBILIZAÇÃO O Conselho Nacional da CGTP-IN reafirmou que a luta dos trabalhadores vai ter de continuar, para resistir à ofensiva, e convocou um dia de acção de luta nacional para 25 de Fevereiro.
CIT na ADSE é passo fundamental contra discriminação
RESULTADO Foi desenvolvida uma prolongada luta contra o impedimento injustificado de acesso à ADSE dos trabalhadores com contrato individual de trabalho (CIT), frisou a Frente Comum de Sindicatos.
Valor e actualidade do 18 de Janeiro
STAL exige suplemento já
Assinalados 110 anos da greve dos ferroviários
Fechar a refinaria de Matosinhos é um crime económico que o País pagará caro
RESISTIR O PCP voltou a manifestar a sua solidariedade e apoio à luta e reivindicações dos trabalhadores da refinaria da GALP de Matosinhos, insistindo que o fecho da unidade representaria a «destruição de um activo estratégico» para o País.
Governo tem no OE a base para responder aos problemas
ACÇÃO O PCP voltou a exigir «medidas de emergência que vão ao cerne dos problemas» que o País enfrenta, instando o Governo a que não se limite às medidas já tomadas de protecção sanitária.
PS e PSD recusam valorizar prestação para a inclusão
Travada valorização da carreira da enfermagem
PS e PSD chumbam apoios à economia local de Loures
AUTARQUIAS Na Câmara Municipal de Loures, PS e PSD convergiram no chumbo, no passado dia 13, de uma proposta de apoio financeiro ao sector social e à economia local do concelho.
Movimento contra Cimeira do agro-negócio
Museu do Aljube promove ciclo de conversas entre 27 de Janeiro e 16 de Junho
Solidariedade do PCP com Cuba: «terrorista é a política dos EUA!»
CONDENAÇÃO O PCP, através de uma carta enviada ao Partido Comunista de Cuba, reafirma a sua solidariedade e condena a «infame decisão» da administração Trump de colocar o país «numa arbitrária e denominada lista de Estados patrocinadores do terrorismo».
Uma Europa de cooperação entre Estados soberanos, de progresso social e de paz
Reforçar o movimento popular para superar a crise nos EUA
MOTIM As contradições do capitalismo nos EUA, que se avolumaram nas últimas décadas e emergiram com a eleição de Trump, em 2016, tiveram a sua mais evidente expressão no motim de dia 6, em Washington.
Venezuela ofereceu oxigénio ao Brasil
SOLIDARIEDADE O presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro, confirmou que o seu governo doou ao Brasil 14 mil garrafas individuais de oxigénio, equivalentes a 136 mil litros, para ajudar o hospital brasileiro de Manaus, na região amazónica.