Assinalados 110 anos da greve dos ferroviários

«A leitura destes materiais dá-nos uma informação extremamente valiosa para os duros dias em que vivemos», salienta a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações, ao apresentar a exposição virtual com que celebrou os 110 anos da primeira greve nacional dos trabalhadores ferroviários.

Com a publicação, no seu site (fectrans.pt), de «um significativo conjunto de documentos que entendemos ser de utilidade todos conhecerem», a federação ressalva que se impõe estudar a luta que teve o seu ponto alto nos dias 10 a 14 de Janeiro de 1911.

Os ferroviários haviam apoiado a revolução de 5 de Outubro de 1910, que colocou no poder «uma burguesia que, primeiro, iria desiludir as expectativas» de satisfazer as reivindicações do proletariado e, depois, «iria trair esse apoio, lançando-se na mais brutal repressão».

Os textos e imagens agora divulgados «lembram-nos como foram arrancados ao patronato todos os direitos que hoje temos», «recordam-nos os tempos em que o direito a férias foi conquistado, em que o direito a uma reforma era ainda uma reivindicação» e «a CP era uma empresa privada, mas onde se conquistava direitos na luta, como o direito ao transporte (concessões)» – um direito que depois «foi retirado pelo Governo PSD/CDS-PP e que a “família ferroviária”, com a sua unidade e luta, reconquistou».

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Valor e actualidade do 18 de Janeiro

O exemplo dos trabalhadores que participaram no movimento revoltoso de 1934, contra a ditadura, a miséria, a fome e a falta de liberdade, e a sua importância para os combates que hoje é preciso travar marcaram as comemorações do 87.º aniversário do 18 de Janeiro, que o Sindicato dos...

STAL exige suplemento já

Deve ser atribuído desde o corrente mês de Janeiro o suplemento de penosidade e insalubridade, inscrito no Orçamento do Estado para este ano, exige o Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Autarquias Locais. «Vale a pena lutar», destaca o STAL/CGTP-IN, num folheto em que reafirma que o...