100 Anos de Luta num livro cativante e de leitura obrigatória

PROJECTO A apresentação do livro 100 Anos de Luta ao Serviço do Povo e da Pátria, pela Democracia e o Socialismo, editado pelas Edições Avante!, ocorrerá na Casa do Alentejo, no próximo dia 4 de Fevereiro.

O livro 100 Anos de Luta é uma edição graficamente cuidada com 304 páginas

Trata-se de um livro relevante para todos os que se interessam pela intervenção do PCP ao longo de 100 anos, sempre cruzada com a luta dos trabalhadores e do povo português. Uma intervenção de tal maneira determinante que, em boa verdade, e como esta obra evidencia, se pode afirmar que ao longo deste longo período da história nacional não há nenhuma transformação social, nenhum avanço ou conquista dos trabalhadores e do povo português a que não esteja directa ou indirectamente associada a iniciativa, a luta, a acção e a intervenção do PCP.

Abordando os principais acontecimentos que percorreram o século XX e as primeiras décadas do século XXI, o livro 100 Anos de Luta sublinha momentos significativos da vida do PCP, desde a sua fundação a 6 de Março de 2021 às suas mais importantes decisões, aos seus 21 congressos (de que se apresentam sínteses individuais), à sua organização e reorganizações, nomeadamente na clandestinidade imposta pela ditadura fascista, aos combates dos trabalhadores e do povo português com o destacado papel do PCP pela liberdade e a democracia, à sua transformação em grande partido nacional impulsionador da unidade antifascista, ao seu papel no derrube do fascismo.

Papel igualmente relevante que o PCP teve na Revolução de Abril, na dinamização da luta de massas e nas conquistas de Abril, na resistência à contra-revolução, na defesa da paz, na afirmação da soberania e independência nacional, na luta pela emancipação da mulher, em todos os combates da juventude, no seu papel na organização, unidade e luta dos trabalhadores, na sua acção simultaneamente internacionalista e patriótica, na organização e dinamização de 44 edições da maior iniciativa político-cultural em Portugal, a Festa do Avante!.

Natureza, valores e projecto

Valorizada é também, nesta obra, a ligação do PCP à classe operária e às massas, constantemente enriquecida, a sua profunda democracia interna, a base teórica, o marxismo-leninisno, o estilo de trabalho colectivo, força agregadora deste grande colectivo partidário, a independência de classe, política e ideológica com que sempre assumiu as suas posições, a forma ímpar como desenvolve a acção nas instituições ao serviço dos trabalhadores e do povo rejeitando favores ou benesses pessoais pelo exercício desses cargos.

Sobressai igualmente a exaltante afirmação do seu projecto e ideal com um conteúdo profundamente humanista, a construção colectiva dos seus Estatutos e Programas, o destacado papel dos seus dirigentes, o heroísmo dos seus mártires, a dedicação sem limites dos seus funcionários, a generosa atitude dos seus quadros, a imensa alegria de sonhar e de viver com que os seus militantes se entregam à construção da sociedade nova, sem a exploração do homem pelo homem.

Forma e conteúdo

Este é, sem dúvida, um livro imprescindível para o conhecimento da rica e diversificada intervenção do PCP ao longo de 100 anos, um contributo precioso para a formação política, ideológica e intervenção organizada dos comunistas. Mas, pela riqueza da informação organizada por capítulos cronológicos e temáticos, é também um livro que interessa a todos aqueles que buscam conhecer a história das lutas dos trabalhadores e do povo português e do seu partido de classe, entre 1921 e 2021. É um livro que faz falta aos democratas e patriotas que se preocupam com a construção de um Portugal desenvolvido, soberano e com futuro.

Trata-se de uma edição graficamente cuidada, no formato de 24x28,5 (ao alto), de 304 páginas, em papel couché mate de 170 gramas, impresso a cores, com capa cartonada revestida com papel couché impresso a quatro cores e plastificado a mate.

Um livro cativante, não só pelos densos e significativos conteúdos, mas também pelo seu inestimável valor estético-formal.



Mais artigos de: PCP

100 anos de vida de Jaime Serra

Jaime Serra faz amanhã 100 anos. Operário, dirigente do PCP antes e depois do 25 de Abril, esteve vários anos preso, participou em diversas fugas das cadeias fascistas, foi responsável pela Acção Revolucionária Armada (ARA) e deputado na Assembleia Constituinte e na Assembleia da República. Na próxima edição, o Avante!...

Resistência na Cultura em Trás-os-Montes

A longa e cada vez mais actual luta do PCP em defesa da Cultura esteve em debate, na manhã de sábado, 9, em Macedo De Cavaleiros. A iniciativa, promovida pela Organização Regional de Bragança (ORBA) do PCP, integrada nas comemorações do Centenário do Partido, decorreu na Casa da Cultura da...

A espuma do preconceito

A candidatura de João Ferreira tem vindo a somar apoios ao longo dos últimos meses. Apoios de sectores diversos, de gente que tem acompanhado as candidaturas eleitorais em que o PCP tem participado nos últimos anos, mas também de outros quadrantes. Neste, como noutros planos, esta é a verdadeira candidatura de...