Editorial

DAR MAIS FORÇA À CDU

A situação política continua marcada pela acção do Governo, seja no prosseguimento da política de...
Opinião
Actual

A festa dos dividendos

A actualidade deste texto resulta não tanto da proximidade temporal dos acontecimentos (a informação é do...
Actual

Notas sobre o «império»

As contradições do processo de integração capitalista na Europa não cessam de se aprofundar, só a...
Actual

Bela democracia

A democracia anda na boca de toda a gente. É um daqueles conceitos que aparentemente todos partilham, embora nunca se saiba em rigor o...
PCP

Vencer ilusões, derrotar<br>a política de direita

PSD e CDS vendem a ideia de que uma vitória nas próximas eleições é possível, tentando desesperadamente reduzir a derrota que já sabem ter certa. E o PS não contraria, alimentando o medo da vitória da coligação PSD/CDS para que, a pretexto de uma falsa utilidade, lhe caiam os votos no bolso. Uns e outros, no entanto, não são capazes de apresentar aos portugueses outra coisa que não seja a continuação da mesma política, da política de direita com que têm infernizado a vida aos trabalhadores e destruído o País.

A talhe de foice

Os «proto»

Cavaco Silva foi à Noruega inventar uma nova sereia, copiando o dinamarquês Hans Christien Andersen (quem não sabe que...
Crónica Internacional

Mitos

A forma como boa parte da comunicação social ao serviço do grande capital tratou o 70.º aniversário da...
Em Foco

Mais 2127 pela democracia<br>e o socialismo

Terminou no final de Abril a campanha de adesão ao Partido «Os Valores de Abril no Futuro de Portugal», lançada pelo Comité Central em Dezembro de 2013. O objectivo então definido, de 2000 novos militantes, era ambicioso, mas foi largamente superado: o PCP tem hoje 2127 novos membros para dar mais força à luta pela alternativa patriótica e de esquerda, pela Democracia Avançada e pelo socialismo.

Nós apoiamos

Conhecidas figuras da vida nacional dão testemunho do seu apoio à Marcha Nacional «A...

Para que nunca mais aconteça o nazi-fascismo

Com um extraordinário espectáculo, o PCP comemorou, sexta-feira, 8, a derrota da Alemanha hitleriana na Segunda Grande Guerra Mundial. Música, poesia, teatro, canto coral, acompanhados da projecção de imagens da época, fizeram parte do programa de uma iniciativa que suscitou repulsa pelo horror, orgulho pelos que resistiram, e convicção de que só com a luta por avanços progressistas e revolucionários, com o reforço dos comunistas e de amplas alianças anti-imperialistas, será possível impedir que o ventre fecundo que gerou a besta nazi-fascista volte a parir a barbárie, como alertou Bertolt Brecht.

PCP

Ingerência e capitulação

O PCP repudia a posição da Comissão Europeia (CE) de intimar os Estaleiros Navais de Viana do Castelo a devolverem os investimentos públicos de que beneficiaram entre 2006 e 2011, por ela considerados «ilegais».

Alternativa antimonopolista

No processo de construção do programa eleitoral para as eleições legislativas, que será apresentado no início de Julho, o PCP realizou anteontem, 12, uma audição sobre economia e empresas.

Unidade e convergência

Delegações do PCP e da Associação Intervenção Democrática, que integra a CDU, estiveram...

Causa justa

Na segunda-feira, o PCP recebeu uma delegação da Associação dos ex-trabalhadores das Minas de Urânio da...

Direito à desinformação

Nas últimas semanas muito se tem dito e escrito sobre liberdade de imprensa, isenção e igualdade de tratamento pela...
Trabalhadores

Banco do capital

Ao defender novos ataques legislativos a direitos fundamentais dos trabalhadores, o Banco de Portugal reflecte os interesses dos grandes grupos económicos e age como «lebre» da política de direita.

Marchar para travar o crime

Mais de três dezenas de organizações representativas de trabalhadores e de utentes apelam à realização de uma marcha contra as privatizações de empresas de transportes, no dia 21, em Lisboa.

Rejeitados cortes na TSU

A CGTP-IN «não aceita a redução das receitas próprias da Segurança Social contributiva e considera que os governos não podem a livre arbítrio mexer nas contribuições sociais».

Cambridge com resistência

A greve de professores de outras disciplinas ao serviço de vigilância da prova escrita do exame PET, no dia 6, somou-se ao protesto dos docentes de Inglês e o próprio MEC mostrou que os efeitos da resistência fazem-se sentir.

Unidade contra privatizações

Hoje, quinta-feira, 14, os trabalhadores da Carris estão em greve, em protesto contra a subconcessão da empresa. O Sindicato...

Marcada greve na Petrogal

Por direitos e melhor distribuição da riqueza, está convocada a greve decidida nos plenários de finais de Abril,...

Alarme em Portimão

Dos 28 profissionais de saúde do Hospital de Portimão que tiveram contacto não protegido com um utente com tuberculose...

INE mostra mais desemprego

Os números divulgados pelo INE no dia 6, relativos aos primeiros três meses de 2015, «mostram um aumento do desemprego e...

EPE na Suíça

Os professores do Ensino Português no Estrangeiro vão fazer greve na Suíça, no dia 23, exigindo a...
Assembleia da República

Fúria privatizadora chega<br>ao Oceanário

O Secretário-geral do PCP responsabiliza o Governo pela «desestabilização e conflito» na TAP, sustentando que na génese do problema está a «fúria privatizadora» em que aquele mergulhou, por «opção política de fundo», mais do que por «fanatismo ideológico».

Banca precisa de controlo público

O PCP valoriza o trabalho da comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do GES criada por proposta sua, entendendo que o País dispõe hoje de um manancial de informação muito útil sobre o que se passou, mas defende que é «preciso ir mais longe», concretizando designadamente o «controlo público da banca».

Maioria e PS recusam revogação

O projecto de lei do PCP que determinava a revogação das taxas moderadoras e a isenção de pagamento no transporte de doentes não urgentes foi chumbado na AR pela maioria PSD/CDS-PP e pelo PS.

AR aprova voto de congratulação

O Parlamento aprovou, dia 8, um voto apresentado pelo PCP assinalando os 70 anos da vitória sobre o nazi-fascismo. Deram o sim todas...

Injusta e desadequada

O decreto-lei sobre a cópia privada, no âmbito do código dos direitos de autor, e que tinha sido vetado em Março...

Estatutos de Ordens profissionais

Diplomas sobre os estatutos da Ordem dos Advogados, da Ordem dos Solicitadores e da Ordem dos Notários foram aprovados dia 30 de Abril,...

Pesar por Oscar Mascarenhas

A Assembleia da República aprovou, dia 8, por unanimidade, um voto de pesar e cumpriu um minuto de silêncio pela morte do...
Nacional

Juntos conseguimos!

O Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) vai realizar nos dias 29 e 39 de Maio, no Fórum Lisboa, a sua 13.ª Convenção, sob o lema «Respostas Ecologistas – Juntos Conseguimos!». Em entrevista ao Avante!, Manuela Cunha fala da situação política do País e aponta caminhos, com o reforço da CDU nas próximas eleições legislativas, para concretizar as transformações necessárias para a construção de um futuro de paz, mais justo, livre e ambientalmente equilibrado.

Governo ignora realidade

Rejeitando a ideia de que a agricultura «vai de vento-em-popa», a Associação Portuguesa de Produtores de Leite e Carne (APPLC) acusa o Governo de estar a «enganar os portugueses e os agricultores em particular, vendendo-lhes gato por lebre».

Temos soluções para o País

Começar a preparar a batalha das eleições para a Assembleia da República foi um dos objectivos do Encontro Concelhio de Beja da CDU. Decorreu no sábado, 9, na Sociedade Filarmónica Capricho Bejense, com a participação de centena e meia de dirigentes, eleitos e activistas da Coligação Democrática Unitária. O Secretário-geral do PCP interveio e reafirmou que, tal como nas autarquias, «a CDU tem propostas para resolver os problemas do País e capacidade e competência para as concretizar». Jerónimo de Sousa deixou claro que «a CDU não tem só soluções mas capacidade para assumir todas as responsabilidades que o povo lhe atribua no plano local mas igualmente no plano nacional».

Mobilização

A realidade actual, económica e social dos concelhos de Santa Maria da Feira e de Castelo de Paiva foi...

Confiança

Uma centena de pessoas participou sábado, 9, no Encontro Distrital de Évora da CDU, que teve lugar...

Nós apoiamos

São já muitos os apoios à Marcha Nacional «A força do povo», todos à rua por um Portugal com futuro, promovida pela CDU, que se vai realizar no dia 6 de Junho, em Lisboa, do Marquês de Pombal aos Restauradores.
A Marcha Nacional é uma poderosa afirmação de que reside no povo, na sua intervenção, na sua luta e no seu voto, a decisão soberana sobre o futuro a construir para as gerações actuais e vindouras, uma afirmação de que está nas mãos dos trabalhadores e do povo decidir do seu destino, abrir outro caminho para Portugal, concretizar uma alternativa patriótica e de esquerda, vinculada aos valores de Abril.

Europa

Tor(y)menta para a maioria

A vitória do partido conservador (Tory) representa para a maioria dos britânicos a continuação das políticas de cortes sociais e redução do nível de vida.

Uma greve silenciada

Os trabalhadores técnicos precários da Telefónica-Movistar estão em luta há mais de mês e meio, mas têm sido raras as notícias sobre esta greve histórica na empresa espanhola de telecomunicações.

Renzi blinda bipartidarismo

O governo italiano, liderado por Matteo Renzi, fez aprovar uma nova lei eleitoral que visa blindar o bipartidarismo no país. O novo...

Prioridade às crianças

A deputada Inês Zuber apresentou, dia 7, na Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais, no Parlamento Europeu, um projecto de...
Internacional

Rússia homenageia os heróis

Com um imponente desfile militar na Praça Vermelha e a presença de cerca de 30 chefes de Estado e de governo, a Rússia assinalou os 70 anos da Vitória sobre o nazi-fascismo na Grande Guerra Pátria.

NATO é ameaça <br> aos povos e à paz

O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) repudia os exercícios da NATO em Portugal e Espanha, previstos para os próximos dias 28 de Setembro e 6 de Novembro.

Apelo Comum

Por iniciativa do PCP, diversos partidos comunistas e operários subscreveram um apelo comum com o objectivo de assinalar o 70.º...

Desastre afegão

Um protesto pela imediata retirada de tropas estrangeiras do Afeganistão ocorreu em Bagram, no Leste do País, faz hoje uma...
Temas

O desenvolvimento industrial exige a intervenção do Estado(*)

Nas vésperas do 25 de Abril de 1974, a indústria transformadora em Portugal apresentava traços aparentemente contraditórios, designadamente um elevado peso no produto e no emprego, superior aos 30 por cento em cada um destes agregados, o segundo maior da Europa, em simultâneo com uma baixa produtividade e um perfil de especialização pobre.

Argumentos
TVisto

Setenta anos depois

O fim na Europa da Segunda Guerra Mundial (as hostilidades prosseguiram na Ásia até 2 de Setembro, como se sabe) foi comemorado...
Memória
Aconteceu

Vendas em queda

As vendas do sector do retalho em Portugal recuaram um por cento no ano passado, face a 2013, para 18 937 milhões de euros,...

Faleceu Óscar Mascarenhas

O jornalista Óscar Mascarenhas, que trabalhou muitos anos no Diário de Notícias e na agência Lusa, faleceu dia 6,...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP  ...

A semana em resumo

Frases

“Esta foi a vitória mais doce de sempre!” (David Cameron,Lusa, 8.5.15)...