PE não assegura multilinguismo

O deputado João Ferreira recusou discutir o seu relatório sobre «Inovação na Economia Azul» por não ter sido assegurada a tradução dos documentos em todas as línguas oficiais da União Europeia, nomeadamente em português.

O relatório era o primeiro ponto da ordem de trabalhos da reunião, de dia 6, da Comissão da Indústria, Energia e Investigação do Parlamento Europeu, onde deveria ser discutido juntamente com mais de 200 emendas propostas pelos vários grupos políticos.

Em nota de imprensa, os deputados do PCP salientam que «este é mais um dos vários ataques que têm vindo a ser feitos ao respeito pelo princípio do multilinguismo no Parlamento Europeu. Ataques que se traduzem na ausência de tradução de vários documentos em todas as línguas, em atrasos nas traduções e na ausência de serviços de interpretação em várias reuniões».

A nota refere ainda que estas dificuldades «são indissociáveis dos cortes orçamentais nos serviços de tradução e interpretação decididos pelos dois maiores grupos políticos do Parlamento (PPE e S&D)».




Mais artigos de: Europa

Tor(y)menta para a maioria

A vitória do partido conservador (Tory) representa para a maioria dos britânicos a continuação das políticas de cortes sociais e redução do nível de vida.

Uma greve silenciada

Os trabalhadores técnicos precários da Telefónica-Movistar estão em luta há mais de mês e meio, mas têm sido raras as notícias sobre esta greve histórica na empresa espanhola de telecomunicações.

Renzi blinda bipartidarismo

O governo italiano, liderado por Matteo Renzi, fez aprovar uma nova lei eleitoral que visa blindar o bipartidarismo no país. O novo diploma, baptizado de «Italicum», confere automaticamente uma maioria de 55 por cento dos deputados à lista que recolha 40 por cento dos sufrágios reais....

Prioridade às crianças

A deputada Inês Zuber apresentou, dia 7, na Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais, no Parlamento Europeu, um projecto de relatório sobre «A redução das desigualdades, com especial atenção à pobreza infantil». No documento, a deputada do PCP...