Nos 70 anos da Vitória sobre o nazi-fascismo

Apelo Comum

Por iniciativa do PCP, diversos partidos comunistas e operários subscreveram um apelo comum com o objectivo de assinalar o 70.º aniversário da Vitória sobre o nazi-fascismo.

O Apelo sublinha o papel decisivo da União Soviética na derrota do nazi-fascismo, assim como o papel da resistência antifascista em todo o mundo.

Denunciando a natureza de classe do fascismo, o Apelo realça a acção central dos comunistas e do movimento operário na luta contra o nazi-fascismo.

Rejeitando o revisionismo e a falsificação da História, e o seu carácter anti-comunista, o Apelo alerta para o ressurgimento na actualidade da ameaça do fascismo e dos perigos duma nova guerra de grandes proporções, em resultado da acção do imperialismo.

O texto apela aos trabalhadores e aos povos de todo o mundo para que desenvolvam a sua luta emancipadora e para que façam da celebração dos 70 anos da Vitória sobre o nazi-fascismo uma poderosa afirmação de unidade e luta pela Paz, contra a ameaça do fascismo e da guerra, assim como pela democracia, o progresso social e o socialismo.

Partidos signatários

Partido Comunista Sul Africano, Partido Comunista da Albânia, Partido Comunista Alemão, Partido Argelino para a Democracia e o Socialismo, Partido Comunista da Argentina, Partido Comunista da Austrália, Partido dos Trabalhadores do Bangladesh, Partido do Trabalho da Bélgica, Partido Comunista do Brasil, Partido dos Comunistas Búlgaros, Partido Comunista do Canadá, Partido Comunista da Boémia e Morávia, Partido Comunista do Chile, Partido Progressista do Povo Trabalhador – Chipre, Partido Socialista dos Trabalhadores da Croácia, Partido Comunista de Cuba, Partido Comunista da Dinamarca, Partido Comunista na Dinamarca, Partido Comunista da Eslováquia, Partido Comunista de Espanha, Comunistas da Catalunha, Partido Comunista dos Povos de Espanha, Partido Comunista das Filipinas (PKP 1930), Partido Comunista Francês, Partido Comunista da Grécia, Novo Partido Comunista da Holanda, Partido dos Trabalhadores Húngaros, Partido Comunista da Índia, Partido Comunista da Índia (Marxista), Partido do Povo do Irão, Partido Comunista Iraquiano, Partido Comunista da Irlanda, Partido dos Comunistas Italianos, Partido da Refundação Comunista – Itália, Novo Partido Comunista da Jugoslávia, Partido Comunista Libanês, Partido Comunista Luxemburguês, Partido Comunista de Malta, Partido Comunista de México, Partido Comunista do Paquistão, Partido Comunista Paraguaio, Partido Comunista Peruano, Partido Comunista Português, Partido Comunista Britânico, Novo Partido Comunista Britânico, Partido Comunista da Federação Russa, Comunistas da Sérvia, Partido Comunista Sírio, Partido Comunista Sírio (Unido), Partido Comunista do Sri Lanka, Partido Comunista da Suazilândia, Partido Comunista da Turquia, Partido Comunista da Ucrânia, Partido Comunista do Uruguai, Partido Comunista da Venezuela, Partido Comunista do Vietname.

O Apelo Comum foi também subscrito pelo Partido Socialista Unificado da Catalunha e pela União do Povo Galego.




Mais artigos de: Internacional

Rússia homenageia os heróis

Com um imponente desfile militar na Praça Vermelha e a presença de cerca de 30 chefes de Estado e de governo, a Rússia assinalou os 70 anos da Vitória sobre o nazi-fascismo na Grande Guerra Pátria.

NATO é ameaça <br> aos povos e à paz

O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) repudia os exercícios da NATO em Portugal e Espanha, previstos para os próximos dias 28 de Setembro e 6 de Novembro.

Desastre afegão

Um protesto pela imediata retirada de tropas estrangeiras do Afeganistão ocorreu em Bagram, no Leste do País, faz hoje uma semana. Centenas de populares manifestaram-se depois de mais um civil ter sido alvejado por militares norte-americanos naquela localidade, na noite de terça-feira, 5. No mesmo...

Venezuela – mais justiça social

No decorrer de uma maciça, colorida e combativa marcha dos trabalhadores, o presidente Nicolás Maduro anunciou novas medidas para debelar a guerra económica da oligarquia crioula apostada em destruir o processo bolivariano, que bombardeado desde fora e dentro do...