Editorial

A CDU AVANÇA

Realizaram-se no passado domingo as eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira....
Opinião
PCP

O têxtil: caminhos da exploração

A propósito do 50.º Aniversário de uma das associações patronais do sector têxtil e vestuário, intensificou-se a campanha em torno do bom momento que o sector atravessa, desta feita com o envolvimento do Presidente da República que procedeu a mais um roteiro no distrito de Braga, visitando três grandes empresas e o Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE).

Actual

Uma vergonha!

O PCP realizou no passado dia 28 de Fevereiro o Encontro Nacional «Não ao declínio nacional. Soluções para...
Actual

«Tudo se cria»

«Tudo se cria» é uma expressão que felizmente caiu em desuso, pelo menos no sentido original. «Tudo se...
Actual

O Futuro

Talvez imbuído daquela consigna de má memória de que uma mentira mil vezes repetida se tornaria verdade, o Governo...
Crónica Internacional

Eleições e Ideologia

A segunda volta das eleições regionais em França fecha dois fins-de-semana de actos eleitorais em dois importantes...
A talhe de foice

À glória

Não são poucos os estragos no País, no povo e no regime democrático feitos pelo Governo Passos/Portas e, sendo...
Em Foco

CDU conquista maior expressão<br>eleitoral de sempre

Nas eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, que se realizaram no domingo, 29 de Março, a Coligação PCP/PEV obteve 5,54 por cento dos votos, o que permitiu eleger dois deputados – Edgar Silva e Sílvia Vasconcelos - e reconquistar o seu Grupo Parlamentar.

Para Jerónimo de Sousa, o resultado alcançado, confirmando um percurso de crescimento e alargamento de influência registado pela CDU em sucessivas eleições, «representa um factor de confiança e ânimo para as muitas batalhas políticas e eleitorais a que os trabalhadores e o povo serão chamados na luta pela ruptura com a política de direita e a construção da alternativa política».

Geração com futuro na luta de todos os dias

A manifestação que assinalou o Dia Nacional da Juventude, no sábado, em Lisboa, foi o ponto alto de uma semana de intensa acção sindical de jovens e junto de jovens, a informar e mobilizar para a luta por trabalho com direitos, contra a precariedade e a exploração. Foi também uma afirmação de que muitos trabalhadores mais novos estão a tomar o seu lugar na luta de todos os dias, contra as injustiças de hoje e pela mudança de Governo e de política, para retomar os valores de Abril e assegurar melhores condições de trabalho e de vida.

PCP

Basta de exploração<br>e empobrecimento

O Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, encheu-se na tarde de domingo para um comício do PCP, no qual Jerónimo de Sousa voltou a apelar à participação na Marcha Nacional marcada para 6 de Junho em Lisboa.

Levar mais longe a bandeira

A sessão de 25 de Março, evocativa do centenário do nascimento de António Dias Lourenço, foi uma bela e sentida homenagem do PCP a um dos seus mais destacados dirigentes e militantes.

Crime contra o País

Reagindo ao anúncio do Governo de que irá avançar de imediato com as privatizações da CP Carga e da EMEF, o PCP apela à mobilização e à luta contra mais este «crime».

Celebrar e reforçar

Continuam a realizar-se por todo o País iniciativas comemorativas do 94.º aniversário do...

Desemprego não pára

Os dados do Instituto Nacional de Estatística confirmam que, desde Setembro, o número oficial de desempregados tem vindo a...

CT de Lindo Vale reabre

No Porto, mais precisamente na freguesia de Paranhos, foi reaberto, no dia 28, o Centro de Trabalho de Lindo Vale, após um...

Faleceu Fernanda Montemor

A propósito do falecimento, na semana passada, de Fernanda Montemor, o PCP emitiu um comunicado no qual recorda «uma das mais...
Trabalhadores

Podem pagar melhor

Os trabalhadores insistiram nas reivindicações salariais, decidiram fazer greve e acabaram por impor negociações que os patrões recusavam.

Contra negócio no lixo

A venda da EGF pode ser um grande negócio para o grupo privado que a vai receber «de mão beijada», mas prejudica seriamente os interesses dos municípios e do País.

Mostrem as contas da PACC

Se o ministro Nuno Crato mandou invocar o «encargo financeiro» que teria a suspensão da PACC e assim ultrapassar os efeitos das providências cautelares, deve agora divulgar quanto custou esta «obstinação».

SC Braga condenado

O Sporting Clube de Braga foi condenado a reintegrar os trabalhadores que em 2008 foram despedidos do bingo e a pagar quase um milhão...

Greve forte na vigilância

A greve nacional de 26 e 27 de Março teve grande adesão por parte dos trabalhadores das empresas...

Protesto do têxtil

Dirigentes do Sindicato dos Têxteis do Minho e Trás-os-Montes, da Fesete/CGTP-IN, e outros trabalhadores do sector...

Salvar a Gráfica

Uma concentração popular, em solidariedade para com os 44 trabalhadores da Empresa...
Assembleia da República

Esconder problemas<br>e vender ilusões

O fim das quotas leiteiras em Março tem consequências dramáticas para os agricultores e a produção nacional. Quem o diz é o PCP, que adverte que o País poder passa da condição de auto-suficiente para «forte importador de leite», com destruição de explorações e de empregos.

Capitalismo é raiz<br>dos problemas

Os trabalhos da comissão de inquérito ao BES permitiram obter uma informação muito vasta sobre este novo caso que abalou o sistema financeiro em 2014, considera o PCP, apostado como está em que o sucesso já alcançado na «obtenção de dados e apuramento de factos - ainda que com limitações - se traduza em conclusões à altura».

Maioria teima em não baixar

A maioria PSD/CDS-PP voltou a chumbar um diploma do PCP destinado a repor a taxa de IVA nos serviços de alimentação e...

Chumbado reforço proposto<br>pelo PCP

A maioria PSD/CDS-PP rejeitou sexta-feira, 27, o projecto de lei do PCP que visava garantir as condições materiais e humanas para o funcionamento pleno das comissões de protecção de crianças e jovens.

Defender clientes

Estará hoje em debate na AR um projecto de lei do PCP que visa proibir que a banca altere unilateralmente taxas de juro e outras...

Acabe-se com o esbulho!

Não passou no crivo da maioria PSD/CDS-PP o projecto de lei do PCP (o mesmo aconteceu a duas iniciativas do BE com igual objectivo) que...
Nacional

Jornada de luta do MURPI

Sob o lema «Contra o aumento do custo de vida; pela valorização das reformas e pensões», a Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI) vai promover, no dia 11 de Abril, uma jornada nacional de luta, descentralizada em diversos distritos, com formas de expressão diferentes.

Em defesa <br>da produção nacional

Milhares de agricultores e compartes de baldios marcaram presença, no dia 26, em Braga, na manifestação nacional organizada pela Confederação Nacional da Agricultura e pelas suas associadas. Na data que assinalou a abertura da Feira AGRO, nas ruas exigiu-se uma outra política agrícola com preços justos à produção nacional.

Grande dia de luta

Um pouco por todo o País, no dia 24 de Março, os estudantes saíram à rua para demonstrar o seu descontentamento com as políticas de ataque ao Ensino Superior público.

Desenvolvimento adiado

Com o objectivo de aprofundar o conhecimento dos problemas, acompanhar a sua evolução e desenvolvimentos e, sobretudo, ouvir as pessoas, para levar as suas preocupações e a sua vontade ao Parlamento Regional dos Açores, Aníbal Pires, deputado eleito pelo PCP, esteve na Ilha Graciosa entre os dias 23 e 26 de Março.

Ilegalidades em Gondomar

A Câmara de Gondomar foi condenada a devolver 11 milhões de euros e a suspender todos os projectos já iniciados, por ter...
Europa

Desfile festivo por justiça social

Apesar do frio, do vento e da chuva, cerca de 20 mil pessoas participaram, dia 29, na marcha de protesto, convocada pelos movimentos belgas Tout autre Chose e Hart boven Hard.

Marcha contra Renzi

Dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se, no sábado, 28, no centro Roma, em protesto contra a reforma laboral, conhecida por «jobs act».

Sair do círculo vicioso, abrir novos caminhos

A crise económica e social em que Portugal e outros países da União Europeia estão mergulhados não pode ser desligada das políticas ditas «comunitárias» e em particular da «moeda única». Em vez da prometida «convergência» das economias, o euro e os seus constrangimentos acentuaram as assimetrias entre países, fechando o círculo vicioso de que urge sair.

Franceses penalizam Hollande

O Partido Socialista, do presidente em funções François Hollande, foi duramente castigado pelos eleitores na segunda...
Internacional

MAS consolida poder

Com vitórias em seis das nove regiões do país, o Movimento para o Socialismo (MAS) confirmou a sua posição de maior força política da Bolívia.

TPI admite Palestina

A Palestina tornou-se, ontem, o 123.º estado aderente ao Estatuto de Roma, tratado fundador do Tribunal Penal Internacional (TPI). Em...

A Primavera no Quebeque

Longe vão os tempos em se dizia que o Canadá é a «Noruega das Américas», o arquétipo do...
Temas

Instrumento de libertação colectiva

A celebração de qualquer Dia Mundial é sempre um apelo, uma chamada de atenção para algo que carece de ser apoiado e expandir-se com mais e melhores condições. Deles se deveria poder dizer que sucediam todos os dias e seriam portanto desnecessários e inúteis. Não é assim, como é sabido.

Argumentos
História

Um povo sem país. Até quando?

A 30 de Março de 1976 teve lugar em toda a Palestina ocupada e em localidades árabes de Israel uma greve geral e...
TVisto

Vestígios

Foi no Jornal da Tarde, o primeiro telenoticiário da RTP que nos informa, dia após dia, do que vai acontecendo pelo...
Aconteceu

Carnide homenageia Fernanda Lapa

Aproveitando as celebrações do Dia Mundial do Teatro (27 de Março), a Junta de Freguesia de Carnide, Lisboa, homenageou...

Violências crescem

Todas as semanas, 16 idosos e 19 crianças são vítimas de crime em Portugal, afirma a Associação...

Faleceu Herberto Helder

Morreu na segunda-feira, 23, aos 84 anos, Herberto Hélder. Natural do Funchal, onde nasceu em 1930, o escritor e poeta deixa uma...

Abu-Jamal hospitalizado

O preso político norte-americano Mumia Abu-Jamal foi internado de urgência numa unidade hospitalar da Pensilvânia. Os...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Sexta-feira, 10...

A semana em resumo

Frases

“Auditoria confirma lista VIP.” (Título do i, 26.3.15)  ...