Desemprego não pára

Os dados do Instituto Nacional de Estatística confirmam que, desde Setembro, o número oficial de desempregados tem vindo a aumentar e que a erosão de postos de trabalho não cessa, sublinhou o PCP, em nota do Gabinete de Imprensa. No referido período, «foram empurrados para o desemprego mais 36 mil trabalhadores» e «destruídos 56 700 empregos», entre os jovens a taxa é de cerca de 35 por cento.

No texto, emitido segunda-feira, 30, o Partido realça que «a população desempregada em Fevereiro atingiu as 719 600 pessoas, o que corresponde a uma taxa de desemprego, corrigida de sazonalidade, de 14,1 por cento (mais 0,3 pontos percentuais do que no mês anterior), enquanto a população empregada era de 4399,9 mil pessoas (menos 11,1 mil pessoas do que no mês anterior)».

O nível elevadíssimo do desemprego mantém-se, «pesem embora todas as mistificações a que este Governo tem recorrido, nomeadamente através das centenas de milhares de cursos de formação, estágios e contratos de emprego e inserção, que mais não são do que medidas de emprego que visam esconder a taxa de desemprego real».

«No interesse dos trabalhadores e do povo português, torna-se cada vez mais urgente a necessidade de ruptura com este caminho de desastre a que a política de direita prosseguida por este Governo e pelos que o antecederam conduziram o nosso País», conclui o PCP.

As estatísticas do INE, para além de actualizarem o índice de Fevereiro, corrigiram a taxa de desemprego de Janeiro, que passou de 13,3 para 13,8 por cento.




Mais artigos de: PCP

Basta de exploração<br>e empobrecimento

O Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, encheu-se na tarde de domingo para um comício do PCP, no qual Jerónimo de Sousa voltou a apelar à participação na Marcha Nacional marcada para 6 de Junho em Lisboa.

Levar mais longe a bandeira

A sessão de 25 de Março, evocativa do centenário do nascimento de António Dias Lourenço, foi uma bela e sentida homenagem do PCP a um dos seus mais destacados dirigentes e militantes.

Santarém inaugura<br>Rua Álvaro Cunhal

Santarém tem, desde domingo, uma nova rua. Situada na urbanização de São Domingos, partindo da rotunda da água, está a partir de agora a Rua Álvaro Cunhal, inaugurada pelos presidentes da União de Freguesias da cidade e da Câmara...

Crime contra o País

Reagindo ao anúncio do Governo de que irá avançar de imediato com as privatizações da CP Carga e da EMEF, o PCP apela à mobilização e à luta contra mais este «crime».

Celebrar e reforçar

Continuam a realizar-se por todo o País iniciativas comemorativas do 94.º aniversário do Partido. Tendo como objectivo central o reforço da organização e intervenção partidárias, as comemorações do aniversário...

Caravana Regional<br>percorreu o Porto

Termina hoje às 18 horas, com uma tribuna pública na Praça da Liberdade (junto à estátua do Ardina), o périplo da «caravana regional» do PCP que percorreu o distrito do Porto nas últimas semanas. Uma equipa composta por membros...

CT de Lindo Vale reabre

No Porto, mais precisamente na freguesia de Paranhos, foi reaberto, no dia 28, o Centro de Trabalho de Lindo Vale, após um período de encerramento devido à necessidade de realização de obras estruturais de requalificação do edifício. As melhorias realizadas foram...

Faleceu Fernanda Montemor

A propósito do falecimento, na semana passada, de Fernanda Montemor, o PCP emitiu um comunicado no qual recorda «uma das mais marcantes actrizes do teatro português». Lembrando o «vastíssimo leque de personagens» que interpretou, de textos clássicos ou...