Assembleia Geral da URAP

Defender a paz e a liberdade

A União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) realizou no sábado, 28, em Lisboa, a sua Assembleia Geral, onde analisou a actividade dos últimos dois anos, traçou linhas de trabalho futuro e elegeu os novos corpos sociais. Entre sócios e convidados, da JCP, da Associação Conquistas da Revolução e de «A Voz do Operário», estiveram várias dezenas de pessoas na Biblioteca Museu República e Resistência.

Durante os trabalhos – dirigidos por João Corregedor da Fonseca que, na mesa, se fez acompanhar por Susana Luís e Américo Leal – valorizou-se as inúmeras actividades realizadas pelos núcleos da URAP (Almada, Alhandra, Peniche, Porto, Santa Iria de Azóia e Setúbal), relacionadas com as comemorações dos 40 anos do 25 de Abril e com a defesa da paz, da liberdade e da democracia.

Entre muitas outras iniciativas, promoveu-se ainda, no último ano, uma sessão de aniversário do II Congresso Republicano de Aveiro e efectuou-se a habitual homenagem aos tarrafalistas, com uma romagem ao Mausoléu dos Resistentes Anfifascistas Mortos no Tarrafal, no Cemitério do Alto de São João, em Lisboa, não sendo esquecido José Barata, ex-tarrafalista e membro fundador da URAP, que faleceu aos 97 anos.

Para além da participação e colaboração em vários colóquios, sessões, debates e homenagens, a URAP organizou ainda, entre 28 de Janeiro a 12 de Fevereiro, a vinda da Tocha da Federação Internacional de Resistentes a Portugal, iniciativa integrada no 70.º aniversário do fim da II Guerra Mundial.

Continuar o trabalho

No Plano de Actividades para 2015/2016 – documento aprovado por unanimidade, assim como o relatório de actividades e os novos corpos sociais – a URAP propõe continuar a realizar sessões nas escolas, em colectividades e outras estruturas populares sobre o 25 de Abril. Em Peniche, integrado no programa da Câmara Municipal, será apresentado o projecto «Memorial», com os nomes de todos os presos que passaram pelo Forte e cuja investigação, na Torre do Tombo, foi realizada pela URAP.

Em Maio vai ainda ter lugar o «Comboio dos 1000», que levará jovens de vários países da Europa a visitar Auschwitz, o campo de concentração onde foram assassinados milhares de democratas e onde se praticaram as mais terríveis torturas.

Neste capítulo, a URAP promete ainda lutar contra a nova tentativa do «Museu Salazar», para que, cumprindo a Constituição da República, Santa Comba não se transforme num «santuário» ao fascismo.

No final desta iniciativa, João Corregedor da Fonseca apelou à participação de todos nas manifestações do 25 de Abril e do 1.º de Maio, que «deverão ser uma expressão do nosso grande descontentamento». «São as lutas, umas pequenas, outras maiores, que, como a experiência do passado nos ensinou, acabarão por alterar esta política e trazer de novo o que conquistámos com o 25 de Abril», afirmou.




Mais artigos de: Nacional

Jornada de luta do MURPI

Sob o lema «Contra o aumento do custo de vida; pela valorização das reformas e pensões», a Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI) vai promover, no dia 11 de Abril, uma jornada nacional de luta, descentralizada em diversos distritos, com formas de expressão diferentes.

Em defesa <br>da produção nacional

Milhares de agricultores e compartes de baldios marcaram presença, no dia 26, em Braga, na manifestação nacional organizada pela Confederação Nacional da Agricultura e pelas suas associadas. Na data que assinalou a abertura da Feira AGRO, nas ruas exigiu-se uma outra política agrícola com preços justos à produção nacional.

Grande dia de luta

Um pouco por todo o País, no dia 24 de Março, os estudantes saíram à rua para demonstrar o seu descontentamento com as políticas de ataque ao Ensino Superior público.

Desenvolvimento adiado

Com o objectivo de aprofundar o conhecimento dos problemas, acompanhar a sua evolução e desenvolvimentos e, sobretudo, ouvir as pessoas, para levar as suas preocupações e a sua vontade ao Parlamento Regional dos Açores, Aníbal Pires, deputado eleito pelo PCP, esteve na Ilha Graciosa entre os dias 23 e 26 de Março.

Ilegalidades em Gondomar

A Câmara de Gondomar foi condenada a devolver 11 milhões de euros e a suspender todos os projectos já iniciados, por ter utilizado dinheiro de fundos comunitários sem autorização e através de um esquema que englobava facturas falsas, durante a liderança de Valentim...

Encontro de vontades <br>para a mudança

No dia 21 de Março realizou-se, na Junta de Freguesia de Cernache, um Encontro de eleitos, candidatos e activistas da CDU do concelho de Coimbra, onde se reafirmaram as bandeiras da defesa e valorização dos serviços públicos, dos trabalhadores e do Poder...

Austeridade degrada <br>o Poder Local

Sob o lema «Afirmar Portugal com o Poder Local», realizou-se nos dias 27 e 28 de Março, em Tróia, Grândola, o XXII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP). Durante os dois dias, os autarcas de todo o País debateram, entre outras...

Utentes exigem mais <br>e melhores serviços públicos

No dia 12 de Março, realizou-se, em Lisboa, o 12.º Encontro das Comissões e Associações de Utentes dos Serviços Públicos, que contou com a participação de 30 organizações, representadas por 40 elementos. Nas intervenções...

Por mais e melhor emprego científico

A Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) realizou no sábado, 28, no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, uma Assembleia Geral Ordinária onde foi aprovado o Relatório de Actividades e o Relatório de Contas relativos ao ano de...