Celebrar e reforçar

Continuam a realizar-se por todo o País iniciativas comemorativas do 94.º aniversário do Partido. Tendo como objectivo central o reforço da organização e intervenção partidárias, as comemorações do aniversário estão a permitir alargar fileiras e chegar a muitos independentes, que reconhecem no PCP uma força coerente e combativa, com as propostas necessárias para interromper o rumo de empobrecimento, exploração e submissão para o qual PS, PSD e CDS há muito empurram o País.

No Barreiro realizou-se um grande almoço, que contou com a presença de Francisco Lopes, do Secretariado e da Comissão Política do Comité Central. No sábado, em Sesimbra, mais de 100 pessoas participaram no jantar realizado na Sociedade Musical Sesimbrense, promovido pelas organizações de freguesia do Castelo e de Santiago. A intervenção esteve a cargo de Carlos Gonçalves, da Comissão Política. Em Torres Novas, João Oliveira, da Comissão Política, marcou presença num almoço promovido pelos concelhos do Norte do distrito de Santarém, no qual participaram 250 pessoas, militantes e simpatizantes do Partido.

Para além das iniciativas realizadas em Monforte e Fronteira, no distrito de Portalegre, os últimos dias ficam também marcados pelo jantar de aniversário das organizações partidárias de Nelas e Carregal do Sal, que se realizou pela primeira vez desde há largos anos, testemunhando o reforço do Partido no distrito de Viseu. A intervenção política ficou a cargo de João Abreu, do Comité Central.

No dia 28, a celebração foi em Castro Verde, num almoço que reuniu 60 pessoas e onde Octávio Augusto, da Comissão Política, fez a intervenção política na qual sublinhou os eixos fundamentais da proposta de política patriótica e de esquerda que o PCP defende. No dia seguinte, mas em Almodôvar, João Mestre, da Direcção da Organização Regional de Beja do PCP, participou no lanche convívio juntamente com três dezenas de militantes e simpatizantes do Partido naquele concelho do Baixo Alentejo.

Ainda no dia 28 teve lugar um convívio comemorativo do aniversário em Santa Maria da Feira, no qual participaram dezenas de militantes e simpatizantes do Partido. Intervieram Filipe Moreira, da Comissão Concelhia, e José Gaspar, da Direcção da Organização Regional de Aveiro e do Comité Central do Partido. Em Mirandela realizou-se no domingo uma das maiores comemorações dos últimos anos, com largas dezenas de pessoas – militantes e simpatizantes. João Oliveira, da Comissão Política, fez a intervenção. Na véspera, em Óbidos, cerca de meia centena de pessoas assinalou a efeméride num almoço que contou com as intervenções de Luís Barreiros, da DORLEI, Rui Raposo, da Comissão Concelhia e Custódio Santos, eleito na Assembleia Municipal.

 



Mais artigos de: PCP

Basta de exploração<br>e empobrecimento

O Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, encheu-se na tarde de domingo para um comício do PCP, no qual Jerónimo de Sousa voltou a apelar à participação na Marcha Nacional marcada para 6 de Junho em Lisboa.

Levar mais longe a bandeira

A sessão de 25 de Março, evocativa do centenário do nascimento de António Dias Lourenço, foi uma bela e sentida homenagem do PCP a um dos seus mais destacados dirigentes e militantes.

Santarém inaugura<br>Rua Álvaro Cunhal

Santarém tem, desde domingo, uma nova rua. Situada na urbanização de São Domingos, partindo da rotunda da água, está a partir de agora a Rua Álvaro Cunhal, inaugurada pelos presidentes da União de Freguesias da cidade e da Câmara...

Crime contra o País

Reagindo ao anúncio do Governo de que irá avançar de imediato com as privatizações da CP Carga e da EMEF, o PCP apela à mobilização e à luta contra mais este «crime».

Caravana Regional<br>percorreu o Porto

Termina hoje às 18 horas, com uma tribuna pública na Praça da Liberdade (junto à estátua do Ardina), o périplo da «caravana regional» do PCP que percorreu o distrito do Porto nas últimas semanas. Uma equipa composta por membros...

Desemprego não pára

Os dados do Instituto Nacional de Estatística confirmam que, desde Setembro, o número oficial de desempregados tem vindo a aumentar e que a erosão de postos de trabalho não cessa, sublinhou o PCP, em nota do Gabinete de Imprensa. No referido período, «foram empurrados para o...

CT de Lindo Vale reabre

No Porto, mais precisamente na freguesia de Paranhos, foi reaberto, no dia 28, o Centro de Trabalho de Lindo Vale, após um período de encerramento devido à necessidade de realização de obras estruturais de requalificação do edifício. As melhorias realizadas foram...

Faleceu Fernanda Montemor

A propósito do falecimento, na semana passada, de Fernanda Montemor, o PCP emitiu um comunicado no qual recorda «uma das mais marcantes actrizes do teatro português». Lembrando o «vastíssimo leque de personagens» que interpretou, de textos clássicos ou...