Grande dia de luta
Um pouco por todo o País, no dia 24 de Março, os estudantes saíram à rua para demonstrar o seu descontentamento com as políticas de ataque ao Ensino Superior público.
Os estudantes souberam dar a resposta necessária
Em comunicado, a Direcção Central de Ensino Superior da JCP saudou as diversas iniciativas de celebração do Dia do Estudante. No seu conjunto, foi expressa a luta contra as propinas e o seu sucessivo aumento, contra os cortes nas bolsas e outros apoios sociais, como o passe escolar, contra os encerramentos de cantinas e falta de condições materiais e humanas nas escolas e nos serviços administrativos e de Acção Social Escolar, contra as taxas de emolumentos e os elevados custos do ensino, contra a desvalorização e discriminação do Ensino Superior Politécnico, contra o Jurídico das Instituições de Ensino Superior, o Processo de Bolonha e as mais recentes medidas que visam aprofundar os ataques à democracia e a elitização do Ensino.
«Os estudantes souberam dar a resposta necessária perante a actual situação e fazer deste 24 de Março um dia de luta dos estudantes e para os estudantes, rejeitando as infames manobras do Governo e daqueles que, dizendo-se representantes dos estudantes, pretendem vir a sentar-se à mesma mesa, mas do lado dos governos e da política de direita», acusa a JCP, que apela «à continuidade e ao reforço da luta dos estudantes, certos de que só pela luta os estudantes se farão ouvir».
Os jovens comunistas apelaram ainda à participação de todos os estudantes na grande marcha de dia 6 de Junho, promovida pela CDU, que se vai realizar em Lisboa.