Editorial

Dar mais força à CDU

Estamos a dois dias do fim da campanha eleitoral. Uma campanha que se tem desenvolvido numa linha de crescente afirmação da CDU...
Opinião
Crónica Internacional

No caminho das tormentas

Três meses passados do golpe de estado promovido pelos EUA e UE, a Ucrânia continua a caminhar velozmente para o abismo. A guerra...
A talhe de foice

Os robertos

O Governo tornou-se um espectáculo de «robertos» e ei-los, mimosos títeres eleitorais, a debitar...
PCP

Com toda a confiança!

No próximo domingo elege-se os 21 deputados portugueses para o Parlamento Europeu. A questão que está colocada aos trabalhadores e ao povo português é a de escolher quem os vai representar nos próximos cinco anos em Bruxelas e Estrasburgo: gente submissa aos interesses do grande capital nacional e europeu? Ou gente que seja a voz incansável e indomável dos interesses dos trabalhadores, do povo e do País?

Actual

O jogo da política de direita

Acossados pelo medo de uma iminente derrota eleitoral, os partidos do Governo recorrem a tudo para evitar o inevitável afundamento....
Actual

A <i>selfie</i> de Assis

A moda das selfies veio para ficar. Mesmo que pareça surpreendente tanto entusiasmo com auto-retratos – que é das formas...
Actual

Os renovas

Numa semana como esta, e com um título destes, poderíamos estar perante um fácil trocadilho entre uma determinada...
Eleições PE

Em defesa do povo e do País

A poucos dias das eleições para o Parlamento Europeu, que se realizam no próximo domingo, 25 o tempo é de intensificar esforços para esclarecer e mobilizar para o voto na CDU. Até ao último minuto.

 

Em defesa da produção nacional

Em contacto com trabalhadores e populações nos distritos de Lisboa e Setúbal, o primeiro candidato da CDU ao Parlamento Europeu defendeu a produção nacional nos sectores ferroviário e naval.

Travar a política de miséria

Inês Zuber esteve, na segunda-feira, no distrito de Braga, tendo visitado a Associação «A Bogalha» e a Associação de Reformados de Guimarães. A segunda candidata da lista da CDU às eleições para o Parlamento Europeu (PE) contactou ainda com trabalhadoras do sector têxtil e com a população e comerciantes de Vizela.

 

Devolver direitos<br>e rendimentos roubados

Num almoço na Amadora, realizado no domingo, 18, João Ferreira voltou a defender a devolução aos trabalhadores e ao povo dos direitos e rendimentos que lhes foram roubados.

Cresce onda de apoio e confiança

Está a crescer o apoio popular à CDU. Sábado passado, 17, no Barreiro, um grande comício com mais de mil pessoas testemunhou, a meio da campanha oficial – e no dia da anunciada «saída limpa» do chamado programa de intervenção da troika –, como, a cada dia que passa, enche mais e mais essa vaga formada pelos que encontram na Coligação a única força que verdadeiramente defende na União Europeia os interesses de Portugal e dos portugueses.

Derrotar a política de direita

Jerónimo de Sousa percorreu no dia 16 de Maio o distrito de Santarém. A primeira paragem aconteceu no Couço. O Secretário-geral do PCP jantou ainda em Benavente e participou num comício na cidade de Santarém.

 

CDU sem comparações

Évora, Vendas Novas e Montemor-o-Novo foram os concelhos por onde passou, no dia 15 de Maio, João Ferreira, cabeça de lista da CDU às eleições para o Parlamento Europeu (PE).

 

Quem luta vota na CDU

A segunda candidata da CDU às eleições do próximo domingo constatou, dia 14, em Sintra, que a luta levada a cabo pelos trabalhadores e a população vai traduzir-se em votos na CDU.

 

Basta de mentiras <br>para justificar mais sacrifícios

Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP, apresentou em conferência de imprensa, na sexta-feira, 16, uma declaração sobre a «situação do País três anos após o pacto de agressão, a mentira da “saída limpa” e a política alternativa» que a seguir se transcreve na íntegra.

CDU mais forte no Norte

Na sexta-feira, um concorrido e animado jantar de apoiantes da CDU encerrou este dia de campanha no distrito de...

A CDU defende os Açores

Catia Benedetti, candidata dos Açores na lista da CDU ao Parlamento Europeu (PE), apresentou no dia 16 o Manifesto da CDU para os...

Olhos nos olhos

Os candidatos da CDU Miguel Viegas e Adelino Nunes estiveram no fim-de-semana em acções de campanha no distrito de Aveiro,...

Defender os emigrantes

Activistas da CDU desdobraram-se, no domingo, 18, em contactos com a comunidade portuguesa no Luxemburgo. Entre os participantes...

TC dá razão à CDU

O Tribunal Constitucional emitiu, no dia 19 de Maio, um acórdão onde condena a retirada de propaganda política da CDU por...
Em Foco

Próxima edição do Avante

A próxima edição do Avante!, a 29 de Maio, incluirá um suplemento especial dedicado à luta pelo aumento do...

Mentiras e verdades <br>sobre o PEC 4

Com o PEC 4, seria evitado o desastre dos últimos três anos? Para acreditar que sim seria preciso aceitar como genuíno o véu de esquerda com que o PS cobre a política de direita que efectivamente tem realizado e que continua a defender.

Do PEC para o pacto

No PEC 4 – afinal, o programa que o PS defende e propõe aos portugueses – preconizava-se...

PEC filho do PEC

O Programa de Estabilidade e Crescimento, para um período de quatro anos, com actualizações...
PCP

Organizar, resistir e lutar

O Sector Intelectual da Organização Regional do Porto do PCP realizou, no dia 3, a sua 9.ª assembleia de organização, colocando especial ênfase na intervenção dos intelectuais comunistas na luta popular.

A Constituição em debate

Por iniciativa oportuna de organizações diversas do nosso Partido, da Função Pública à concelhia da...

Concurso de postais

Foram já seleccionados os projectos vencedores do concurso de postais da Festa do Avante! 2014, que serão editados e...

JCP denuncia amianto

A Organização Regional de Setúbal da JCP denunciou, em nota de imprensa, as escolas do distrito que têm amianto,...
Trabalhadores

A chave está na luta

Aumentar a dinâmica reivindicativa neste período eleitoral constitui uma prioridade, reafirmou a CGTP-IN, depois de o Governo ter aceitado dedicar ao aumento do salário mínimo uma reunião da Concertação.

EGF deve ser pública

Sindicatos, municípios e utentes lançaram um manifesto contra a privatização da Empresa Geral do Fomento (EGF) e convocaram uma concentração para 6 de Junho, em Lisboa.

AtralCipan despede

A AtralCipan, grupo farmacêutico com sede em Castanheira do Ribatejo (Vila Franca de Xira), procedeu ao despedimento colectivo de 60...

Futuro para as OGFE

Trabalhadores das Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento concentraram-se no dia 15, de manhã, junto...

Militares pela Saúde

Um alerta para a situação de risco em que a Saúde Militar e a Acção Social...

Urânio no PM

Antigos trabalhadores da Empresa Nacional de Urânio e familiares, incluindo viúvas de alguns dos...
Assembleia da República

Só gratuitidade assegura igualdade

São cada vez maiores as dificuldades sentidas pelas famílias para suportar a despesa com os manuais escolares no início de cada ano lectivo.

Reforma da PAC não serve o País

Os números são avassaladores e dizem quase tudo sobre as consequências dos primeiros 20 anos de Política Agrícola Comum (PAC) para o nosso País: redução de 500 mil hectares da Superfície Agrícola Útil e liquidação de 300 mil explorações agrícolas, ao ritmo médio de 41 por dia.

Governo sem emenda

Um cartão vermelho ao PSD e ao CDS-PP já nas eleições do próximo domingo pode...

Subsídio é para pagar!

O PCP quer ver garantida a atribuição do subsídio de educação especial a todas as crianças e jovens...
Europa

Comunistas reforçam votação

Na primeira volta das eleições regionais e municipais, realizada no domingo, 18, os eleitores gregos penalizaram os conservadores e sociais-democratas no governo.

Salários para crescer

Milhares de funcionários franceses manifestaram-se, dia 15, em mais de cem cidades, pelo aumento dos salários, congelados desde 2010, e a reposição do poder de compra.

EUROMIL reuniu em Lisboa

A Organização Europeia de Associações Militares (EUROMIL) reuniu a sua assembleia bianual em Lisboa, nos dias 24 e...

Estagnação e deflação

A economia da zona euro praticamente estagnou no primeiro trimestre do ano, evoluindo apenas 0,2 por cento face ao anterior, e 0,9 por cento...

Cada um é o seu percurso

A candidatura patriótica e de esquerda que a CDU corporiza nestas eleições para o Parlamento...
Internacional

Massacre na mina

A explosão ocorrida no dia 13 numa mina de carvão em Soma, na Turquia, que fez mais de 300 mortos, não foi um acidente, foi um massacre, dizem os sindicatos, acusando o governo pela falta de segurança.

Argumentos
TVisto

Sábado sem sol

Era o longamente anunciado dia 17 de Maio e garanto que amanheceu luminoso e já cálido, perfeitamente a condizer com as...
Pontos Cardeais

Eurovisão

«Hoje é dia de festa, cantam as nossas almas». Foi no domingo passado, num parque de merendas para os lados de...
Aconteceu

IRS subiu 34% em 2013

O imposto sobre o rendimento de pessoas singulares (IRS) foi mais uma vez a «galinha dos ovos de ouro» do Governo, gerando um...

Benfica é triplo campeão

O Benfica conquistou no domingo, 18, a Taça de Portugal, vencendo o Rio Ave por 1-0, com um golo de Gaitán. Esta...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Hoje, 22  ...

A semana em resumo

Frases

“[O novo guião para a reforma do Estado] é uma segunda edição...