CDU defende o aumento do Salário Mínimo Nacional

Travar a política de miséria

Inês Zuber esteve, na segunda-feira, no distrito de Braga, tendo visitado a Associação «A Bogalha» e a Associação de Reformados de Guimarães. A segunda candidata da lista da CDU às eleições para o Parlamento Europeu (PE) contactou ainda com trabalhadoras do sector têxtil e com a população e comerciantes de Vizela.

 

«É necessário parar com esta política de empobrecimento»

Image 15983

No conjunto das visitas, Inês Zuber, acompanhada pelas candidatas Mariana Silva e Carla Cruz, procurou dar centralidade ao empobrecimento de que trabalhadores, famílias, reformados e até crianças estão a ser vítimas. «Política de empobrecimento bem visível nos baixos salários das operárias têxteis, cujo salário está pouco acima do Salário Mínimo Nacional (SMN), que o governo PS, primeiro, e agora o do PSD/CDS, se recusa a aumentar, apesar do acordo firmado em 2010 na Concertação Social e das sucessivas propostas da CDU para o seu aumento», afirmou a candidata.

Esta «política de miséria», como criticou Inês Zuber, tem ainda reflexos nos atrasos nos pagamentos às instituições de apoio à infância, como é o caso da «Bogalha», que tem que se substituir ao Governo na política de apoio social, assim como nos valores das reformas, «criando inúmeras dificuldades aos idosos, numa altura em que têm despesas acrescidas, designadamente com a saúde».

Por tudo isto, salientou ainda, estas eleições para o PE são «uma oportunidade» para votar na CDU. «Ao votar na CDU, cada um está a defender o aumento de salários nas empresas e o aumento do SMN», mas também «o aumento das reformas, dos apoios à infância e aos idosos», apelou, referindo que «não é aceitável que no nosso País as crianças em risco de pobreza e de exclusão social constituam 28,6 por cento das pessoas com menos de 18 anos, segundo dados recentemente divulgados pelo Eurostat».

 

Image 15984

João Ferreira no distrito de Santarém
«Se fosse primeiro-ministro o que faria?»

João Ferreira foi até ao distrito de Santarém. A primeira iniciativa do dia teve lugar na Escola Profissional de Salvaterra de Magos, onde o candidato respondeu a diversas perguntas de uma plateia composta por alunos e professores. À pergunta «Se fosse primeiro-ministro o que faria?», João Ferreira respondeu: «A renegociação da dívida pública, a dinamização da produção nacional, a devolução à população e trabalhadores daquilo que lhes foi retirado nos últimos anos, a aposta na valorização dos serviços públicos».

Na segunda-feira, o primeiro candidato da CDU ao Parlamento Europeu (PE) esteve ainda em Santarém, onde contactou com a população, e em Alpiarça, numa sessão pública no salão de «Os Águias», onde assumiu como objectivo a eleição de um terceiro deputado ao PE, eventualmente um quarto, no sufrágio de dia 25 de Maio. «É fundamental que, perante a real possibilidade de a CDU poder eleger o seu terceiro deputado, cada um sinta que fez tudo para que essa possibilidade se transforme numa realidade», afirmou João Ferreira.

 



Mais artigos de: Eleições PE

Em defesa do povo e do País

A poucos dias das eleições para o Parlamento Europeu, que se realizam no próximo domingo, 25 o tempo é de intensificar esforços para esclarecer e mobilizar para o voto na CDU. Até ao último minuto.

 

Em defesa da produção nacional

Em contacto com trabalhadores e populações nos distritos de Lisboa e Setúbal, o primeiro candidato da CDU ao Parlamento Europeu defendeu a produção nacional nos sectores ferroviário e naval.

Devolver direitos<br>e rendimentos roubados

Num almoço na Amadora, realizado no domingo, 18, João Ferreira voltou a defender a devolução aos trabalhadores e ao povo dos direitos e rendimentos que lhes foram roubados.

Cresce onda de apoio e confiança

Está a crescer o apoio popular à CDU. Sábado passado, 17, no Barreiro, um grande comício com mais de mil pessoas testemunhou, a meio da campanha oficial – e no dia da anunciada «saída limpa» do chamado programa de intervenção da troika –, como, a cada dia que passa, enche mais e mais essa vaga formada pelos que encontram na Coligação a única força que verdadeiramente defende na União Europeia os interesses de Portugal e dos portugueses.

Derrotar a política de direita

Jerónimo de Sousa percorreu no dia 16 de Maio o distrito de Santarém. A primeira paragem aconteceu no Couço. O Secretário-geral do PCP jantou ainda em Benavente e participou num comício na cidade de Santarém.

 

CDU sem comparações

Évora, Vendas Novas e Montemor-o-Novo foram os concelhos por onde passou, no dia 15 de Maio, João Ferreira, cabeça de lista da CDU às eleições para o Parlamento Europeu (PE).

 

Quem luta vota na CDU

A segunda candidata da CDU às eleições do próximo domingo constatou, dia 14, em Sintra, que a luta levada a cabo pelos trabalhadores e a população vai traduzir-se em votos na CDU.

 

Basta de mentiras <br>para justificar mais sacrifícios

Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP, apresentou em conferência de imprensa, na sexta-feira, 16, uma declaração sobre a «situação do País três anos após o pacto de agressão, a mentira da “saída limpa” e a política alternativa» que a seguir se transcreve na íntegra.

CDU mais forte no Norte

Na sexta-feira, um concorrido e animado jantar de apoiantes da CDU encerrou este dia de campanha no distrito de Braga, que contou com a presença de João Ferreira e de Carla Cruz, primeiro e quinto candidatos às eleições para o Parlamento Europeu,...

A CDU defende os Açores

Catia Benedetti, candidata dos Açores na lista da CDU ao Parlamento Europeu (PE), apresentou no dia 16 o Manifesto da CDU para os Açores, em que se inclui as propostas específicas da Coligação para enfrentar os problemas da região autónoma, no âmbito de...

Olhos nos olhos

Os candidatos da CDU Miguel Viegas e Adelino Nunes estiveram no fim-de-semana em acções de campanha no distrito de Aveiro, sempre acompanhados por muitos activistas da Coligação. O domingo foi passado no concelho de Sever do Vouga, com contactos no centro da vila e visita à feira das...

Defender os emigrantes

Activistas da CDU desdobraram-se, no domingo, 18, em contactos com a comunidade portuguesa no Luxemburgo. Entre os participantes encontravam-se os responsáveis pelas organizações do PCP na Bélgica e no Luxemburgo, Ricardo Marques e António Ribeiro, que não pouparam...

TC dá razão à CDU

O Tribunal Constitucional emitiu, no dia 19 de Maio, um acórdão onde condena a retirada de propaganda política da CDU por parte da Câmara do Porto. Esta decisão acontece depois de a CDU ter apresentado uma reclamação junto da Comissão Nacional de...