Inês Zuber com trabalhadores
e população de Sintra

Quem luta vota na CDU

A segunda candidata da CDU às eleições do próximo domingo constatou, dia 14, em Sintra, que a luta levada a cabo pelos trabalhadores e a população vai traduzir-se em votos na CDU.

 

A luta pela política alternativa tem no próximo domingo um importante momento

Image 15992

Inês Zuber, acompanhada por dirigentes do PCP e de estruturas representativas dos trabalhadores, bem como por eleitos nas listas da Coligação PCP-PEV nas autarquias sintrenses, começou a manhã de quarta-feira da semana passada na sede dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS), onde falou com funcionários dos serviços administrativos. Em seguida, deslocou-se às oficinas da Câmara, prosseguindo, aí, o contacto directo com os funcionários municipais.

Em ambas as visitas constatou a revolta de quem trabalha para com a política das troikas nacional (PSD, CDS e PS) e estrangeira (FMI, UE, BCE), mas também o reconhecimento pela intervenção combativa dos comunistas e dos seus aliados nas instituições em Portugal e na UE, na luta que se trava nas ruas, nas empresas e locais de trabalho.

Nos estaleiros do Lourel, a deputada do PCP ao Parlamento Europeu recebeu, em mãos, um documento onde dezenas de trabalhadores camarários manifestam o seu apoio à CDU. O gesto repetir-se-ia, mais tarde, durante a visita que efectuou à estrutura oficinal dos SMAS de Sintra, onde uma delegação de trabalhadores entregou a Inês Zuber uma lista igualmente subscrita por dezenas de funcionários.

Depois de almoçar no refeitório dos SMAS, Inês Zuber participou numa sessão pública na Agualva-Cacém, cujo propósito era denunciar o ataque ao Serviço Nacional de Saúde e afirmar o direito constitucional à assistência médica e medicamentosa. Num concelho onde mais de 100 mil utentes não têm médico de família, em que se regista graves carências nas unidades de Saúde – tais como a falta de mais um hospital público e de centros de saúde qualificados – e crescem as ameaças de encerramento de extensões de centros de saúde, o apelo ao voto na CDU deixado por Inês Zuber foi acolhido com entusiasmo. É que a luta que se tem travado pela política alternativa, patriótica e de esquerda, capaz de defender e repor direitos e abrir caminho a um país de progresso e justiça social, tem no próximo domingo um importante momento, salientou-se.

Image 15992

João Ferreira em Peniche, Marinha Grande e Alcobaça
Tivemos e temos razão

No jantar com activistas e apoiantes da CDU realizado quarta-feira, 14, em Alcobaça, o primeiro candidato da CDU ao Parlamento Europeu lembrou que a razão esteve do lado do PCP quando, há três anos, defendeu a renegociação da dívida nos seus prazos, montantes e juros. Na iniciativa que culminou a tarde de campanha no distrito de Leiria, João Ferreira recordou, ainda, que PSD, CDS, e PS chumbaram, em Abril, na Assembleia da República, a mais recente iniciativa legislativa do Partido nesse sentido.

O voto contra a revisão de uma dívida que não pára de crescer – proposta pioneira do PCP que, agora, cada vez mais sectores da sociedade vêm apoiar, referiu também o cabeça-de-lista da Coligação PCP-PEV – é mais uma prova do vínculo daqueles três partidos à política que sangra o País para alimentar os especuladores, impondo mais sacrifícios ao povo.

Mas se sobre esta matéria a vida confirma as análises e propostas do PCP, também noutras a razão está do lado do Partido, que com os ecologistas do PEV e muitos independentes se apresenta às urnas no próximo domingo. Essa é uma das conclusões a tirar da passagem de João Ferreira por Peniche e pela Marinha Grande.

No contacto com trabalhadores da maior fábrica de conservas de Peniche, João Ferreira constatou o regime de sobre-exploração a que estão sujeitos os trabalhadores da European Seefood, reiterando a posição de sempre assumida pelos comunistas e os seus aliados: a necessidade de promover a produção nacional nas pescas e na transformação de pescado, combatendo o modelo assente nos baixos salários e na precariedade.

Da mesma forma, na Escola de Rendas de Bilros, também em Peniche, depois de ter aceite o difícil desafio de cruzar fio-com-fio, João Ferreira lançou um repto às presentes. Votar CDU, que tem trabalho para mostrar na valorização e preservação do saber e produção artesanal, e defende a restituição aos trabalhadores, aos pensionistas e reformados de todos os direitos e rendimentos roubados pela política das troikas.

No balanço do périplo, fica, por fim, a constatação de que é justa a denúncia da ofensiva contra o Serviço Nacional de Saúde, do ataque a um direito constitucional e da promoção dos negócios privados no sector por parte do Governo. Isso mesmo foi salientado no encontro que o cabeça-de-lista da CDU manteve com utentes da Saúde da Marinha Grande, que lamentaram a degradação e encerramento de unidades e valências de saúde, ou a transferência dos custos para o povo, mostrando que a CDU e as forças que integram a Coligação tinham e têm razão.




Mais artigos de: Eleições PE

Em defesa do povo e do País

A poucos dias das eleições para o Parlamento Europeu, que se realizam no próximo domingo, 25 o tempo é de intensificar esforços para esclarecer e mobilizar para o voto na CDU. Até ao último minuto.

 

Em defesa da produção nacional

Em contacto com trabalhadores e populações nos distritos de Lisboa e Setúbal, o primeiro candidato da CDU ao Parlamento Europeu defendeu a produção nacional nos sectores ferroviário e naval.

Travar a política de miséria

Inês Zuber esteve, na segunda-feira, no distrito de Braga, tendo visitado a Associação «A Bogalha» e a Associação de Reformados de Guimarães. A segunda candidata da lista da CDU às eleições para o Parlamento Europeu (PE) contactou ainda com trabalhadoras do sector têxtil e com a população e comerciantes de Vizela.

 

Devolver direitos<br>e rendimentos roubados

Num almoço na Amadora, realizado no domingo, 18, João Ferreira voltou a defender a devolução aos trabalhadores e ao povo dos direitos e rendimentos que lhes foram roubados.

Cresce onda de apoio e confiança

Está a crescer o apoio popular à CDU. Sábado passado, 17, no Barreiro, um grande comício com mais de mil pessoas testemunhou, a meio da campanha oficial – e no dia da anunciada «saída limpa» do chamado programa de intervenção da troika –, como, a cada dia que passa, enche mais e mais essa vaga formada pelos que encontram na Coligação a única força que verdadeiramente defende na União Europeia os interesses de Portugal e dos portugueses.

Derrotar a política de direita

Jerónimo de Sousa percorreu no dia 16 de Maio o distrito de Santarém. A primeira paragem aconteceu no Couço. O Secretário-geral do PCP jantou ainda em Benavente e participou num comício na cidade de Santarém.

 

CDU sem comparações

Évora, Vendas Novas e Montemor-o-Novo foram os concelhos por onde passou, no dia 15 de Maio, João Ferreira, cabeça de lista da CDU às eleições para o Parlamento Europeu (PE).

 

Basta de mentiras <br>para justificar mais sacrifícios

Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP, apresentou em conferência de imprensa, na sexta-feira, 16, uma declaração sobre a «situação do País três anos após o pacto de agressão, a mentira da “saída limpa” e a política alternativa» que a seguir se transcreve na íntegra.

CDU mais forte no Norte

Na sexta-feira, um concorrido e animado jantar de apoiantes da CDU encerrou este dia de campanha no distrito de Braga, que contou com a presença de João Ferreira e de Carla Cruz, primeiro e quinto candidatos às eleições para o Parlamento Europeu,...

A CDU defende os Açores

Catia Benedetti, candidata dos Açores na lista da CDU ao Parlamento Europeu (PE), apresentou no dia 16 o Manifesto da CDU para os Açores, em que se inclui as propostas específicas da Coligação para enfrentar os problemas da região autónoma, no âmbito de...

Olhos nos olhos

Os candidatos da CDU Miguel Viegas e Adelino Nunes estiveram no fim-de-semana em acções de campanha no distrito de Aveiro, sempre acompanhados por muitos activistas da Coligação. O domingo foi passado no concelho de Sever do Vouga, com contactos no centro da vila e visita à feira das...

Defender os emigrantes

Activistas da CDU desdobraram-se, no domingo, 18, em contactos com a comunidade portuguesa no Luxemburgo. Entre os participantes encontravam-se os responsáveis pelas organizações do PCP na Bélgica e no Luxemburgo, Ricardo Marques e António Ribeiro, que não pouparam...

TC dá razão à CDU

O Tribunal Constitucional emitiu, no dia 19 de Maio, um acórdão onde condena a retirada de propaganda política da CDU por parte da Câmara do Porto. Esta decisão acontece depois de a CDU ter apresentado uma reclamação junto da Comissão Nacional de...