Dia de luta no distrito de Santarém

Derrotar a política de direita

Jerónimo de Sousa percorreu no dia 16 de Maio o distrito de Santarém. A primeira paragem aconteceu no Couço. O Secretário-geral do PCP jantou ainda em Benavente e participou num comício na cidade de Santarém.

 

«Não podemos pagar a monstruosidade desta dívida»

Image 15989

A população da Freguesia do Couço, Coruche, recebeu de braços abertos, uma vez mais, e com muita emoção, o Secretário-geral do PCP. As bandeiras acompanhavam a multidão, dando cor e alegria ao encontro junto ao monumento de homenagem às lutas travadas por aquele povo.

A todos eles, homens e mulheres com história de vida, Jerónimo de Sousa lembrou que no dia 25 de Maio terão lugar eleições para o Parlamento Europeu (PE), que, no actual contexto, assumem um significado especial, tendo um duplo alcance. Por um lado, permitem que mais deputados da CDU possam trabalhar, mais e melhor, na denúncia, no combate e na construção de uma verdadeira alternativa política, patriótica e de esquerda, e, por outro lado, podem conduzir à demissão do Governo e à convocação de eleições antecipadas, contribuindo para a derrota da política de direita seguida por PS, PSD e CDS.

Por tudo isto, Jerónimo de Sousa apelou ao voto na CDU. «Esta é a oportunidade de votar e de escolher deputados para defender os interesses de Portugal e dos portugueses», referiu, frisando que os dois deputados do PCP, pelo trabalho que realizaram, «ganharam o direito ao voto dos portugueses, de todos aqueles, homens e mulheres, que estão preocupados com a situação que vivemos».

Reforçar a CDU

Já em Benavente, durante um jantar que juntou centenas de apoiantes, o Secretário-geral do PCP insistiu que a CDU «é a alternativa». Esta iniciativa, manifestação de força e de combatividade, contou ainda com a intervenção de Carlos Coutinho, mandatário e presidente da Câmara Municipal, que, referindo-se à actual situação económica e social, deu a conhecer que «são muitos os que vêm ter connosco, a quem lhes foi retirada a dignidade, pela falta do trabalho, pedindo o nosso auxílio. São muitos aqueles que nos falam das suas dificuldades, pelo facto de o mês ter hoje um tamanho maior, quando os salários que têm no bolso não dão para cuidar da sua vida.»

A última acção teve lugar na cidade de Santarém, no Largo Padre Chiquito. Para Jerónimo de Sousa, esta «foi a maior iniciativa pública de qualquer força política concorrente às eleições para o PE» realizada até então naquela cidade. Ali, Jerónimo de Sousa explicou que a «alternativa» proposta pela CDU passa, por exemplo, pela renegociação da dívida pública portuguesa. «Com o agravamento da situação económica, em recessão, produzindo cada vez menos, não podemos pagar a monstruosidade desta dívida. Renegociar a dívida nos seus prazos, montantes e juros é condição fundamental para sairmos desta armadilha», afirmou, defendendo que o País «precisa de produzir mais e melhor».

O comício contou ainda com as intervenções de Manuela Cunha e de João Luís Madeira Lopes, candidatos ao PE.




Mais artigos de: Eleições PE

Em defesa do povo e do País

A poucos dias das eleições para o Parlamento Europeu, que se realizam no próximo domingo, 25 o tempo é de intensificar esforços para esclarecer e mobilizar para o voto na CDU. Até ao último minuto.

 

Em defesa da produção nacional

Em contacto com trabalhadores e populações nos distritos de Lisboa e Setúbal, o primeiro candidato da CDU ao Parlamento Europeu defendeu a produção nacional nos sectores ferroviário e naval.

Travar a política de miséria

Inês Zuber esteve, na segunda-feira, no distrito de Braga, tendo visitado a Associação «A Bogalha» e a Associação de Reformados de Guimarães. A segunda candidata da lista da CDU às eleições para o Parlamento Europeu (PE) contactou ainda com trabalhadoras do sector têxtil e com a população e comerciantes de Vizela.

 

Devolver direitos<br>e rendimentos roubados

Num almoço na Amadora, realizado no domingo, 18, João Ferreira voltou a defender a devolução aos trabalhadores e ao povo dos direitos e rendimentos que lhes foram roubados.

Cresce onda de apoio e confiança

Está a crescer o apoio popular à CDU. Sábado passado, 17, no Barreiro, um grande comício com mais de mil pessoas testemunhou, a meio da campanha oficial – e no dia da anunciada «saída limpa» do chamado programa de intervenção da troika –, como, a cada dia que passa, enche mais e mais essa vaga formada pelos que encontram na Coligação a única força que verdadeiramente defende na União Europeia os interesses de Portugal e dos portugueses.

CDU sem comparações

Évora, Vendas Novas e Montemor-o-Novo foram os concelhos por onde passou, no dia 15 de Maio, João Ferreira, cabeça de lista da CDU às eleições para o Parlamento Europeu (PE).

 

Quem luta vota na CDU

A segunda candidata da CDU às eleições do próximo domingo constatou, dia 14, em Sintra, que a luta levada a cabo pelos trabalhadores e a população vai traduzir-se em votos na CDU.

 

Basta de mentiras <br>para justificar mais sacrifícios

Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP, apresentou em conferência de imprensa, na sexta-feira, 16, uma declaração sobre a «situação do País três anos após o pacto de agressão, a mentira da “saída limpa” e a política alternativa» que a seguir se transcreve na íntegra.

CDU mais forte no Norte

Na sexta-feira, um concorrido e animado jantar de apoiantes da CDU encerrou este dia de campanha no distrito de Braga, que contou com a presença de João Ferreira e de Carla Cruz, primeiro e quinto candidatos às eleições para o Parlamento Europeu,...

A CDU defende os Açores

Catia Benedetti, candidata dos Açores na lista da CDU ao Parlamento Europeu (PE), apresentou no dia 16 o Manifesto da CDU para os Açores, em que se inclui as propostas específicas da Coligação para enfrentar os problemas da região autónoma, no âmbito de...

Olhos nos olhos

Os candidatos da CDU Miguel Viegas e Adelino Nunes estiveram no fim-de-semana em acções de campanha no distrito de Aveiro, sempre acompanhados por muitos activistas da Coligação. O domingo foi passado no concelho de Sever do Vouga, com contactos no centro da vila e visita à feira das...

Defender os emigrantes

Activistas da CDU desdobraram-se, no domingo, 18, em contactos com a comunidade portuguesa no Luxemburgo. Entre os participantes encontravam-se os responsáveis pelas organizações do PCP na Bélgica e no Luxemburgo, Ricardo Marques e António Ribeiro, que não pouparam...

TC dá razão à CDU

O Tribunal Constitucional emitiu, no dia 19 de Maio, um acórdão onde condena a retirada de propaganda política da CDU por parte da Câmara do Porto. Esta decisão acontece depois de a CDU ter apresentado uma reclamação junto da Comissão Nacional de...