Derrotar a política de direita
Jerónimo de Sousa percorreu no dia 16 de Maio o distrito de Santarém. A primeira paragem aconteceu no Couço. O Secretário-geral do PCP jantou ainda em Benavente e participou num comício na cidade de Santarém.
«Não podemos pagar a monstruosidade desta dívida»
A população da Freguesia do Couço, Coruche, recebeu de braços abertos, uma vez mais, e com muita emoção, o Secretário-geral do PCP. As bandeiras acompanhavam a multidão, dando cor e alegria ao encontro junto ao monumento de homenagem às lutas travadas por aquele povo.
A todos eles, homens e mulheres com história de vida, Jerónimo de Sousa lembrou que no dia 25 de Maio terão lugar eleições para o Parlamento Europeu (PE), que, no actual contexto, assumem um significado especial, tendo um duplo alcance. Por um lado, permitem que mais deputados da CDU possam trabalhar, mais e melhor, na denúncia, no combate e na construção de uma verdadeira alternativa política, patriótica e de esquerda, e, por outro lado, podem conduzir à demissão do Governo e à convocação de eleições antecipadas, contribuindo para a derrota da política de direita seguida por PS, PSD e CDS.
Por tudo isto, Jerónimo de Sousa apelou ao voto na CDU. «Esta é a oportunidade de votar e de escolher deputados para defender os interesses de Portugal e dos portugueses», referiu, frisando que os dois deputados do PCP, pelo trabalho que realizaram, «ganharam o direito ao voto dos portugueses, de todos aqueles, homens e mulheres, que estão preocupados com a situação que vivemos».
Reforçar a CDU
Já em Benavente, durante um jantar que juntou centenas de apoiantes, o Secretário-geral do PCP insistiu que a CDU «é a alternativa». Esta iniciativa, manifestação de força e de combatividade, contou ainda com a intervenção de Carlos Coutinho, mandatário e presidente da Câmara Municipal, que, referindo-se à actual situação económica e social, deu a conhecer que «são muitos os que vêm ter connosco, a quem lhes foi retirada a dignidade, pela falta do trabalho, pedindo o nosso auxílio. São muitos aqueles que nos falam das suas dificuldades, pelo facto de o mês ter hoje um tamanho maior, quando os salários que têm no bolso não dão para cuidar da sua vida.»
A última acção teve lugar na cidade de Santarém, no Largo Padre Chiquito. Para Jerónimo de Sousa, esta «foi a maior iniciativa pública de qualquer força política concorrente às eleições para o PE» realizada até então naquela cidade. Ali, Jerónimo de Sousa explicou que a «alternativa» proposta pela CDU passa, por exemplo, pela renegociação da dívida pública portuguesa. «Com o agravamento da situação económica, em recessão, produzindo cada vez menos, não podemos pagar a monstruosidade desta dívida. Renegociar a dívida nos seus prazos, montantes e juros é condição fundamental para sairmos desta armadilha», afirmou, defendendo que o País «precisa de produzir mais e melhor».
O comício contou ainda com as intervenções de Manuela Cunha e de João Luís Madeira Lopes, candidatos ao PE.