A talhe de foice
Lição de dignidade
Actual
Mais do que uma mera asneira
Actual
O mamão fino
Actual
Revolto-me logo existo
Crónica Internacional
Itália
PCP
As crises capitalistas deixarão de acontecer quando o capitalismo deixar de existir
Fez ontem, dia 6 de Março, 92 anos que, na sede da Associação dos Empregados de Escritório de Lisboa, foi fundado o Partido Comunista Português e foram eleitos os primeiros órgãos dirigentes do Partido. Foi o início de uma longa e gloriosa caminhada, marcada pela luta de milhares de homens, mulheres e jovens, muitos deles dando a sua própria vida para que o povo português se libertasse da opressão e da exploração e para que Portugal alcançasse uma verdadeira independência.
O tempo de todas as lutas
Severamente atingidos pelos efeitos da crise e das medidas que procuram garantir os ganhos milionários de uma ínfima minoria, os trabalhadores e demais portugueses de outros estratos e classes levam as expressões de protesto e descontentamento cada dia mais longe. Este é o tempo de não aliviar a resistência à ofensiva do capital e do seu Governo.
Há forças para pôr fim ao desastre
O PCP está disponível para debater e aprofundar – com as forças, sectores e personalidades democráticas – as suas propostas centrais para uma política alternativa patriótica e de esquerda, com vista à convergência numa alternativa à política de direita. O anúncio foi feito por Vasco Cardoso, da Comissão Política, em conferência de imprensa realizada na segunda-feira, 4, e consta do documento que a seguir se transcreve na íntegra.
Resultados visíveis
Ao fazer um primeiro balanço da «acção geral de protesto, proposta e luta», uma série de acções iniciadas em Fevereiro, a Intersindical Nacional realça que «a luta está a dar resultados».
Eppur si muove
Tomar nas nossas mãos<br>os destinos das nossas vidas
Não é de hoje que a adesão ao PCP é a decisão mais coerente para todos quantos estão inquietos com a situação do País e querem contribuir para a alterar, para quem não se conforma com as injustiças, as desigualdades e a exploração e sonha com uma sociedade justa e desenvolvida. Mas com o País a atravessar um dos mais negros períodos da sua história recente, tal opção ganha carácter de urgência.
Ontem à noite (já depois do fecho da nossa edição) teve lugar em Lisboa um encontro com jovens no âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal e do 92.º aniversário do Partido. Com essa iniciativa, subordinada ao lema «Nas tuas mãos o destino da tua vida. Toma Partido», pretendeu-se valorizar o significado profundo do acto de aderir ao Partido Comunista Português, da decisão consciente de se juntar ao colectivo que luta diariamente pela construção de uma sociedade nova, liberta de todas as formas de exploração e opressão – o socialismo e o comunismo.
Soberania agro-alimentar
Morreu Hugo Chávez
Reagindo ao falecimento de Hugo Chávez, ocorrido anteontem, o PCP reafirmou a sua solidariedade ao processo bolivariano. Transcrevemos na íntegra o comunicado do Secretariado do CC.
Exemplo para a luta que continua
As comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal contribuem para um melhor conhecimento do seu exemplo, da sua obra e do seu Partido.
Instrumento de transformação
PCP tem novo Centro de Trabalho
Mais de uma centena de militantes do Partido participaram na inauguração do Centro de Trabalho «Guilherme da Costa Carvalho», na cidade do Porto.
E o pluralismo?
EP já está à venda
Fuga de Caxias
Faleceu José Silva
Unidade e luta contra roubos
João Ferreira com ferroviários
Drama social não perturba Governo
Falar de «insensibilidade social» não traduz hoje o que é a acção do Governo. Do que se trata, em áreas vitais, é de terrorismo social. Veja-se a lei das rendas.
Famílias com a corda na garganta
Aumentam as situações de dificuldade extrema que levam ao abandono dos estudos no Ensino Superior. Nada, pelos vistos, que incomode nem o Governo nem a sua maioria.
Falência da segurança alimentar
O Governo reduz a «fraude económica» a mega trapaça que vende cavalo por vaca. O problema é porém mais grave, havendo «contornos de crimes de saúde pública.
Rejeitar o programa de agressão
Falta plano estratégico
Transparência e rigor
Recuperar o orgulho e a memória de Beja
Alcançar a vitória
Gaia precisa de outra política
«A população conhece-nos»
Um projecto diferente em Chaves
A esquerda que faz falta
Apresentação de candidatos
Revolta contra despejos
Esclarecimento em Rio Tinto
Dia Internacional da Mulher
O povo está na rua!
Dezenas de milhares de pessoas saíram às ruas, domingo, 3, em mais de uma dezena de cidades da Bulgária para condenar a corrupção da elite política e económica governante.
Luta decidida
Os trabalhadores dos diferentes sectores da companhia aérea espanhola Ibéria iniciaram, na segunda-feira, 4, a segunda semana de greve contra a redução de postos de trabalho.
Governo derrubado
Cortar «gorduras»
Troika exige mais
UE contra os direitos das mulheres
Novas gerações <br> prosseguem revolução
A renovação e o rejuvenescimento dos órgãos do poder popular em Cuba mostram que as novas gerações assumem o compromisso de continuar a construção do socialismo no país.
PCP conclui périplo <br> à China, Laos e Vietname
Reforço do partido para sair da crise
O 15.º Congresso do Partido Comunista da Federação Russa (PCFR), realizado a 23 e 24 de Fevereiro, aprovou medidas para o reforço do partido e propostas para o país sair da crise.