CDU aposta nas pessoas

Gaia precisa de outra política

Jorge Sarabando e Paula Baptista, militantes do PCP, são, respectivamente, os candidatos da CDU à presidência da Câmara e da Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia.

Promover a qualidade de vida das populações

A apresentação pública dos candidatos realizou-se no dia 27, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Mafamude.

Na sua intervenção, Jorge Sarabando alertou para a recessão económica, «resultante das imposições aceites no memorando de entendimento da troika, subscrito pelo PS, PSD e CDS», que «está a gerar o aumento imparável do desemprego, do trabalho sem direitos, a destruição do tecido empresarial e a generalizar a pobreza à maioria da população».

«Por este caminho, não apenas estão em causa a capacidade de pagar a dívida externa e os seus juros usuários, como a própria soberania nacional, já hoje severamente limitada», sublinhou, frisando que as opções políticas da Câmara «não têm servido de contenção ou de moderação dos efeitos mais nocivos das decisões de sucessivos governos, antes os tem reproduzido e ampliado».

Para ilustrar a situação, Jorge Sarabando falou do Hospital, da extensão do Metro e da activação do Centro de Reabilitação Física, investimentos públicos há muitos anos prometidos e que estão adiados, o que motivou o encerramento de serviços públicos, que a rede de transportes colectivos seja cara e insuficiente e que tenham sido instaladas portagens dentro do próprio concelho.

«Todo o dinamismo alardeado pela Câmara não impediu o encerramento de grandes empresas, algumas de forte marca identitária como a Cerâmica de Valadares, e não foi capaz de atrair novos investimentos com dimensão, para reempregar, pelo menos em parte, os milhares de trabalhadores despedidos», condenou o candidato da CDU, criticando a «penúria de recursos com que se debatem diferentes serviços dependentes da autarquia», o «cancelamento dos apoios às associações culturais e de desporto juvenil» e a «adesão ao Plano de Apoio à Economia Local, altamente lesivo à autonomia do município, a par de pesados aumentos de impostos, taxas de preços».

«É tempo de voltar a página»

Face à situação, destacou Jorge Sarabando, «é tempo de voltar a página, de pôr termo à deriva propagandista, de anúncio de projectos megalómanos ou fantasiosos, como os atravessamentos do Rio Douro por túnel e de diversas pontes, enquanto, ao mesmo tempo, nada se consegue fazer para impedir a degradação da Ponte D. Maria Pia».

«Gaia precisa de outra política, com outros critérios e prioridades, mais voltada para as pessoas e a garantia dos seus direitos, para a qualidade de vida das populações, guiada pela equidade e pela justiça social. Precisa de outra cultura na gestão municipal, de proximidade, de verdade, de democracia, de exigência. Precisa de uma estratégia de desenvolvimento voltada para o pleno aproveitamento das suas potencialidades, capaz de promover a reindustrialização», defendeu.


A luta continua

João Pires, do Comité Central e responsável pela Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia, informou, na sessão, que a divulgação dos cabeças de lista à Câmara e Assembleia Municipal «é o culminar de uma primeira fase de discussão, que teve em conta não só o imenso capital de experiência e intervenção da CDU no concelho, a experiência de trabalho institucional, o projecto da CDU, tanto em aspectos comuns e transversais, como nas especificidades de Vila Nova de Gaia».

«Depois deste anúncio continuaremos o trabalho de sempre, intervindo sobre os problemas específicos do concelho, no combate à política de direita do PSD e do CDS com a cumplicidade do PS. No fundo, os mesmos protagonistas que conduziram Gaia à situação de marasmo, endividamento e profundas marcas de injustiças sociais», acusou, anunciando, «porque a luta continua», a realização, no dia 16 de Março, de uma marcha/desfile da CDU em Vila Nova de Gaia, que «pretende ser mais um momento de protesto e denuncia dos impactos que, de forma muitas vezes particular, as opções políticas de compromisso com o capital e grandes grupos económicos e interesses estrangeiros têm sobre Vila Nova de Gaia».



Mais artigos de: Nacional

Recuperar o orgulho e a memória de Beja

Um misto de confiança e de alegria invadiu o espírito das mais de três centenas de pessoas que assistiram, dia 23, à apresentação pública de João Rocha como cabeça de lista da CDU à Câmara de Beja.

Alcançar a vitória

João Penetra é o cabeça de lista da CDU à Câmara de Viana do Alentejo. A apresentação do candidato teve lugar no sábado, na Quinta do Cerrado, perante cerca de 180 pessoas.

«A população conhece-nos»

No dia 26, a Casa Municipal da Cultura de Coimbra acolheu a apresentação – feita por Fernando Martinho, médico e eleito na Assembleia Municipal – dos primeiros candidatos da CDU aos órgãos municipais. Na sessão, Manuel Pires da Rocha, cabeça de lista...

Um projecto diferente em Chaves

Manuel Cunha, médico, e Rui Oliveira, técnico de radiologia, encabeçam as listas da CDU para a Câmara e Assembleia Municipal de Chaves, respectivamente. Na sessão pública de apresentação, realizada há dias, foram ainda apresentados os primeiros candidatos...

A esquerda que faz falta

A CDU em Gondomar apresentou, sexta-feira, Joaquim Barbosa como o seu cabeça-de-lista à Câmara Municipal e Guilhermino Monteiro como o mandatário da candidatura. «A CDU é a esquerda que faz falta na Câmara Municipal. Com confiança, a CDU...

Apresentação de candidatos

A CDU apresentou no dia 7 de Fevereiro os primeiros candidatos da CDU à Câmara e Assembleia Municipal de Alcobaça, respectivamente, Vanda Furtado, 44 anos, independente, professora, historiadora e escritora, e João Paulo Raimundo, 54 anos, independente, bancário reformado. Na...

Revolta contra despejos

A CDU no Beato, em Lisboa, realizou no dia 16 uma acção de contacto com a população de Vila Dias, que contou com a presença, entre outros, de Modesto Navarro, eleito do PCP na Assembleia Municipal de Lisboa, e de António Machado, da Associação de Inquilinos...

Esclarecimento em Rio Tinto

No dia 23, o PCP realizou uma sessão de esclarecimento no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Rio Tinto, subordinada à nova Lei do Arrendamento, que entrou em vigor no início do ano. A legislação comtém imensas alterações, muitas das quais irão...

Dia Internacional da Mulher

Amanhã, Dia Internacional da Mulher, o Parlamento debate três projectos do PCP para pôr fim à política que está a rasgar valores e direitos conquistados pelas mulheres com o 25 de Abril.As propostas comunistas visam combater as «discriminações salariais,...