Esclarecimento em Rio Tinto
No dia 23, o PCP realizou uma sessão de esclarecimento no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Rio Tinto, subordinada à nova Lei do Arrendamento, que entrou em vigor no início do ano. A legislação comtém imensas alterações, muitas das quais irão agravar as dificuldades das famílias, colectividades e do comércio, do que se traduzirá em mais desemprego.
O debate contou com a presença de membros das principais estruturas do Partido, assim como da Associação de Inquilinos do Norte, que se disponibilizaram a prestar um melhor esclarecimento aos arrendatários, principalmente a quem tem contratos anteriores a 1990.
Joaquim Barbosa, da Comissão Concelhia do PCP, lembrou, na sua intervenção, que a nova Lei é resultado do memorando de entendimento assinado com a troika por todos os partidos do chamado arco do poder (PS, PSD e CDS), e deu conta do que está inscrito na Constituição da República em relação à habitação.
Por seu lado, Fernandes Martins, do PCP e advogado da Associação de Inquilinos, evidenciou a injustiça desta nova Lei, que é lesiva e muito perigosa para os que têm mais de 65 anos e para os mais carenciados.