Alcançar a vitória
Na luta pelos direitos de quem trabalha
Na iniciativa, que contou com a presença de João Oliveira, deputado e membro do Comité Central do PCP, João Penetra começou por afirmar que o objectivo da CDU é recuperar a presidência da Câmara de Viana do Alentejo, perdida nas últimas eleições autárquicas.
«Durante 16 anos, a CDU deteve a presidência da Câmara, e o município e as suas gentes beneficiaram com esse facto, embora os nossos adversários se esforcem por afirmar o contrário», salientou o candidato, recordando que entre 1994 e 2009 as equipas lideradas da CDU foram responsáveis «por um salto quantitativo e qualitativo muito grande no desenvolvimento do concelho». «Foi um trabalho devidamente planeado, com objectivos definidos e que deu frutos», continuou, informando que, segundo os últimos Censos, «o município aumentou a sua população, mesmo estando integrado no interior do País».
Esta situação, destacou João Penetra, «foi fruto de um trabalho sério, estudado e planeado pelas equipas autárquicas da CDU», que começaram, primeiro, a criar «condições para criação de postos de trabalho no concelho». Seguiu-se a «criação de condições para a melhoria habitacional da população» e, por fim, a «aposta no enriquecimento da oferta cultural, educacional, desportiva e de lazer, de modo a incrementar a qualidade de vida dos residentes e, ao mesmo tempo, servir de atracção a possíveis novos residentes».
«Com toda a justeza e também com toda a justificada vaidade e orgulho, podemos afirmar que quem construiu, neste concelho, as zonas industriais, as piscinas, os pavilhões desportivos, a casa mortuária, as novas zonas habitacionais, as escolas, foram as equipas da CDU», valorizou o cabeça de lista à Câmara Municipal, sem esquecer a construção de «vias rodoviárias» e os «eventos temáticos para promover a economia do concelho».
Na sua intervenção, João Penetra deixou ainda uma palavra aos trabalhadores em geral e aos funcionários municipais em especial. «Esta sempre foi, é e será a força que defende intransigentemente os direitos dos trabalhadores. Contem connosco para estarmos ao vosso lado na luta pelos direitos de quem trabalha», acentuou.
A toda a população, o candidato prometeu continuar «a contribuir para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento económico e social do concelho de Viana do Alentejo».