PCP expressa profundo pesar

Morreu Hugo Chávez

Re­a­gindo ao fa­le­ci­mento de Hugo Chávez, ocor­rido an­te­ontem, o PCP re­a­firmou a sua so­li­da­ri­e­dade ao pro­cesso bo­li­va­riano. Trans­cre­vemos na ín­tegra o co­mu­ni­cado do Se­cre­ta­riado do CC.

Hugo Chávez de­dicou a vida à de­fesa do seu povo

Image 12698

O PCP ex­pressa o seu pro­fundo pesar pelo fa­le­ci­mento do Pre­si­dente da Re­pú­blica Bo­li­va­riana da Ve­ne­zuela, co­man­dante Hugo Chávez, e trans­mite ao povo e às forças pro­gres­sistas e re­vo­lu­ci­o­ná­rias da Ve­ne­zuela as sen­tidas con­do­lên­cias e os sen­ti­mentos de fra­ternal so­li­da­ri­e­dade dos co­mu­nistas por­tu­gueses pe­rante a do­lo­rosa perda do mais alto di­ri­gente da Pá­tria e da Re­vo­lução bo­li­va­ri­anas.

Hugo Chávez, pa­triota ar­dente pro­fun­da­mente iden­ti­fi­cado com as as­pi­ra­ções do seu povo, de­dicou a sua vida à de­fesa dos in­te­resses do povo da Ve­ne­zuela di­ri­gindo um pro­cesso de pro­fundas trans­for­ma­ções eco­nó­micas, so­ciais, po­lí­ticas e cul­tu­rais, ali­cer­çado na afir­mação firme e co­ra­josa da in­de­pen­dência e so­be­rania na­ci­onal tendo como ob­jec­tivo afir­mado a cons­trução de uma so­ci­e­dade so­ci­a­lista.

Hugo Chávez em­pe­nhou-se num au­da­cioso pro­cesso de co­o­pe­ração e in­te­gração la­tino-ame­ri­cano ori­en­tado para o de­sen­vol­vi­mento eco­nó­mico e so­cial de todo o con­ti­nente e para a li­ber­tação da Amé­rica La­tina da se­cular e rui­nosa opressão dos EUA.

Firme opo­sitor da po­lí­tica de guerra e agressão do im­pe­ri­a­lismo, de­fensor da paz e de uma nova ordem in­ter­na­ci­onal mais equi­ta­tiva e mais justa, Hugo Chávez con­tri­buiu também para o de­sen­vol­vi­mento de re­la­ções de ami­zade entre o povo por­tu­guês e o povo ve­ne­zu­e­lano e entre Por­tugal e a Ve­ne­zuela.

Num mo­mento de pro­funda dor e luto para todos aqueles que por todo o Mundo acom­pa­nham com es­pí­rito so­li­dário e ad­mi­ração o pro­cesso bo­li­va­riano, o Par­tido Co­mu­nista Por­tu­guês re­a­firma a sua con­fi­ança de que o povo ve­ne­zu­e­lano, hon­rando a me­mória e os ideais de Hugo Chávez e re­for­çando a uni­dade po­pular de que o Pre­si­dente Ve­ne­zu­e­lano foi o prin­cipal ar­tí­fice, sa­berá de­fender as con­quistas his­tó­ricas al­can­çadas nos úl­timos ca­torze anos, de­fender a so­be­rania e a le­ga­li­dade cons­ti­tu­ci­onal da Ve­ne­zuela e dar con­ti­nui­dade à Re­vo­lução bo­li­va­riana.

O Par­tido So­ci­a­lista Uni­fi­cado (PSUV), o Par­tido Co­mu­nista da Ve­ne­zuela (PCV) e todas as forças em­pe­nhadas no pro­cesso pro­gres­sista e re­vo­lu­ci­o­nário ve­ne­zu­e­lano, podem estar certos de contar com a so­li­da­ri­e­dade de sempre dos co­mu­nistas por­tu­gueses. 



Mais artigos de: PCP

Soberania agro-alimentar

Elemento central da luta por uma política patriótica e de esquerda é a luta pela soberania agro-alimentar do nosso País, entendida como o direito a produzir e a decidir o que produzir, a níveis adequados e conformes com as nossas condições...

Exemplo para a luta que continua

As co­me­mo­ra­ções do cen­te­nário do nas­ci­mento de Álvaro Cu­nhal con­tri­buem para um me­lhor co­nhe­ci­mento do seu exemplo, da sua obra e do seu Par­tido.

Instrumento de transformação

O aniversário do Partido Comunista Português cumpriu-se ontem, dia 6 de Março, mas as comemorações iniciaram-se no fim-de-semana, um pouco por todo o País. Mais do que em aniversários anteriores, este terá que ter no centro das suas...

PCP tem novo Centro de Trabalho

Mais de uma cen­tena de mi­li­tantes do Par­tido par­ti­ci­param na inau­gu­ração do Centro de Tra­balho «Gui­lherme da Costa Car­valho», na ci­dade do Porto. 

E o pluralismo?

O PCP enviou, no dia 4, às direcções do jornal «i» e do «Público» dois protestos relativos à exclusão de que foi alvo em duas peças editadas nesse dia relativas às manifestações realizadas no passado sábado em...

EP já está à venda

Está já à venda a Entrada Permanente (EP) para a 37.ª edição da Festa do Avante!, que se realiza este ano nos dias 6, 7 e 8 de Setembro. Comprada até ao dia 5 de Setembro, a EP custa 21 euros, enquanto que nos próprios dias da Festa o preço passa para os 32...

Fuga de Caxias

Mais de uma centena de participantes acompanharam neste domingo o relato empolgante de uma das mais ousadas fugas realizadas a partir das cadeias de Salazar: a fuga de Caxias de Dezembro de 1961. Domingos Abrantes, participante na fuga, deu a conhecer detalhes que só quem vive os acontecimentos guarda na...

Faleceu José Silva

Faleceu no dia 28 de Fevereiro, aos 85 anos, José Lino Gonçalves da Silva. Nascido em Viana do Castelo, Técnico Oficial de Contas de profissão, aderiu ao Partido na década de 60, tendo desempenhado várias tarefas ao longo dos anos. Foi um dos elementos determinantes para que,...