Editorial

NO LUGAR QUE LHE COMPETE

Na «mensagem de Natal» de há um ano, o então primeiro-ministro José Sócrates fez o que lhe competia:...
Opinião
A talhe de foice

Ei-los que voltam

Tempos houve, num passado suficientemente próximo para que muitos de nós ainda se recordem, em que Paris foi a segunda maior...
Actual

O espelho do fascismo

A Universidade do Mindelo decidiu atribuir a Adriano Moreira o grau de Doutor Honoris Causa. As razões de tal honra residem no...
Actual

Este parte, aquele parte..

Dentro de três dias João parte para a Suíça. Vai com o irmão mais velho, aproveitando a viagem de volta...
Actual

Barrigada de Natal

Não há fome que não dê fartura é um daqueles ditados populares que sempre me pareceu eivado de humor negro:...
Crónica Internacional

Natal da UE

O Banco Central Europeu deu uma prenda de Natal aos colegas banqueiros: a oferta ilimitada de crédito à banca por três...
Em Foco

Lutar com razão por todos os meios

Em época natalícia, o Governo continuou a avançar no ataque aos trabalhadores, agora para oferecer às empresas e aos patrões um mês de trabalho gratuito. A CGTP-IN abandonou dia 22 a reunião da Concertação Social e reiterou o apelo a que, logo desde os primeiros dias de Janeiro, o movimento sindical unitário intensifique o esclarecimento, a mobilização e a luta.

PCP

Golpe na soberania nacional

A entrega dos 21,35 por cento que o Estado detinha no capital social da EDP à chinesa Three Gorges constitui, para o PCP, um acto de «gestão danosa» contrário aos interesses nacionais.

No rumo errado

Também os sindicatos reagiram prontamente ao anúncio de mais esta fase da privatização da EDP. Numa nota de dia...

PCP quer hospital pediátrico em Lisboa

A visita de Jerónimo de Sousa ao Hospital Dona Estefânia foi um sinal de apoio aos «bons exemplos» existentes no Serviço Nacional de Saúde. A existência de um hospital pediátrico em Lisboa está ameaçada.

Tripla penalização

A Carta de Compromissos acordada entre o Governo da República e o governo regional da Madeira, conhecida anteontem, constitui para o PCP uma «tripla penalização para o povo e para a região».

<i>Caderno Vermelho</i>

Estão ainda à venda os últimos exemplares do Caderno Vermelho n.º 19 (revista do Sector...
Trabalhadores

Ânimo à luta na <i>Bonvida</i>

Os últimos contactos com credores, com o IAPMEI e com o Governo resultaram em compromissos de apoio à viabilização, mas os trabalhadores da Porcelanas Bonvida persistem na luta, como sua melhor garantia.

Mobilização pública

Perante o agravamento das imposições dos mega-agiotas, aceites pelos governantes e demais submissos, os sindicatos do sector público persistem na mobilização dos trabalhadores para a luta contra esta política.

São taxas... de doença

O aumento das taxas moderadoras, associado à contenção cega das despesas do Serviço Nacional de Saúde,...

Sapadores em greve

Os Sapadores Bombeiros de Lisboa (RSB) decidiram realizar uma greve, entre as 20 horas do dia 28 e as 24 horas do dia 8 de Janeiro, contra a...

Protesto no Porto

Contra o fim do desconto de 50 por cento no passe social para maiores de 65 anos, a Inter-Reformados, da CGTP-IN,...
Assembleia da República

Fazer frente à ofensiva

As mais recentes medidas anunciadas pelo Governo contra o mundo laboral – redução das indemnizações, ataque aos salários, facilitação dos despedimentos e aumento da carga horária – foram alvo na AR do repúdio e rejeição do PCP, que garante que a tais injustiças se oporá a força organizada da luta dos trabalhadores.

Fardo brutal

A maioria PSD e CDS inviabilizou o projecto resolução do PCP que pretendia revogar o diploma que regula as taxas moderadoras cobradas aos utentes do Serviço Nacional de Saúde. O PS absteve-se, votando favoravelmente as restantes bancadas.

 

Mau negócio para as populações

Um novo regime jurídico dos serviços postais, definido em proposta de lei do Governo, foi aprovado faz hoje oito dias na AR com os votos favoráveis do PSD, CDS e PS. Mais um bom negócio para o capital, em prejuízo dos interesses das populações.

Vencer atrasos

O PCP considera que há no nosso País «um enorme atraso» no combate ao VIH/SIDA – quer na...

Por requisitos iguais

Encontram-se em comissão parlamentar para análise as propostas de alteração do PCP ao diploma que regula o acesso...

Aposta inteligente

O incremento dos denominados modos suaves de transporte, com o incentivo em particular do uso da bicicleta, é seguramente uma aposta...
Nacional

Centenas de lojas vão encerrar no Porto

A CDU do Porto está preocupada com a anunciada catadupa de encerramentos no comércio tradicional nos primeiros meses de 2012, face à redução do poder de compra, desregulação da grande distribuição e degradação do centro da cidade.

 

2012 será de mais sacrifícios

O Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) deseja um ano de 2012 cheio de força para lutar e travar as políticas desastrosas para Portugal que estão a afectar drasticamente a vida das pessoas e do País.

Utentes protestam

Representantes do Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) e das Comissões de Utentes dos Transportes das Linhas...

Em defesa da carreira 76

Promovida pela Comissão de Utentes dos Transportes de Oeiras, estava marcada para ontem, no Dafundo, uma concentração de...

Empolamento de receitas em Gaia

Em Vila Nova de Gaia, a maioria PSD/CDS aprovou o Plano de Actividades e o Orçamento da Câmara, que se caracteriza, segundo a...
Europa

Belgas levantam-se pelos direitos

A greve de dia 22, convocada pelas duas principais centrais sindicais belgas no sector público, teve também reflexos em várias grandes empresas privadas, prenunciando uma forte mobilização para a greve geral de 30 de Janeiro.

PP ataca lei do aborto

Após a primeira reunião do conselho de ministros, dia 23, a vice-presidente do governo espanhol, Soraya Saénz de Santamaria, anunciou a intenção de alterar a lei do aborto como uma das prioridades do executivo conservador.

Em greve há dois meses

Os 400 trabalhadores da empresa siderúrgica Helliniki Halivourgia, situada nos arredores da capital grega,...

Reino Unido atrás do Brasil

Um estudo do Centro de Investigações Económicas e de Negócios (CEBR), divulgado na segunda-feira, 26, dá...

Juntos na luta

Neste novo ano que se anuncia cheio de problemas acumulados, de incertezas crescentes e de...
Internacional

Rumo de progresso e justiça social

Dados oficiais confirmam que este ano o executivo bolivariano aprofundou a política de desenvolvimento económico, progresso e justiça social. Em 2012, novos programas vão ser implementados com o objectivo de combater os flagelos sociais e elevar as condições de vida da maioria do povo.

Desigualdade brutal

Cerca de um por cento da população mundial detém aproximadamente 57 por cento do total da riqueza. De acordo com as...
Temas

São inevitáveis grandes mudanças na Europa

Durante dois mandatos e meio foi uma das vozes mais activas no Parlamento Europeu, mérito que lhe é reconhecido mesmo pelos adversários políticos, mantendo sempre uma estreita ligação à realidade do País, que percorreu incessantemente de lés-a-lés, multiplicando contactos, visitas e encontros. A meio do terceiro mandato, a deputada sai das lides europeias, onde será substituída pela jovem Inês Zuber. Em conversa com o Avante!, explica que se trata de uma decisão natural e, em jeito de balanço, fala-nos das profundas alterações negativas ocorridas na União Europeia e da sua determinação de continuar a lutar noutras frentes pela causa justa dos comunistas.

Fundos de pensões dos bancários na roleta

Dois exemplos paradigmáticos e recentes que mostram que a mensagem de competência do ministro das Finanças, que os media afectos ao Governo assim como os seus defensores neles têm procurado fazer passar junto da opinião pública, não corresponde à verdade, são os casos do BPN e a transferência dos fundos de pensões da banca que garantem o pagamento de pensões aos reformados da banca.

Argumentos
TVisto

Os isentos

Nesta quadra do Natal, antes, durante e depois, a televisão encheu-nos olhos e ouvidos com notícias tristes de dois tipos,...
Aconteceu

Avis exige mudança de políticas

Por iniciativa da CDU, a Assembleia Municipal de Avis aprovou, por unanimidade, uma moção onde manifesta o seu descontentamento...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Quarta-feira, 4...

A semana em resumo

Frases

«O Tribunal [alemão] deu como provado o crime de corrupção [no caso da...