Homenagem ao Prof. José Morgado Júnior
A União dos Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) realizou no dia 17 de Dezembro, em Pegarinhos, Alijó, uma homenagem ao Prof. José Morgado Júnior, na qual participaram diversos membros da URAP, da Direcção Regional de Vila Real (DORVIR) do PCP, dirigentes associativos locais e população local.
Na ocasião usaram da palavra César Príncipe, escritor, António Machievelo, filho do homenageado e professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, José Paulo e Celestina Leão, da URAP.
«É impossível falar de José Morgado sem falar de Matemática e de cidadania, assim como das suas características humanas e humanistas», destaca, em nota de imprensa, a DORVIR, lembrando que o exercício «da sua cidadania, nomeadamente em prol da democracia, custou-lhe sérias represálias infligidas pelo governo ditatorial da época, chegando no limite a ser forçado ao exílio».
Numa carta enviada a Maria Helena Novais, esposa de José Morgado, o Secretário-geral do PCP valoriza o «professor de grande mérito e antifascista consequente, um amigo e companheiro de luta por um Portugal livre, soberano e progressista». «A nossa bela revolução de Abril não teria sido possível sem a corajosa contribuição de homens dignos e patriotas como José Morgado, combatente pela liberdade, cuja vida e obra as novas gerações devem conhecer e cuja memória não podemos deixar soterrar na onda de revisionismo histórico de branqueamento da ditadura fascista que é indispensável combater», referiu Jerónimo de Sousa.