Jardim Botânico

Património a preservar e valorizar

Os votos contra da maioria governamental PSD-CDS/PP, bem como do PS, inviabilizaram recentemente um projecto de resolução do PCP no qual se recomendava ao Governo a preservação do património do Jardim Botânico da Universidade de Lisboa.

O diploma esteve em debate nessa mesma sessão plenária conjuntamente com um outro do BE de idêntico sentido e com uma petição partilhando no essencial das mesmas preocupações e preconizando os mesmos objectivos.

Em causa está, sobretudo, como salientou o deputado comunista Miguel Tiago, a necessidade de adoptar medidas de maior salvaguarda e até desenvolvimento do actual Jardim Botânico – e essa era uma das recomendações ao Governo contidas no diploma da bancada comunista -, na continuação do seu importante trabalho como instrumento de estudo e investigação em diversas áreas das ciências biológicas.

Miguel Tiago fez notar porém não ser possível neste momento fazer uma avaliação em torno do que será o desfecho e o futuro do Jardim Botânico sem ter em conta duas condicionantes essenciais.

Uma, é a negociata que dá origem a todo este processo (permuta de terrenos e apresentação do plano de pormenor), negociata que teve a firme oposição do PCP na autarquia da capital e que foi inclusivamente objecto de participação junto do Ministério Público; a outra, tem a ver com o facto de o Jardim Botânico ser parte integrante da Universidade de Lisboa, a qual está a ser paulatinamente estrangulada do ponto de vista financeiro por uma lei de financiamento do ensino superior público que não permite às universidades a valorização dos espaços históricos, científicos ou de investigação que estão sob a sua tutela.

Ora esta é, no quadro parlamentar, a questão central, segundo Miguel Tiago, que defendeu ser «urgente responsabilizar o Ministério da Educação e Ciência pelos espaços que estejam à sua guarda através das instituições e das universidades públicas», como é o caso do Jardim Botânico, cuja existência remonta a 1873.

Daí que o projecto de resolução do PCP, mais do que dirigir-se à Câmara de Lisboa, visando a revisão do plano de pormenor, inste o Governo a a assumir medidas de maior salvaguarda do Jardim Botânico que garantam a sua missão e a continuação do seu importante trabalho, a par da dotação de meios para a manutenção em funcionamento do Museu da Ciência e sua consagração como museu público.

 



Mais artigos de: Assembleia da República

Fazer frente à ofensiva

As mais recentes medidas anunciadas pelo Governo contra o mundo laboral – redução das indemnizações, ataque aos salários, facilitação dos despedimentos e aumento da carga horária – foram alvo na AR do repúdio e rejeição do PCP, que garante que a tais injustiças se oporá a força organizada da luta dos trabalhadores.

Fardo brutal

A maioria PSD e CDS inviabilizou o projecto resolução do PCP que pretendia revogar o diploma que regula as taxas moderadoras cobradas aos utentes do Serviço Nacional de Saúde. O PS absteve-se, votando favoravelmente as restantes bancadas.

 

Mau negócio para as populações

Um novo regime jurídico dos serviços postais, definido em proposta de lei do Governo, foi aprovado faz hoje oito dias na AR com os votos favoráveis do PSD, CDS e PS. Mais um bom negócio para o capital, em prejuízo dos interesses das populações.

Persistir em erro clamoroso

PSD, CDS e grande parte dos deputados do PS chumbaram o projecto de resolução do PCP que visava revogar o decreto do Governo que introduziu portagens nas antigas SCUT (Sem Custos para o Utilizador). Com liberdade de voto nesta matéria, seis deputados do PS votaram...

Vencer atrasos

O PCP considera que há no nosso País «um enorme atraso» no combate ao VIH/SIDA – quer na prevenção, quer nas áreas ditas tradicionais, quer no combate às novas tendências de infecção – e defende que um Serviço Nacional de...

Não à mercantilização do ambiente

A adopção pelos estados de medidas que contrariem a tendência de aumento da temperatura, provocada nomeadamente pela emissão de gases de estufa, voltou a ser defendida pelo PCP como uma necessidade imperativa. É que as medidas até agora adoptadas, no...

Por requisitos iguais

Encontram-se em comissão parlamentar para análise as propostas de alteração do PCP ao diploma que regula o acesso e exercício da actividade das agências de viagens e turismo. Todas estas propostas visam no essencial melhorar a protecção das empresas nacionais do...

Aposta inteligente

O incremento dos denominados modos suaves de transporte, com o incentivo em particular do uso da bicicleta, é seguramente uma aposta susceptível de reduzir a nossa dependência dos combustíveis fósseis, a emissão de gases com efeito de estufa, a poluição urbana e o...

Homenagem a Manuel da Fonseca

A Assembleia da República assinalou recentemente o centenário do nascimento dessa «figura relevante da história da cultura portuguesa» que é Manuel da Fonseca aprovando, por unanimidade, um voto de saudação onde homenageia o «escritor...