A talhe de foice
Ei-los que voltam
Actual
O espelho do fascismo
Actual
Este parte, aquele parte..
Actual
Barrigada de Natal
Crónica Internacional
Natal da UE
Um ano de duras batalhas pelo futuro do País.
Lutar com razão por todos os meios
Em época natalícia, o Governo continuou a avançar no ataque aos trabalhadores, agora para oferecer às empresas e aos patrões um mês de trabalho gratuito. A CGTP-IN abandonou dia 22 a reunião da Concertação Social e reiterou o apelo a que, logo desde os primeiros dias de Janeiro, o movimento sindical unitário intensifique o esclarecimento, a mobilização e a luta.
Um ano de duras batalhas pelo futuro do País
Golpe na soberania nacional
A entrega dos 21,35 por cento que o Estado detinha no capital social da EDP à chinesa Three Gorges constitui, para o PCP, um acto de «gestão danosa» contrário aos interesses nacionais.
No rumo errado
PCP quer hospital pediátrico em Lisboa
A visita de Jerónimo de Sousa ao Hospital Dona Estefânia foi um sinal de apoio aos «bons exemplos» existentes no Serviço Nacional de Saúde. A existência de um hospital pediátrico em Lisboa está ameaçada.
Tripla penalização
A Carta de Compromissos acordada entre o Governo da República e o governo regional da Madeira, conhecida anteontem, constitui para o PCP uma «tripla penalização para o povo e para a região».
Conquistar pela luta um futuro melhor
<i>Caderno Vermelho</i>
Ânimo à luta na <i>Bonvida</i>
Os últimos contactos com credores, com o IAPMEI e com o Governo resultaram em compromissos de apoio à viabilização, mas os trabalhadores da Porcelanas Bonvida persistem na luta, como sua melhor garantia.
Mobilização pública
Perante o agravamento das imposições dos mega-agiotas, aceites pelos governantes e demais submissos, os sindicatos do sector público persistem na mobilização dos trabalhadores para a luta contra esta política.
São taxas... de doença
<i>Telecom</i> ofereceu... <i>Xutos e Pontapés</i>
Militares contra «Despacho Maldito»
Sapadores em greve
Protesto no Porto
Fazer frente à ofensiva
As mais recentes medidas anunciadas pelo Governo contra o mundo laboral – redução das indemnizações, ataque aos salários, facilitação dos despedimentos e aumento da carga horária – foram alvo na AR do repúdio e rejeição do PCP, que garante que a tais injustiças se oporá a força organizada da luta dos trabalhadores.
Fardo brutal
A maioria PSD e CDS inviabilizou o projecto resolução do PCP que pretendia revogar o diploma que regula as taxas moderadoras cobradas aos utentes do Serviço Nacional de Saúde. O PS absteve-se, votando favoravelmente as restantes bancadas.
Mau negócio para as populações
Um novo regime jurídico dos serviços postais, definido em proposta de lei do Governo, foi aprovado faz hoje oito dias na AR com os votos favoráveis do PSD, CDS e PS. Mais um bom negócio para o capital, em prejuízo dos interesses das populações.
Persistir em erro clamoroso
Vencer atrasos
Não à mercantilização do ambiente
Por requisitos iguais
Aposta inteligente
Homenagem a Manuel da Fonseca
Património a preservar e valorizar
Centenas de lojas vão encerrar no Porto
A CDU do Porto está preocupada com a anunciada catadupa de encerramentos no comércio tradicional nos primeiros meses de 2012, face à redução do poder de compra, desregulação da grande distribuição e degradação do centro da cidade.
2012 será de mais sacrifícios
O Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) deseja um ano de 2012 cheio de força para lutar e travar as políticas desastrosas para Portugal que estão a afectar drasticamente a vida das pessoas e do País.
Solidariedade com a Palestina
Odivelas contra retirada de transportes
Centenas de pessoas participaram, no dia 17, em Odivelas, numa manifestação em defesa dos transportes públicos do concelho.
«Monumento» de reivindicação
Utentes protestam
Saúde mais cara a partir de Janeiro
Ataque à Saúde e ao Poder Local
Em defesa da carreira 76
Empolamento de receitas em Gaia
Ministro apupado em Tomar
Espaços verdes abandonados em Ovar
Belgas levantam-se pelos direitos
A greve de dia 22, convocada pelas duas principais centrais sindicais belgas no sector público, teve também reflexos em várias grandes empresas privadas, prenunciando uma forte mobilização para a greve geral de 30 de Janeiro.
PP ataca lei do aborto
Após a primeira reunião do conselho de ministros, dia 23, a vice-presidente do governo espanhol, Soraya Saénz de Santamaria, anunciou a intenção de alterar a lei do aborto como uma das prioridades do executivo conservador.
Em greve há dois meses
<i>BCE</i> dá aos bancos o que nega aos estados
Reino Unido atrás do Brasil
Suécia encobre voos da <i>CIA</i>
Juntos na luta
Rumo de progresso e justiça social
Dados oficiais confirmam que este ano o executivo bolivariano aprofundou a política de desenvolvimento económico, progresso e justiça social. Em 2012, novos programas vão ser implementados com o objectivo de combater os flagelos sociais e elevar as condições de vida da maioria do povo.
TPI recusa investigar<br>assassinato de Kahdafi
Observadores da Liga Árabe visitam Síria
Desigualdade brutal
São inevitáveis grandes mudanças na Europa
Durante dois mandatos e meio foi uma das vozes mais activas no Parlamento Europeu, mérito que lhe é reconhecido mesmo pelos adversários políticos, mantendo sempre uma estreita ligação à realidade do País, que percorreu incessantemente de lés-a-lés, multiplicando contactos, visitas e encontros. A meio do terceiro mandato, a deputada sai das lides europeias, onde será substituída pela jovem Inês Zuber. Em conversa com o Avante!, explica que se trata de uma decisão natural e, em jeito de balanço, fala-nos das profundas alterações negativas ocorridas na União Europeia e da sua determinação de continuar a lutar noutras frentes pela causa justa dos comunistas.
Fundos de pensões dos bancários na roleta
Dois exemplos paradigmáticos e recentes que mostram que a mensagem de competência do ministro das Finanças, que os media afectos ao Governo assim como os seus defensores neles têm procurado fazer passar junto da opinião pública, não corresponde à verdade, são os casos do BPN e a transferência dos fundos de pensões da banca que garantem o pagamento de pensões aos reformados da banca.