A talhe de foice
Folgas e almofadas
Actual
Por tempo indeterminado
Actual
O mentiroso e o coxo
Actual
O Governo do Patrão
Crónica Internacional
De crise em crise
PCP
Travar o saque
Enquanto Passos Coelho apresentava na Assembleia da República a proposta de Orçamento do Estado para 2012, Cavaco Silva e Paulo Portas, em visita oficial aos EUA, desdobravam-se em contactos com o grande capital norte-americano para apresentar um «ambicioso programa de privatizações» como «fonte de oportunidades empresariais».
Inevitável é a luta
Mobilizados para a greve geral, mais de 180 mil trabalhadores da Administração Pública repudiaram, sábado, em Lisboa, o pacto de agressão e o Orçamento do empobrecimento.
Histórica manifestação de militares
A maior manifestação de militares dos três ramos das Forças Armadas e familiares teve lugar no sábado, em Lisboa, contra a austeridade, pela dignificação da sua condição.
Vozes unidas para prosseguir a luta
Defender o serviço público
A irem por diante as intenções do Governo para a RTP, pode estar em causa a própria existência do serviço público de rádio e televisão, alertou anteontem o PCP.
Confiança na luta
Num comício que encheu, no dia 9, o Palácio D. Manuel, em Évora, Jerónimo de Sousa afirmou que a rejeição do pacto de agressão é, actualmente, uma questão central da luta dos comunistas.
PCP debate MPME
Coragem contra o fascismo
Almada evocou, no dia 11, os cinquenta anos do assassinato do operário comunista Cândido Martins Capilé pelas forças da repressão, numa manifestação contra o fascismo.
Por um serviço público de Cultura
Novo vereador do PCP
Faleceu Aida Magro
Celebrar Outubro
Mobilizar e organizar
Os esforços intensificam-se e convergem, nos dias que faltam até 24 de Novembro, para ganhar mais apoios para a greve geral e organizar os piquetes nas empresas e serviços.
Mais força para a luta
Construir, a partir dos locais de trabalho, uma forte unidade que garanta o sucesso da greve geral e a intensificação da luta foi conclusão central do 10.º Congresso da União dos Sindicatos de Lisboa.
Governo acelera nos transportes
Em poucos dias, o Governo decidiu acabar com os passes sociais de jovens e idosos, eliminar concessões de viagens a familiares de trabalhadores e encerrar infantários do caminho-de-ferro.
Manual de direitos
Aderir à greve geral significa não comparecer ao trabalho a 24 de Novembro. A única consequência legal é a perda da remuneração desse dia.
Jornalistas com a luta geral
CGTP-IN defende passes<br>de jovens e reformados
Bingos reabrem
Por um mundo de paz, solidariedade e transformações sociais revolucionárias!
Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, encerrou, sábado, a 18.ª Assembleia da Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD), que se realizou na Voz do Operário, em Lisboa, no Ponto de Encontro, em Almada, e na Sede Nacional do STAL, e que contou com a participação de 86 organizações de todo o mundo. Foram cinco dias de intenso trabalho, com relatos de quem luta por um mundo de progresso e por uma sociedade liberta da exploração do homem pelo homem, e em que foi eleita para a presidência da FMJD a EDON do Chipre e para a Secretaria-geral a UJC de Cuba.
Máxima exploração e empobrecimento
A maioria governamental PSD-CDS/PP, contando com a abstenção do PS, aprovou na generalidade, sexta-feira passada, o Orçamento do Estado para 2012, peça fundamental do pacto de agressão e da sua política de máxima exploração do capital sobre o trabalho.
Artimanhas
Máxima exploração e empobrecimento.
A maioria governamental PSD-CDS/PP, contando com a abstenção do PS, aprovou na generalidade, sexta-feira passada, o Orçamento do Estado para 2012, peça fundamental do pacto de agressão e da sua política de máxima exploração do capital sobre o trabalho.
Profissionais da mentira
Apertos e falências
Delapidar os recursos
Afundar na recessão
O trabalho a «arder»
Roubar aos pobres
Penhorar o País
O antes e o depois
Um orçamento de falência nacional
Sempre com a juventude
No dia 10 de Novembro, a JCP comemorou mais um aniversário. São 32 anos da organização revolucionária da juventude portuguesa, que tem um historial de intervenção na denúncia de problemas, de afirmação de direitos, de dinamização e estímulo para a luta organizada.
Jornada de luta em todo o País
Largas centenas de pessoas responderam ao apelo do Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) e participaram, nos dias 10 e 11 de Novembro, numa jornada de luta contra as políticas do Governo e a sua proposta de Orçamento do Estado para 2012.
Reformados contra cortes
Protesto em Braga
Assembleia do CPPC
Évora
O desastre europeu
«O crescimento estagnou na Europa e há o perigo de uma nova recessão», reconheceu o comissário europeu para os Assuntos Económicos e Monetários, Olli Rehn, ao apresentar, dia 10, as previsões económicas de Outono.
Alegria efémera
Nas ruas de Roma, os milhares de manifestantes rejubilaram com o anúncio formal da demissão do primeiro-ministro, Sílvio Berlusconi, esquecendo por um instante as duras medidas aprovadas pouco antes no parlamento.
Comunistas contestam novo governo grego
Da farsa à tragédia
Três grandes controlam agricultura
A estratégia da aranha
Sírios defendem unidade e soberania
Milhares de pessoas de todos os credos e idades manifestaram-se, domingo, na capital da Síria, em defesa da unidade nacional e contra a ingerência externa nos assuntos do país e o terrorismo.
Estudantes unidos pela Educação pública
Os estudantes chilenos e colombianos convocaram para a próxima quinta-feira, 24, um protesto simultâneo contra as medidas governamentais para o sector e em defesa da Educação pública, gratuita e de qualidade.
Irão rejeita acusações
Mau perder
Norte-americanos tentam ganhar vantagem
Polícia desaloja «indignados»
Unesco cancela
A crise capitalista e a luta por uma alternativa
Na semana em que a Comissão Europeia reconheceu, nas suas previsões de Outono, a iminência de uma recessão generalizada na União Europeia, o PCP realizou um debate, dia 11, no Porto, no âmbito do grupo que integra no Parlamento Europeu, Esquerda Unitária Europeia/ Esquerda Verde Nórdica (GUE/NGL), sobre a Crise na União Europeia e em Portugal e a luta por uma alternativa. Para além de Ângelo Alves, Jaime Toga e João Frazão (membros da Comissão Política do PCP), participaram os deputados ao Parlamento Europeu: Ilda Figueiredo e João Ferreira (PCP), Sabine Losing (Die Linke – Alemanha), Vangelis Katsiavas (Partido Comunista da Grécia), Jacky Hénin (Partido Comunista Francês) e Charalambos Polycarpou (AKEL – Chipre). Na sala, representantes de sindicatos e organizações representativas dos trabalhadores assistiram às várias intervenções que traçaram o diagnóstico da situação política e económica actual na UE, descrevendo as evidentes e profundas contradições do processo de integração capitalista europeia, e a forma como a Europa e o mundo, a braços com uma crise económica e social de dimensão histórica, estão a conduzir uma violenta ofensiva contra os direitos sociais e laborais e a soberania dos povos.