Por um serviço público de Cultura

A prova do renascer da mobilização de criadores e outros trabalhadores da Cultura contra os sucessivos e brutais cortes orçamentais e outras medidas gravosas para o sector, pôde verificar-se pelo conjunto de intervenções que enriqueceram o debate público realizado no passado dia 5 em Palmela. Dos cerca de 40 participantes destacavam-se responsáveis do Teatro do Elefante, Teatro Extremo e do FIAR.

Na intervenção de abertura, o deputado do PCP e membro do Comité Central, Bruno Dias, deixou um apelo ao reforço da luta contra a desresponsabilização do Estado e por um verdadeiro serviço público de apoio à criação contemporânea e de inventariação, defesa e salvaguarda do património cultural. O deputado comunista acrescentou ainda que «certamente que os governantes portugueses lêem com atenção a Constituição da República, mas com a intenção de pura e simplesmente fazerem o contrário do que ela consagra».

Em várias intervenções denunciou-se a atribuição de subsídios em função da bilheteira, resultante da comercialização da cultura, e reconheceu-se o valor ímpar do projecto autárquico do PCP também para a formação de públicos. Todas elas convergiram para a convicção de que os profissionais do sector engrossarão a greve geral de 24 de Novembro. Os participantes na sessão manifestaram o seu apoio à petição As Artes e a Cultura para além da crise e o Manifesto em Defesa da Cultura.

Falaram ainda, da mesa, a presidente da Câmara Municipal de Palmela, Ana Teresa Vicente, Alberto Pereira, da Comissão Concelhia do Partido, e Valdemar Santos, da DORS.



Mais artigos de: PCP

Defender o serviço público

A irem por diante as intenções do Governo para a RTP, pode estar em causa a própria existência do serviço público de rádio e televisão, alertou anteontem o PCP.

Confiança na luta

Num comício que encheu, no dia 9, o Palácio D. Manuel, em Évora, Jerónimo de Sousa afirmou que a rejeição do pacto de agressão é, actualmente, uma questão central da luta dos comunistas.

PCP debate MPME

Mais de cem pessoas – grande parte das quais micro e pequenos empresários – participaram, no dia 4, em Évora, no jantar/debate sobre As empresas e a crise, promovido pelo PCP. As intervenções estiveram a cargo dos deputados João Oliveira e...

Coragem contra o fascismo

Almada evocou, no dia 11, os cinquenta anos do assassinato do operário comunista Cândido Martins Capilé pelas forças da repressão, numa manifestação contra o fascismo.

Novo vereador do PCP

O PCP informou anteontem da substituição do seu vereador na Câmara Municipal do Porto. Assim, ao fim de 12 anos com esta função, Rui Sá é substituído no cargo por Pedro Carvalho. Na conferência de imprensa em que a substituição foi anunciada,...

Faleceu Aida Magro

Faleceu na sexta-feira a histórica militante do PCP Aida Magro. Nascida em Angola em 1918 e formada em Engenharia Química, aderiu ao PCP em 1942, começando a sua militância na luta pelos direitos das mulheres e pela solidariedade antifascista. Em 1945, passou...

Celebrar Outubro

O PCP está a promover, por todo o País, iniciativas de celebração do 94.º aniversário da Revolução Socialista de Outubro. No domingo, na Quinta da Atalaia, José Casanova participou no já tradicional almoço promovido pelo Sector do...