Na Câmara do Porto

Novo vereador do PCP

O PCP informou anteontem da substituição do seu vereador na Câmara Municipal do Porto. Assim, ao fim de 12 anos com esta função, Rui Sá é substituído no cargo por Pedro Carvalho. Na conferência de imprensa em que a substituição foi anunciada, Belmiro Magalhães, do Comité Central e responsável pela Organização da Cidade do Porto do Partido, recordou que Rui Sá exerceu as funções de vereador com «dedicação intensa e sem descanso aos problemas do Porto e das suas gentes, intervindo sobre as grandes questões e nas grandes lutas, mas também sobre incontáveis pequenos casos colocados por muita gente anónima que se dirigiu à CDU e ao seu vereador para tentar encontrar um apoio para a resolução dos mesmos».

Esta responsabilidade, lembrou, ficará agora a cargo de Pedro Carvalho, que tem pela frente dois anos de mandato durante os quais estarão em cima da mesa questões como a privatização da Águas do Porto e do estacionamento na via pública, o futuro do Palácio de Cristal, a acentuação da degradação do Mercado do Bolhão ou o destino de bairros situados em terrenos cobiçados pela especulação imobiliária.

Na altura em que deixa de exercer a «honrosa tarefa que o meu partido me atribuiu e para a qual o povo do Porto sucessivamente me elegeu», Rui Sá expressou a sua satisfação pelo contributo que deu à intervenção da CDU, que de forma ímpar resolveu muitos problemas do Porto. Já Pedro Carvalho destacou a forma como a coligação e os seus eleitos têm vindo a propor «alternativas para a cidade, que decorrem do profundo conhecimento da cidade e dos problemas que afectam os portuenses, fruto da proximidade dos seus eleitos com as populações». Algo que se constata pelo simples facto de a CDU ter apresentado cinco vezes mais propostas do que as restantes forças políticas desde as últimas eleições autárquicas.

Pedro Carvalho tem 39 anos e é economista. Membro do Sector Intelectual do Porto do PCP, integrou o Gabinete de Apoio aos deputados do PCP no Parlamento Europeu e o Secretariado do Grupo da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica. Tem ainda orientado cursos na área da Economia na Universidade Popular do Porto.



Mais artigos de: PCP

Defender o serviço público

A irem por diante as intenções do Governo para a RTP, pode estar em causa a própria existência do serviço público de rádio e televisão, alertou anteontem o PCP.

Confiança na luta

Num comício que encheu, no dia 9, o Palácio D. Manuel, em Évora, Jerónimo de Sousa afirmou que a rejeição do pacto de agressão é, actualmente, uma questão central da luta dos comunistas.

PCP debate MPME

Mais de cem pessoas – grande parte das quais micro e pequenos empresários – participaram, no dia 4, em Évora, no jantar/debate sobre As empresas e a crise, promovido pelo PCP. As intervenções estiveram a cargo dos deputados João Oliveira e...

Coragem contra o fascismo

Almada evocou, no dia 11, os cinquenta anos do assassinato do operário comunista Cândido Martins Capilé pelas forças da repressão, numa manifestação contra o fascismo.

Por um serviço público de Cultura

A prova do renascer da mobilização de criadores e outros trabalhadores da Cultura contra os sucessivos e brutais cortes orçamentais e outras medidas gravosas para o sector, pôde verificar-se pelo conjunto de intervenções que enriqueceram o debate público realizado no...

Faleceu Aida Magro

Faleceu na sexta-feira a histórica militante do PCP Aida Magro. Nascida em Angola em 1918 e formada em Engenharia Química, aderiu ao PCP em 1942, começando a sua militância na luta pelos direitos das mulheres e pela solidariedade antifascista. Em 1945, passou...

Celebrar Outubro

O PCP está a promover, por todo o País, iniciativas de celebração do 94.º aniversário da Revolução Socialista de Outubro. No domingo, na Quinta da Atalaia, José Casanova participou no já tradicional almoço promovido pelo Sector do...