Polícia desaloja «indignados»

Pelo menos 63 pessoas foram presas durante as operações policiais em várias cidades dos EUA destinadas a desalojar os mais significativos acampamentos dos chamados «indignados».

A repressão foi extremamente violenta em Portland, Salt Lake City, Chapel Hill (onde intervieram comandos do exército), Albany ou Denver, e em alguns casos degenerou em confrontos, com as autoridades a usarem gás lacrimogéneo para dispersar os manifestantes.

Antes, na universidade de Berkley, na Califórnia, estudantes universitários em protesto foram igualmente brutalizados pela polícia.

O auto-intitulado movimento Ocupa Wall Street convocou uma manifestação para o próximo dia 23, em Washington, quando o Congresso estiver a discutir a prorrogação, ou não, de uma lei que beneficia fiscalmente os mais ricos, aprovada pela administração Bush e mantida pelo actual executivo Obama.

Previamente, os «indignados» vão percorrer 12 cidades com o objectivo de mobilizar para a iniciativa.



Mais artigos de: Internacional

Sírios defendem unidade e soberania

Milhares de pessoas de todos os credos e idades manifestaram-se, domingo, na capital da Síria, em defesa da unidade nacional e contra a ingerência externa nos assuntos do país e o terrorismo.

Estudantes unidos pela Educação pública

Os estudantes chilenos e colombianos convocaram para a próxima quinta-feira, 24, um protesto simultâneo contra as medidas governamentais para o sector e em defesa da Educação pública, gratuita e de qualidade.

Irão rejeita acusações

O governo iraniano qualificou as acusações da Agência Internacional de Energia Atómica como «desequilibradas, amadoras e preparadas com motivações políticas e sobre pressão dos EUA». A propósito das informações que o director geral da...

Mau perder

O Partido Liberal (PL) fabricou centenas de actas eleitorais e falsificou boletins de voto para criar a confusão e tentar amenizar a derrota estrondosa que sofreu nas presidenciais e legislativas parciais do passado dia 4 de Novembro, confirmou o Supremo Conselho Eleitoral da Nicarágua. Para além...

Norte-americanos tentam ganhar vantagem

Os EUA defendem que a Convenção sobre Armas Convencionais (CMC) permita a produção, armazenamento e uso de bombas de fragmentação até 2018. A maioria dos países do mundo e várias organizações humanitárias estão reunidos em Genebra...

Unesco cancela

Todos os projectos da Organização das Nações Unidas para a Educação e a Cultura foram interrompidos até ao final de 2011 depois dos EUA terem anunciado a interrupção das suas contribuições. A decisão de Washington foi uma...