A talhe de foice
A pontapé
Actual
É o sistema, estúpidos!
Actual
Duques e cenas tristes
Actual
Os pontos nos is
Crónica Internacional
Vigilância
Luta justa não desarma
Para fazer a afirmação pública de rejeição da política de direita e das medidas que as troikas aprovaram e que o Governo decidiu começar a aplicar, representantes dos trabalhadores da Função Pública iniciaram segunda-feira uma vigília que hoje conflui com o protesto nacional da CGTP-IN.
Tempos de coragem
«Os tempos que vivemos exigem muita coragem, mas coragem foi o que nunca faltou a este Partido Comunista Português», afirmou Jerónimo de Sousa no comício realizado no domingo em Águeda.
Resposta de luta ao aumento da exploração
Enquanto os bancos acumulam lucros imensos e gozam de milionárias ajudas do Estado, os trabalhadores do sector estão a ser confrontados com uma violenta ofensiva contra os seus direitos.
Indemnizações vergonhosas
Roubo descarado na <i>EMEF</i>
Pescadores de Armação de Pêra em risco
Defender o interior
Aumentos brutais nos transportes
Reagindo à intenção do Governo de aumentar os preços dos transportes, suprimir carreiras e postos de trabalho, CGTP-IN e utentes anunciaram que promoverão acções de protesto com as populações, para forçar ao recuo daquelas medidas.
Reaver cortes e repor inflação
Recusar cortes nos salários e nas pensões e exigir a devolução dos valores roubados em 2011, actualizando as remunerações numa percentagem não inferior à taxa de inflação, é a proposta em análise na Administração Pública.
<i>Golden share</i> para o capital
Sindicatos e trabalhadores recusaram anteontem o argumento da «crise», que serve à PT para negar aumentos salariais, mas também permite dar largos milhões aos accionistas privados, que ficam agora com as mãos livres.
A <i>TNC</i> é viável e tem futuro
Roubo aos docentes precários
<i>Carris</i> e <i>Metro</i> querem-se públicas
<i>EMEF</i> antecipou cortes
Defender a Constituição nas lutas do dia-a-dia
Defender e cumprir a Constituição da República Portuguesa. Foram estas exigências que levaram no fim-de-semana 250 jovens à Barragem do Maranhão, em Avis, para participar no acampamento promovido pela plataforma Juventude do Futuro, Constituição do Presente, que agrega já mais de 30 organizações políticas, sindicais, sociais e estudantis. Conscientes dos ataques de que a Lei Fundamental está a ser alvo, através de uma eventual e há muito anunciada revisão ou do seu puro e simples amesquinhamento por uma prática política que todos os dias a viola, os participantes no acampamento manifestaram-se dispostos a defendê-la nas lutas que todos os dias travam pelos seus direitos.
O agravar brutal da exploração
O Parlamento discute hoje a proposta de lei que altera o Código do Trabalho com vista a reduzir as indemnizações por despedimento. É a fúria antilaboral do Governo no seu máximo, com a certeza porém de que vai ter pela frente a resistência e a luta dos trabalhadores.
Renegociar antes de males maiores
Os partidos da troika interna inviabilizaram quarta-feira da semana passada o diploma do PCP para a renegociação da dívida pública. Ainda nem 24 horas haviam passado e novos desenvolvimentos no quadro da União Europeia vieram confirmar que o caminho nele apontado é inevitável.
Violar direitos fundamentais
Embaratecer os despedimentos
Crimes contra o País
O PCP acusou o Governo PSD/CDS de seguir as pisadas do antecessor e assumir opções que se traduzem em actos de «má gestão e delapidação de dinheiros públicos», ferindo gravemente os interesses do País e dos portugueses.
<i>Espremer</i> os mesmos
Foi aprovada na última sexta-feira, na generalidade, com os votos favoráveis do PSD e CDS, a proposta de lei que cria a sobretaxa em sede de IRS. O Governo chama-lhe «contribuição especial» mas do que se trata é de um verdadeiro saque aos trabalhadores.
O desprezo pela vontade popular
Suspensão é um erro
Escândalo na Madeira
Segundo um relatório do Tribunal de Contas, a Região Autónoma da Madeira (RAM) apenas aplicou 30 por cento das verbas recebidas na sequência da catástrofe de 20 de Fevereiro de 2010.
Crime contra os Estaleiros de Viana do Castelo
Após uma audiência com a Comissão de Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana, Heloísa Apolónia, deputada do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV), entregou uma pergunta na Assembleia da República questionando o Governo sobre o Plano de Reestruturação dos Estaleiros de Viana do Castelo.
Um filtro de acesso ao Ensino Superior
Autarquia despreza Cultura
«Buzinão» em Peso da Régua
XIII Festa do Teatro
«Água pública, um direito?»
Sementes de novas crises
As decisões tomadas dia 21, na reunião extraordinária de chefes de Estado e de Governo da Zona Euro, foram qualificadas pelo PCP como «um novo e mais grave passo no sentido da limitação da soberania dos estados».
Protesto vivo
Sete marchas que partiram de igual número de localidades espanholas em finais de Junho, chegaram no sábado, a Madrid, para no dia seguinte voltarem a ocupar a emblemática Porta do Sol.
Letões dissolvem parlamento
A compreensão da crise
Cúpula militar segura regime
Os egípcios mantêm a exigência de profundas mudanças democráticas e acusam a cúpula das forças armadas de trair as aspirações populares, procurando manter o fundamental do regime derrubado pela revolta de Janeiro/Fevereiro no país.
NATO arrasa infra-estruturas civis
Uma escola, um hospital e quatro armazéns de alimentos foram bombardeados pela NATO em Zliten, alvo de intensos bombardeamentos da Aliança Atlântica durante toda a semana.
Pentágono e CIA em íntima colaboração
Chilenos não calam protestos
Crescem os acampamentos de indignados
Nicaraguenses festejaram<br>revolução e Frente Sandinista
Chávez recandidata-se
Mitos e realidades da gestão privada no sector ferroviário
O processo de privatizações em curso, designadamente no plano do sector dos transportes – e que o programa de submissão e agressão que PS, PSD e CDS subscreveram com a UE/FMI quer acelerar – incorpora diferentes dimensões, incluindo a da mais descarada manipulação ideológica visando justificar o assalto às empresas públicas. Nada de novo – se atendermos ao enquadramento ideológico com que o grande capital embrulhou privatizações anteriores – a não ser na dimensão e intensidade com que as mentiras sobre os vícios da gestão pública e as virtudes da gestão privada vão surgindo diariamente nos media.
O referendo e o declínio de Berlusconi
Pontos Cardeais
Discrepância curiosa
TVisto
Um quadro de terror
Filosofias
A modernidade capitalista e a eterna dialéctica entre emoção e razão
Religiões
Um «pacto de confiança»
A grande festa do desporto para todos
Com o prestígio acumulado durante 35 anos de sucessos, e consagrado como um dos maiores eventos não federados do País, com milhares de participações em dezenas de modalidades, o Desporto na Festa apresenta-se este ano com um variado painel de modalidades, só possível graças à colaboração de centenas de associações desportivas e clubes sem os quais seria inviável tamanha dimensão do evento. Divulgar práticas salutares para todas as idades incentivando à sua universalidade e gratuitidade das respectivas práticas são propósito da Festa de um Partido que sempre fez do desporto de massas uma bandeira.