Editorial
Opinião
Crónica Internacional

Kosovo, as atrocidades têm um nome

O relatório do Conselho da Europa (CE) que traça as responsabilidades do actual primeiro-ministro do Kosovo e antigo comandante...
A talhe de foice

As sobras

A recente troca de galhardetes entre Sócrates e Cavaco a propósito dos alegados sentimentos e preocupações que...
Actual

A bota e a porcalhota

A esta altura do campeonato, já não nos devíamos surpreender por aí além com a desfaçatez de Cavaco...
Actual

SOS para o futuro

- «E se ainda houvesse União Soviética, será que «eles» descarregariam assim  sobre nós...
Actual

Descavacar Portugal

Diz o dicionário que escavacado significa «Reduzido a cavacos, espedaçado» e no figurativo «Macilento ou...
PCP

Confirmação do crime e das cumplicidades

Aqui se escreveu em 04.08.2008: «Mais cedo que tarde vão ser conhecidos novos dados da cumplicidade dos governos nacionais com este crime do imperialismo.» Passaram pouco mais de dois anos e uns poucos telegramas da embaixada USA em Lisboa, de 2006, 2007 e 2008, revelados a partir da Wikileaks, confirmam parte significativa dos crimes e a cumplicidade do Governo PS.

Em Foco

Francisco Lopes recolhe apoios em todas as áreas

Homens e mulheres, jovens e menos jovens, operários e intelectuais, civis e militares, reformados ou no activo de todas as áreas de actividade, são cada vez mais as pessoas que vêm a público dar testemunho do seu apoio à candidatura comunista corporizada por Francisco Lopes. Divulgamos nas páginas do Avante! mais alguns desses apoios, representantes a título simbólico, de todos quantos aqui não podem ser referidos e que por todo o País se empenham com o PCP na luta pela ruptura com a actual política e de defesa dos valores de Abril.

Presidenciais 2011

Isto não tem que ser assim!

Num encontro em Lisboa com jovens licenciados, onde se debateu o desemprego e a precariedade, Francisco Lopes manifestou-se confiante na capacidade das novas gerações de tomarem o seu destino nas próprias mãos e levarem a cabo as rupturas e as transformações de que o País precisa.

O contrário do que o País precisa

«Portugal não precisa de mais despedimentos e de mais desemprego», afirmou Francisco Lopes, comentando as alterações anunciadas pelo Governo à legislação laboral.

Confiança nos trabalhadores

Em várias iniciativas em que participou, Francisco Lopes fez justiça ao seu lema de campanha, ao mostrar uma enorme «confiança nos trabalhadores, no povo e no País».

Dignidade contra pressões

Francisco Lopes esteve reunido, segunda-feira, em Lisboa, com todas as componentes que integram a Comissão Coordenadora Permanente dos...

O voto para a mudança

Cento e vinte mulheres e homens das artes, letras e ciências participaram, segunda-feira, num jantar com o...

A crescer nos locais de trabalho

Em Lisboa, a apoio à candidatura de Francisco Lopes não pára de crescer junto de quem trabalha. No sector dos transportes...

Apoio crescente à alternativa

O secretário-geral do PCP esteve no passado sábado no distrito de Braga em acções de campanha das presidenciais,...
PCP

«40 anos a cantar o povo e a liberdade»

Cerca de duas centenas de pessoas participaram, quinta-feira, no Auditório da Junta de Freguesia do Feijó, numa iniciativa para assinalar os 40 anos de carreira de Luísa Basto.

Ofensiva contra os transportes públicos

O País está prestes a assistir a uma nova fase do processo de liquidação do transporte público e das respectivas empresas do Sector Empresarial do Estado em Portugal.

Solidariedade

O mau tempo voltou a atingir, domingo, a Ilha da Madeira. A Freguesia de Curral de Freiras, uma das mais afectadas pela intempérie, com...
Trabalhadores

Natal com prendas de luta

A época natalícia propiciou o pretexto para iniciativas públicas do movimento sindical unitário, em Lisboa, no Porto, em Braga, no Barreiro e em Leiria.

Travar a ofensiva

Os trabalhadores dos transportes vão intensificar a luta, em resposta aos cortes nos salários, à eliminação de muitas centenas de empregos e à redução de serviços.

Menos 30 mil professores

As «medidas restritivas» do Governo na Educação têm efeitos graves já visíveis e acarretam novos perigos, alertou a Fenprof, prometendo luta mais forte e mais ampla.

Greve na PJ quase total

A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da Polícia Judiciária revelou...
Assembleia da República

Ataque ao bolso e à economia

O anunciado aumento dos preços da energia foi severamente criticado pelo PCP, vendo nele uma nova machadada no cada vez mais débil poder de compra das famílias e na competitividade da economia.

Taxar a 21 por cento em nome da justiça fiscal

Tributar em 21,5 por cento as mais-valias mobiliárias em sede de IRS, equiparando-a à taxa aplicada para rendimentos do mesmo tipo e natureza, tal é a proposta formalizada em projecto de lei do PCP.

Governo faltou à verdade

O Governo «faltou à verdade» ao Parlamento no que se refere à transferência de prisioneiros de...

Código Contributivo

PS e PSD recusaram recentemente propostas de alteração ao Código Contributivo apresentadas pelo PCP e BE. Adiada fica...

Garantir a igualdade

O Parlamento inviabilizou o diploma do CDS/PP que pretendia introduzir alterações à legislação sobre acesso...
Nacional

«Política desastrosa» em Odivelas

Para a CDU, a proposta de Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2011, que a maioria PS/PSD aprovou, revela uma «política desastrosa» que vem sendo trilhada, tanto no País como no concelho.

Protesto contra portagens

Os utentes da A29, A17 e A25 realizaram, sexta-feira, um «businão» contra a introdução de portagens nas...

Natal sem «couves»

A Câmara Municipal de Aveiro quer impedir os agricultores de venderem, amanhã, os seus produtos no Mercado de Santiago....

Utentes em luta

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Saúde do Distrito de Viseu entregou, anteontem, na Secretaria do...

Tempos conturbados

As Forças Armadas vivem com fortes conturbações no seu seio. Conturbações que...
Europa

Pela mudança radical

Os trabalhadores gregos voltaram a paralisar o país no dia 15, naquela que foi a 14ª greve geral no espaço de um ano convocada pela PAME e a oitava que teve a adesão das centrais reformistas.

População na pobreza

Cerca de 116 milhões de pessoas, ou seja perto de um quarto da população da União Europeia, viviam numa situação de exclusão social em 2008, de acordo com o último estudo do Eurostat, divulgado no dia 13.

Sindicatos admitem nova greve geral

Dezenas de milhares de trabalhadores manifestaram-se em 39 capitais de província contra o projecto de aumento da idade da reforma dos...
Internacional

Norte não responde a provocação do Sul

A República Popular Democrática da Coreia recusou-se a responder às manobras militares provocatórias da Coreia do Sul, e terá aceite o regresso de inspectores da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) ao país.

Capital aproveita crise para atacar salários

A crise sistémica mundial está a ser aproveitada pelo capital para pressionar a remuneração da força de trabalho. Os jovens são as presas mais vulneráveis do capital predador.

Resistência não dá tréguas

Pelo menos 13 militares e polícias morreram domingo no Afeganistão num par de ataques contra tropas ocupantes e forças...

EUA preparam processo

O vice-presidente norte-americano, Joe Biden, confirmou que o Ministério da Justiça está a estudar a possibilidade de...
Temas

«Há pessoas que continuam vivas mesmo depois de morrerem»

A União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) e a Câmara Municipal de Peniche promoveram, sábado, uma homenagem a António Dias Lourenço, por ocasião dos 56 anos da sua fuga do Forte de Peniche, protagonizada a 18 de Dezembro de 1954. Consumada a partir do segredo da célula disciplinar instalado na parte do Forte conhecido pelo «redondo», para depois se lançar ao mar, o sucesso desta fuga, a par de muitas outras, perdura como um exemplo de determinação e de vontade inquestionável de voltar à luta antifascista.

Esta iniciativa, em que estiveram mais de uma centenas de pessoas, contou com a participação e intervenção de António José Correia, presidente da autarquia, e de Aurélio Santos, coordenador do Conselho Directivo da URAP.

Portugal precisa produzir mais e repartir melhor

É preciso não só produzir mais e melhor para vencer a crise mas também repartir melhor, porque se isso não acontecer os resultados dos acréscimos de produção vão parar essencialmente aos «bolsos» de uma minoria que especula, a procura agregada interna não crescerá e a crise tenderá a agravar-se ainda mais.

Argumentos
TVisto

Aconteceu

Morreu Carlos Pinto Coelho. Não era um homem de esquerda. Durante a guerra colonial, em Moçambique, onde vivia desde a mais...
Pontos Cardeais

Mais e mais...

O primeiro-ministro, ao apresentar ao País o incrível «pacote das 50 medidas» (onde a barbaridade mais grossa...
Religiões

Teoria e prática da Caridade

Se os órgãos responsáveis do Estado continuarem a impor as actuais políticas, adeus direitos dos trabalhadores,...
Aconteceu

<i>Wikileaks</i> desmascara Gysi

O líder parlamentar do Die Linke, Gregor Gysi, tentou tranquilizar o embaixador norte-americano em Berlim, garantindo-lhe que a...

Faleceu Carlos Pinto Coelho

O jornalista Carlos Pinto Coelho faleceu dia 15, em Lisboa, aos 66 anos, na sequência de um ataque cardíaco. Tendo iniciado a sua...

Reuniões e outras iniciativas

Candidatura de Francisco Lopes à eleição do Presidente da República...

A semana em resumo

Frases

«Entre os professores, o número de “precários” quase que...